Geral

✝Ricardo Deibler Zambrano

O dia 24 de dezembro, teve o registro do falecimento do professor Ricardo Deibler Zambrano, 71 anos, tendo lecionado por 36 anos na Unesc, de Criciúma, onde aliás foi professor, diretor financeiro e certamente um dos ativos participantes da construção da importante universidade da capital do carvão e de todo o Sul Catarinense. Lembrando que antes, ele residiu em nossa cidade por alguns anos, onde conheceu a esposa, Nadja (de Souza), com quem teve os filhos Júnior (professor universitário e jovem empresário) Gustavo, igualmente professor e Samira (advogada). Aqui, no esporte, foi goleiro de futsal do Anita e já residindo em Criciúma, com casa de veraneio, continuou vindo a Laguna, inclusive participando do movimento que “deu vida” a conhecida Praça do Cazéca (seu saudoso sogro). Lá, como aqui, Ricardo tinha a admiração de alunos, professores, funcionários e de toda comunidade criciumense, logo representando o significado da sua perda. Ex-professor, diretor financeiro nos anos 90 e personalidade importante para a construção da Unesc, Ricardo foi mais uma vítima da Covid-19. A despedida foi restrita à família, na Capela do Crematório Millenium.
Para a reitora, Luciane Bisognin Ceretta, a trajetória construída pelo docente será sempre lembrada, assim como seu sorriso e bom-humor contagiante. “Um professor apaixonado pela nossa Universidade. Doou seus melhores dias à Instituição. Nos ensinou muito e aprendeu outro tanto. Um homem bom, do bem, que vibrava com as conquistas e nos enviava mensagens a cada momento de vitória que acompanhava. Agora, seguirá sua trajetória e verá seu legado construído aqui sendo fundamental para a Unesc. Que sua linda e amorosa família siga firme. Obrigado mestre Zambrano”, preza a reitora.
Inspiração para profissionais entregues à sociedade e professores da Unesc, seus mais de 36 anos de dedicação à Instituição ganham forma nas palavras do amigo, colega docente e aluno da Universidade nos anos 90, Volmar Madeira, que foi representante do DCE (Diretório Central dos Estudantes) e sentava à mesa com Zambrano para buscar a melhor decisão em prol da comunidade acadêmica.
“Ele foi uma pessoa dedicada à Universidade, aos alunos, colegas e era amigo de todos. Seu trabalho influenciou muitas gerações dentro da própria Instituição. Pessoas que aqui estão hoje possivelmente foram alunos dele também. Foi uma carreira marcada pela paixão de ensinar. Não saberia mensurar a gratidão devida ao professor Zambrano. É uma grande perda, de um indivíduo dedicado e amigo de todos”, evidenciou Madeira.
O sorriso, o bom-humor, o empenho e a contagiante forma de ver o mundo são memórias recorrentes a quem descreve sua relação com o professor. E assim ele também foi como economista e pai. “Uma pessoa que sempre foi muito correta, apaixonada pela família. Um pai eterno e amoroso. Um profissional encantado pela arte de ensinar”, lembrou Ricardo Júnior, filho de Zambrano e professor da Unesc.
Mesmo após mais de três décadas lecionando, não deixou de estudar. Em 2019 concluiu seu mestrado em Ciências Ambientais na Universidade, experienciando assim uma vida de quem ensina e também de aprendizados. Na sala de aula, lecionando, deu aulas nos cursos de Gestão, Administração, Ciências Econômicas e Engenharias, estando presente também em momentos pontuais de outros cursos. “Foi um professor dedicado e muito querido, sempre muito educado, cheio de entusiasmo pela vida e pelo que fazia, ou seja, ensinar e se doar, pelos amigos e alunos”, lembrou o docente e ex-reitor da Unesc, Gildo Volpato.
Zambrano deixa a esposa Nadja (de Souza) e os filhos Ricardo Júnior, ex-colaborador da Unesc, Gustavo José, professor dos cursos de Engenharia da Universidade, e Samira, advogada.

Deixe seu comentário