Geral

96 anos da ACIL

A ACIL – Associação Empresarial de Laguna, na terça-feira, 16, completará nada menos que 96 anos de atividades em favor da cidade juliana. Ela foi a 5ª entidade do gênero fundada em Santa Catarina, por Francisco Fernandes Pinho, Saul Ulysséa, Constantino Garofalis, Oliveira Castro, Horminio Faísca, Humberto Zanella, João e José Guimarães Cabral. Atualmente é presidida por Patrik da Silva Paulino, dos Supermercados Novo.

É uma entidade civil, sem fins lucrativos, regida por seu estatuto, abrange toda a área de influência geográfica do perímetro urbano e do interior.

A entidade tem por objetivo, reivindicar em prol do desenvolvimento do município e, principalmente das classes comerciais, industriais, turísticas e agropecuárias. Tem grande representatividade perante o poder público, sempre defendendo os pleitos dos seus associados com grande empenho na área social. Também presta serviços de assessoria jurídica; possui auditório para ministrar palestras, cursos e workshops preparando e qualificando profissionais para ingressarem no mercado de trabalho; marketing em datas especiais voltadas ao comércio; lobby político e empresarial. Ao longo dos seus 96 anos, a entidade desempenhou um importante papel como gestora e apoiadora de projetos que visassem o fortalecimento das empresas lagunenses.

Dentre as várias ações da ACIL, destacamos algumas que marcaram história, como a construção da estrada Laguna – Jaguaruna e do aeroporto, e lutou, também, sem sucesso pela implantação da Siderúrgica Nacional.

A ACIL também teve participação na implantação do Corpo de Bombeiros e apoiou a implantação da 9ª Guarnição Especial da Polícia Militar de Laguna, captou materiais de construção entre os associados para viabilizar a reforma de uma ala do Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos, surgindo assim na cidade a primeira ala psiquiátrica, hoje referência em toda a região.

A ACIL tem participação efetiva nos Conselhos Municipais de Turismo, do Meio Ambiente, Político Empresarial, Plano Diretor, Plano de Habitação, de Desenvolvimento Regional, Cadeira na diretoria do Hospital, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar e da Comunidade do Fórum da Comarca de Laguna e da Saúde.

Em abril de 2010, a entidade passou a se chamar ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE LAGUNA, devido à adequação estatutária e para estar em conformidade com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – Facisc. A ACIL é a voz ativa dos empresários junto aos órgãos governamentais, representantes municipais, estaduais e federais, organizações públicas e privadas, sempre enaltecendo que o “Nosso lema é construir a cidadania”.

Atual diretoria

Diretoria Executiva – Diretor Presidente: Patrik da Silva Paulino, Diretor Vice-Presidente: Pedro David, Diretor Administrativo e Financeiro: José Rosenio, Diretor de Assuntos de Comércio, Industria e Serviços: Natanael Wisintainer, Diretor de Assuntos de Turismo: Jane Vieira, Diretor Assuntos da Mulher Empresária: Ana Paula Fermina, Diretor de Assuntos do Jovem Empresário: Beatriz Bergler, Diretor de Assuntos do Meio Ambiente, Agricultura e Pesca: Douglas Rodrigues, Diretor de Relações Governamentais e Comunicações: Andrey Pestana e Diretor de Assuntos de Responsabilidade Social: Juliano Braum.

Reunião especial

Para marcar a data, registrando o comprometimento e a união, entre seus associados, parceiros e amigos nestes 96 anos de história, a ACIL promoverá uma reunião especial na próxima terça-feira, 16, às 18h30.

Deixe seu comentário