Especial Turismo

Viva o melhor do Verão Laguna 2017

Quer curtir Laguna? O JL te dá dicas de programações culturais imperdíveis!

Marco de Tordesilhas

Marco de Tordesilhas

Estudar história é tema obrigatório quando o assunto é turismo em Laguna. Inaugurado em 1975, o Marco de Tordesilhas, localizado no centro da cidade, marcou sua passagem na história mundial em maio de 1943, com a assinatura do Bula Inter Coetera, que dividia o Novo Mundo (Américas) entre Espanha (oeste) e Portugal (leste). Revoltado com a decisão, o Rei de Portugal, D. João II, que acreditava que a divisão de 100 léguas a partir do arquipélago de Cabo Verde era injusta, protestou e conseguiu alargar a linha do tratado para 370 léguas, sendo a nova decisão aplicada em 7 de julho de 1494. A linha demarcatória, ao sul, passa por Laguna e ao norte, em Belém do Pará. Esse acordo ganhou o nome de “Tratado de Tordesilhas” porque foi assinado na cidade de Tordesilhas, no norte da Espanha.

 

Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos

Igreja de Santo Antônio

Além de um templo de fé, a Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos pode ser considerado um verdadeiro acervo da história brasileira. Construída em 1696, por ordem do bandeirante e fundador de Laguna, Domingos de Brito Peixoto, que era muito devoto do santo, a pequena capela de pau a pique, que foi consagrada a Santo Antônio dos Anjos. A estrutura da igreja foi edificada em 1735, com em estilo barroco e quatro altares laterais folheados a ouro. Entre seus destaques, a Capela do Santíssimo, considerado o mais belo altar da arquitetura de Santa Catarina. Santo Antônio “ocupa” o altar mor da Igreja, que foi entalhado em 1803. As torres são um pouco mais novas: foram edificadas em 1894. O relógio é mais novo ainda: foi colocado em 1935. Além da relíquia de Santo Antônio, vinda da Itália, a igreja abriga a famosa tela de Nossa Senhora da Conceição, do pintor Victor Meirelles, feita em Roma, no ano de 1856.

 

Pedra do Frade

Pedra do Frade

Destino muito bem classificado entre os usuários do Trip Advisor, localizada na ponta norte da Praia do Gi, a Pedra do Frade intriga os visitantes, seja pela origem ou pelo desafio à gravidade. Trata-se de uma pedra retangular com 9 metros de altura por 5 de diâmetro, inclinada em relação ao solo rochoso onde esta em pé. No alto desta pedra, outro pedaço de rocha, menor, que curiosamente se equilibra sobre a primeira.

 

Nossa Senhora da Glória

Nossa Senhora da Glória

Uma vista de cinema, contemplar e fazer pedidos a santa que zela pela cidade é uma boa opção para o fim de semana. Ainda que o acesso não seja dos melhores, o empenho vale a pena e a sugestão é que o passeio seja feito durante o dia. Com seus 126 metros de altura, é o ponto mais alto da cidade, de onde é possível admirar algumas das praias e o crescimento de nossos bairros. Aos pés da santa, muitos fiéis deixam suas placas de agradecimento por graças alcançadas. O monumento, que possui 14 metros de altura, foi idealizado pelo padre Gregório Warmeling e construído pelo casal alemão Alfredo Staege e Elisa Faccio Staege, em 1953.

Deixe seu comentário