Cultura

A Pedra e o Farol

A ocupação do nosso litoral na tela do cinema

Depois de três anos de produção, chegou às telas o documentário “A Pedra e o Farol” com uma exibição de lançamento aberta ao público no Cine Teatro Mussi (Sesc), ontem (11).
Dirigido por Luciano Burin e realizado com o apoio da empresa GAM, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a obra aborda a história de ocupação do litoral de Laguna, a partir da relação entre o Farol de Santa Marta e a Pedra do Campo Bom (Laje de Jaguaruna).
A partir do resgate de antigas fotografias de naufrágios no litoral sul e depoimentos de dezenas de moradores, o filme reflete sobre a relação do homem com a memória e as paisagens em que habita, propondo uma visão crítica sobre estas formas de ocupação ao longo do tempo.
Um contexto que engloba desde imponentes criações humanas, como o Farol de Santa Marta, cuja construção provocou o nascimento de uma importante comunidade no seu entorno, quanto uma obra da natureza como a Pedra do Campo Bom, situada à cinco quilômetros da costa e que atrai pescadores e surfistas de ondas grandes e tornou a região conhecida nacionalmente.
“O ponto de ligação entre os vários temas e personagens do filme é a percepção de que as coisas só passam a ter significado quando damos algum valor a elas, seja registrando momentos em fotografias, valorizando uma construção antiga ou lutando pela preservação de um ambiente natural”, observa Luciano.
Produzido pela Scult Filmes, o documentário “A Pedra e o Farol” já tem exibições confirmadas em Florianópolis nos dias 19 e 21, além de exibições especiais para escolas da região. Mais informações: www.apedraeofarol.blogspot.com. Contato: lucianoburin@gmail.com.

Deixe seu comentário