Contraponto

Do ‘seo’ Mario Petrelli

Mourão e Marcelo Petrelli

O presidente da Acaert-SC-Associação Catarinense das Empresas de Rádio e Televisão, Marcelo Petrelli, anunciando para hoje, 19, dentro do projeto “Momento Brasil”, palestra do vice-presidente da República Hamilton Mourão, que falará sobre a conjuntura nacional. O evento é destinado apenas para os convidados da entidade.

 

 

Acesso norte: BRDE pede revisão

Ao verificar todo o processo do projeto que culminará com a assinatura de um empréstimo que possibilitará as obras de afaltamento do acesso norte de Laguna a BR-101, técnicos do BRDE-Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, solicitaram a revisão de alguns itens, fala-se em torno de 50, especialmente nas drenagens. Ainda na 6ª feira, 12, o prefeito Mauro Candemil esteve na capital, onde tratou do assunto e com apoio de engenheiros da SC Engenharia, empresa que fez o projeto para a secretaria de Infraestrutura, além do corpo técnico da Amurel, acreditando que tudo estará pronto nos próximos dias, esperando que ainda em agosto seja assinado o convênio e respectivo financiamento. Que assim seja!

 

 

Homenagem a Celso Heidemann

O ex-prefeito de Santa Rosa de Lima e atual diretor executivo da AMUREL, Celso Heidemann recebeu no início da semana, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, homenagem por sua contribuição pela interiorização da Licenciatura educação do Campo, e mais especificamente, à efetivação da “Quarta Turma – Encostas da Serra Geral – Santa Rosa de Lima”. “Estou muito feliz por ter sido lembrado por uma ação feita há quase uma década, no meu segundo mandato.Penso que é a demonstração de reconhecimento de que levar um curso com a qualidade de ensino da Ufsc ao interior, neste caso a Santa Rosa de Lima e municípios das Encostas, foi importante para muitas famílias, pessoas, e para a própria Universidade”, avaliou o ex-prefeito.

 

 

Do ‘seo’ Mario Petrelli

“Caro Marcio Carneiro,

Para provar que gosto de receber o seu jornal e ler, ao verificar a história da Gente de Nossa Terra, do dia 05/07, referente a Júlio Marcondes de Oliveira, lendo sua história, verifiquei pequeno equívoco; a época dele eu devia ser muito jovem, quando ele morreu eu tinha 21 anos, por isto quero corrigir a informação de que eu era uma de seus amigos, que indiscutivelmente me honraria, entretanto em vez de Mário, era meu pai, o Engenheiro Leonardo Petrelli, que no período de 1937/1942 morou em Laguna para iniciar a construção do primeiro porto Carvoeiro, voltando para Laguna em 1945 e ficando por mais alguns anos para remodelar o Porto e a parte dos guindastes. Recordando a velha Laguna, lembro do Correio do Sul, do João de Oliveira, pai do Volney Colaço de Oliveira, do Jornal Sul do Estado, de José Eduardo Freitas, do Albor, de Antônio Bessa, o mais antigo jornal de Santa Catarina, na terra de Jerônimo Coelho. Como você sabe fui a Laguna no dia de Santo Antônio, passeei por Laguna inteira. Fiquei triste de ver os velhos casarões, como o do Comandante Moreira, quase abandonado, da família Fonseca no mesmo estado, do velho Ginásio Lagunense deteriorado, o Clube (Blondin) do Paulo Carneiro, querido médico, semiabandonado, e o pior, o velho casarão do Chico Pinho quase destruído e o legendário Clube Congresso, tão ligado a família Pinho, também deteriorado. Foi bom ter ido a Laguna, brinquei com Eduardo Pinho Moreira dizendo do estado lastimável da casa do avô e do Clube. Ontem, dia 11, no seu aniversário ligou-me dizendo que realmente foi ver as ruínas da casa do Chico, está chamando a família para restaurar.

Meu caro Carneiro, veja que foi bom ter ido passear; comentando com Eduardo, figura magnânima da política de Santa Catarina e grande cardiologista, filho de Hindemburg e sobrinho do Silvio, que quando perdeu a eleição de Prefeito para Alberto Crippa, do PSD, retornou a Juiz de Fora, não mais voltando a Laguna, porém lá permaneceu Hindemburg, que faleceu em avançada idade, há uns dez anos atrás. Eduardo foi deputado federal, prefeito de Criciúma, vice-governador por duas vezes e com grande capacidade o último governador de Santa Catarina, que prestou relevantes serviços ao Estado. Laguna pode se honrar, depois de Lages que deu 6 governadores, o primeiro Abdon Batista, Itajai deu  5 governadores, o primeiro Lauro Muller e o último JKB, Laguna deu dois: Colombo e o nosso Eduardo. A história de Laguna na nossa República Juliana tem também histórias políticas e tradição na imprensa, que se mantém no seu jornal.

Abraços

Mário José Gonzaga Petrelli, Fundador e Presidente Emérito do Grupo RIC PR/SC”.

Da nossa parte, além de agradecer o carinho e a atenção do “seo” Mário, fica a informação de que o Clube Blondin, passa por uma grande reforma, com recursos do governo federal, através do Pac das Cidades Histórias e o Clube Congresso, teve aprovado na sexta-feira, 12, projeto para sua total recuperação, também com recursos do governo federal, mas através do FDD-Fundo de Defesa de Direitos Difusos, do ministério da Justiça e Segurança Pública.

Deixe seu comentário