Gente de nossa terra

Aibil Barreto

★16/07/1940
✝05/09/2018

Radialista de voz inconfundível que fez sucesso nas principais emissoras de Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná.
Aibil Barreto nasceu em Laguna no dia 16 de julho de 1940. Iniciou a carreira de radialista ao microfone da Rádio Anita Garibaldi de Florianópolis aos 14 anos impressionando pelo timbre nobre de sua voz e a maneira muitas vezes inusitada de dizer as coisas. Franco e leal com seus princípios e a graça de seu temperamento alegre e jovial foi, também, cáustico quando algo o desagradava.
Desprendido e impulsivo, não teve dúvidas, logo na primeira chance com o convite do casal Mascarenhas, ambos famosos à época, ela como vedete e ele como acordeonista, larga tudo e percorre boa parte do país até chegar na sonhada Rio de Janeiro, a metrópole mais desejada do Brasil naquela época, embora em 1960 tenha perdido a condição de Capital da República.
No Rio de Janeiro, Aibil trabalhou nas principais emissoras cariocas: rádios Mayrink Veiga, Nacional, Globo, Tupi, Mauá, Mundial e Rádio Relógio. Posteriormente atuou em emissoras do Paraná: Cultura (Curitiba) e Cruzeiro do Sul (Londrina); em São Paulo (Rádio Tupi, Cultura e TV Record), Rio Grande do Sul (Farroupilha e Gaúcha) e interior de Santa Catarina (Eldorado e Difusora de Criciúma, Garibaldi, Laguna e Clube de Itajaí). No retorno a Florianópolis integrou as equipes da Rádio Santa Catarina e da TV Cultura. Além de repórter e locutor Aibil se tornou conhecido em Florianópolis como o apresentador do Festival de Emoções, um programa com música e textos românticos nas noites da Rádio Anita Garibaldi.
Faleceu no dia 5 de setembro de 2018 em Florianópolis.

Deixe seu comentário