Geral

A morada de Anita

Foto/Raquel Santi/ASCOM FCC

Que tal aproveitar uma horinha do fim de semana para estudar e conhecer um pouco mais sobre a história de nossa cidade? A sugestão da penúltima coluna Viva o Melhor do Verão 2020 é uma visita a Casa de Anita, que passou por recente reforma, e foi reinaugurada no dia 30 de agosto do ano passado.

Na casa típica colonial luso brasileira construída por volta de 1711 estão expostos painéis com a saga de Anita: seu nascimento, casamento, as batalhas, amor por Giuseppe Garibaldi e sobre a sua família. A mulher de personalidade forte está viva nas narrativas com dados históricos. No espaço há também uma urna com a terra onde Anita foi enterrada na Itália, uma tesoura que supostamente pertenceu à família de Ana e uma certidão de nascimento que foi emitida no ano de 2002. O retrato mais fiel da heroína, segundo historiadores, pintado no Uruguai faz parte do acervo. Não existem fotos dela, mas sim dos seus descendentes, que estão expostas no museu. Entre os objetos, destaque para réplica do navio Bagosso, que salvou Garibaldi em agosto de 1849, no porto Cesenático. Quando o revolucionário estava na Europa na luta pela unificação da Itália está expondo no museu. Autoria de Luiz Lauro, talentoso artista de Laguna. No pátio, uma rosa, plantada no quintal, faz referência às comemorações do bicentenário da lagunense, que será celebrado em 2021.

O edifício que sedia a Casa de Anita Garibaldi é, possivelmente, a primeira edificação em alvenaria construída na atual Praça Vidal Ramos, à época conhecida como Campo do Manejo.  residência era de Anacleto Mendes Braga, que confeccionava vestidos de noivas e, muitas vezes, servia de espaço para as próprias recepções dos casamentos, como aconteceu com Anita Garibaldi, na ocasião de sua união com seu primeiro marido, em 1835. Uma das curiosidades a respeito da casa amarela, como é conhecida, é que ela não foi a residência da lagunense. Anita foi morar com o sapateiro Manoel e sua família em uma pequena casa na rua Fernando Machado, no centro da cidade de Laguna.

Quatro anos depois, ela conhece Garibaldi e parte para o Rio Grande do Sul, Uruguai e Itália.

Conforme a presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Mirela Honorato, peças que passaram por restauração, já estão prontas e devem voltar a exposição na Semana de Museus, em maio.

Serviço
Casa de Anita
Onde: Rua Jerônimo Coelho.
Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 9h às 17h.
Ingressos: Lagunenses que apresentam comprovante de residência não pagam. Demais visitantes R$6,00. Nas terças-feiras visitação gratuita.

Deixe seu comentário