Cultura

Anita, o filme

O CulturaAnita – Instituto Cultural Anita Garibaldi, sucessor da Fundação Anita Garibaldi, está promovendo a estreia do filme “Anita”, que acontecerá no Cine Teatro Mussi, em Laguna no domingo (20), às 20h e segunda-feira (21) e terça-feira (22), em duas sessões às 14h e 20h.
O filme trata da parte inicial da história da lagunense Ana Maria de Jesus Ribeiro, desde sua infância até seu primeiro casamento, pouco antes de seu encontro com Giuseppe Garibaldi.
No elenco, que estreou em Gramado/RS, encontram-se atores nacionais como Sebastião Fonseca, Jackson Antunes, Nadya Mendes, Anselmo Vasconcelos, Luciano Szafir e Roberto Birindelli, além de outros de igual grandeza, em produção da Paiol Filmes, com direção geral do cineasta Rolando Christiano Coelho
O papel principal de Anita foi destinado à atriz lagunense Lize Souza, que interpretou magistralmente esta fase da vida da Heroína. Lise estreou suas atividades cênicas ainda em 2003 e 2004, quando interpretou Anita Garibaldi durante as encenações da Tomada de Laguna. Atualmente reside no Rio de Janeiro onde tem trabalhado como atriz em peças publicitárias, teatros e filmes.
Lise, atores e diretores estarão presentes na estreia do dia 20, que também contará com a presença do grupo de mulheres conhecidas como “Guardiãs de Anita”.
O evento do Cine Mussi conta com a parceria do Sesc local.
Os ingressos custam R$ 15,00 (inteiro) e R$ 7,50 (estudantes e terceira idade) e para as três datas de exibição, já estando à venda na Instaladora Rádio Elétrica e Ki-Lojão.
Filme ganha 3 Prêmios Nacionais no Rio
O longa-metragem Anita, produzido pelo Grupo Correio do Sul, e que conta a história da juventude da heroína lagunense, ganhou três prêmios no Festival Internacional de Cinema Cristão, realizado no Rio de Janeiro. O Festival é focado na exibição de filmes com forte apelo dramático e social.
Concorrendo com outros filmes na categoria longa-metragem nacional, Anita acabou recebendo os prêmios de Melhor Figurino, para Aurelino da Cunha Pereira, Melhor Direção de Arte, para Rolando Christian Coelho e Olindo Estevam, e Melhor Atriz, para Lize Souza.
A premiação aconteceu no Cine Deon, numa cerimônia de gala que contou com a presença do prefeito eleito do município, Marcelo Crivella, além de outros 500 convidados.
Este foi o primeiro festival que Anita participou como concorrente. Em agosto passado o filme havia sido exibido no Festival de Cinema de Gramado a convite de seus curadores. Apenas dois filmes tiveram esta primazia na ocasião, dentre quase mil inscritos de nove países de língua latina.
Para o produtor executivo de Anita, jornalista Rolando Christian Coelho, a premiação conquistada reforça a tese de que o filme atingiu plenamente seus objetivos enquanto produto artístico. “Nossa preocupação não era apenas de fazer um filme que contasse a história da juventude de Anita Garibaldi, mas fazer um filme bem feito, que ressaltasse a capacidade do povo catarinense em fazer cinema”, comenta o produtor, que também assinou a direção de Arte da produção.
Para a atriz Lize Souza, que interpretou Anita e conquistou o prêmio de Melhor Atriz, “nada poderia ter sido melhor”. Bastante emocionada durante a premiação, ela fez questão de ressaltar o empenho pessoal para que Anita Garibaldi ressurgisse através de sua interpretação. “É uma responsabilidade muito grande, e maior ainda para mim, que sou lagunense como ela. Não sei se houve algum dia mais feliz na minha vida do que o dia de hoje, pois esperei por dez anos por um reconhecimento como este”, comentou a atriz, ao receber a premiação.
O ator global Marcelo Aquino, que também participa do elenco de Anita e prestigiou o Festival, ressaltou a importância do evento. “Eu moro no Rio de Janeiro e todo mundo sabe que o mundo do cinema e da televisão no país passa necessariamente por esta cidade. Ter três prêmios nacionais concedidos para o filme através do Rio de Janeiro, sem dúvidas, será um divisor de águas para Anita. Será um referencial e tanto para o projeto”, comentou.
O diretor do filme, Olindo Estevam, comemorou a premiação entusiasmado. “É de fato algo incrível na vida de um diretor. Em um trabalho épico como é o caso do filme Anita a gente precisa ficar focado cem por cento em todos os detalhes. Desde a interpretação de um protagonista, até o tamanho da chama de uma lamparina. Por incrível que pareça a gente acabou ganhando prêmios justamente nestes extremos. Isto demonstra o tamanho do carinho e do cuidado que toda a equipe teve para realizar este filme”, comentou Olindo.
Nos próximos dias Anita será exibido em outros municípios do Sul do Estado e também na serra gaúcha. No dia 24 o filme será apresentado no distrito de Guarita, em Sombrio, numa promoção dos alunos do Colégio Normélio Cunha. Já no dia 25 a apresentação acontece em São Francisco de Paula (RS), onde várias de suas cenas foram realizadas.

Legenda foto: A atriz Lize Souza, o produtor executivo Rolando Coelho e a assistente de produção Tânia Duarte

Deixe seu comentário