Natural de Piracicaba(SP), o oftalmologista formado pela Universidade Federal Fluminense, há 31 anos possui consultório em nossa cidade.
O focalizado desta semana é adepto do famoso jargão “um olhar vale mais que mil palavras”. Não é para menos, afinal, mais de 20 “olhares” chegam a passar por dia em seu consultório. Há 31 anos na profissão, Vladimir Castilha não tem dúvidas: escolheu a profissão que o realiza por completo.
A Oftalmologia entrou na vida do paulista por acaso. O que seria mais uma especialização se transformou em sua “menina dos olhos”:“Assim que me formei, em 1984, pela Universidade Federal Fluminense, senti a necessidade de ter um diferencial. Escolhi três áreas distintas e na Oftalmologia encontrei o estimulo que precisava”.
Lagunense de coração, ele encontrou na cidade, muito além de um bom lugar para morar: “Trabalhei por um período em Garopaba, e foi nessa mesma época que conheci minha esposa, Maria Margareth. Desde então adotei a terra de Anita como meu município”, revela.
Apesar de continuar na dedicação ao trabalho, Castilha já teve sua fase “workaholic” muito mais acentuada: “Por alguns anos chegava cedo ao consultório e só saia por volta das duas da manhã. Com o tempo, fui vendo que precisava dar um pouco mais de prioridade à minha vida e minha família”, revela o pai de Dimas e Matheus, que vê na Oftalmologia, uma área da saúde em que muitos problemas podem ser detectados: “Diferente de outros exames, em que é necessário cortar para analisar o que o paciente tem, um simples exame de olho pode diagnosticar uma diabetes ou até mesmo doenças mais graves”, esclarece.
Natural de Piracicaba, (SP), o menino que sonhou um dia se tornar arquiteto, nem de longe tem dúvida da escolha feita: “As pessoas me questionam se nunca cansei de fazer os mesmos processos e exames por tanto tempo. Mas garanto que faço isso todos os dias com o entusiasmo de um principiante”.
Para um futuro nem tão distante, a conclusão do Centro Oftalmológico de Laguna promete revolucionar o segmento em nossa cidade: “Meu filho mais novo, Dimas, começou a residência a pouco tempo. Estou conciliando as obras no novo espaço, com o tempo de conclusão dos estudos dele. Será uma excelente oportunidade de unir minha experiência com a visão futurista dele e todas as inovações tecnológicas que teremos a nossa disposição”.