Letícia Zanini

A logística reversa do fim do ano!

Tema provocativo, não?! Em épocas que tudo nos convida a correr, faltam dois meses para o fim do ano, profissionais fazendo perguntas na internet sobre o quê vamos fazer para entregar as metas prometidas ainda nesse ano?! E claro, somado a isso, vem a correria do dia a dia é um corre para lá, corre pra cá…vai para o trabalho, academia, deixa filho na escola, busca filho na escola, vai para faculdade, como aluno ou como professor, e ufa…acaba mais um dia com tarefas que parecem nos engolir. E então, em algum semáforo você para, obrigatoriamente, e você percebe, dentro de você, uma voz dizendo: “- Coloque o pé no freio, desacelera!”
E junto vem a dúvida, como é que se desacelera?
Primeiro é interessante que você não confunda desacelerar com retrocesso e estagnação. O sentido de desacelerar é apenas controlar seu velocímetro, respirar, prestar atenção nas coisas à sua volta. Descanse! Permita-se parar antes que sua saúde o obrigue.
Quem disse que parar um pouco e se ouvir é errado?
Vá mais devagar, assim você vai conseguir pensar mais, planejar mais, respirar mais e colocar as coisas no seu devido lugar, dando a elas o tamanho que elas têm. Caso contrário, você vai dimensionar as coisas e um problema pequeno pode se tornar um problema enorme, o cansaço faz isso!
Desacelera, dessa forma você vai passar pela vida sem perder o melhor dela! Imagine um carro em alta velocidade, o que você consegue ver? Quase nada, não é?! Assim é uma vida em alta velocidade, vê-se muito pouco e sente-se menos ainda.
O que podemos fazer para mudar?
A palavra é clichê, mas verdadeira: equilíbrio!
– Aproveite e fragmente seu dia em algumas partes, trabalho, descanso e cuidados com você;
– Utilize o tempo em trânsito, seja de carro ou qualquer outro meio de transporte para relaxar a mente. Faça exercício de respiração nestes momentos, por exemplo;
– Mantenha em sua rotina momentos para ter contatos sociais, sair com amigos e jogar conversa fora, faz bem!;
– Tire férias uma vez por ano e descanse nos finais de semana. Se não precisássemos dessas pausas, elas não existiriam;
– Saiba dizer não para trabalhos, não lote agenda, isso não é sinônimo de competência, às vezes, é apenas sinônimo de alguém centralizador;
Em suma, quem desacelera vive o agora, o tempo presente. Há uma verdade nisso tudo, não temos garantia de nada. Viver é sim, fazer escolhas e assumir suas consequências. Viva de uma maneira que você pare de dizer que o tempo está passando muito rápido, pois quando dizes isso confirmas que você é quem passa por ele sem perceber, sem se perceber.

Por Letícia Zanini – Master Coach, Psicóloga e Educadora Comportamental

Deixe seu comentário