Contraponto

Aviãozinho

Retórica Principialista

A advogada e professora lagunense Mônica Gaspar de Sousa, ontem à noite na OAB/SC, em nossa capital, autografou o seu livro “A Retórica Principialista: o Uso dos Princípios de Direito como Fórmulas de Redundância na Prática Jurídica”, fruto da sua dissertação de mestrado na UFSC. A obra trata acerca da problemática que reverbera na tendência de superestimar. Em resumo, a obra trata acerca da problemática que reverbera na tendência de superestimar o uso de princípios jurídicos sobre as regras, sua produção servindo a argumentações retóricas como mecanismos de justificação de decisões subjetivas, substituindo leis válidas e democraticamente construídas, em prejuízo à segurança jurídica. Por conseguinte, critica a utilização desarrazoada dos princípios de direito apontando a necessidade de sua utilização numa relação conjunta com as regras, o que ocorre no plano argumentativo da interpretação jurídica. A obra propõe, para tanto, os aportes iniciais de uma teoria da decisão que objetiva uma fundamentação exaustiva, com o intuito de superar a discricionariedade proveniente do uso de princípios jurídicos como se fossem padrões interpretativos, que adquirem foro de universalização, dada a pompa com que são invocados. O livro está à venda pelo website: https://lumenjuris.com.br/shop/direito/argumentacao-e-linguagem-juridica/retorica-principalista-2017

 

Reclamação I

A leitora Raquel Rita Cardoso, moradora da praia do Mar Grosso, por e-mail fez uma reclamação contra a Casan, que há mais ou menos dois meses, todos os dias, por várias vezes, movimenta dois caminhões limpa-fossa, promovendo um barulho ensurdecedor. Considerando que reside perto de dois hotéis, ela imagina que o problema mexe com o turismo.

O que a Casan falou

De pronto procuramos o agente local da empresa, Romário Perdoná que disse saber do incômodo, mas que foi necessário para efetivar uma completa revisão (prevenção) do sistema do emissário submarino, de olho na temporada que está por iniciar. Ele também disse que os trabalhos devem ser encerrados nesta sexta-feira (29).

Reclamação II

Já o leitor Walmir Cidade de Souza, reclamou do atendimento no Angeloni, taxando de ridícula a dificuldade no fornecimento de uma sacola plástica, de tamanho maior, o que acabou conseguindo após muita insistência. Ele também reclamou do número de caixas.

Procuramos a gerência do estabelecimento que disse que iria apurar o ocorrido, antecipando que a orientação é atender bem a todos os seus clientes.

 

Formatura nos Bombeiros de Laguna

Marcada para hoje (29), às 19h, no quartel dos Bombeiros de Laguna, a solenidade de formatura dos cursos avançado e técnico de Atendimento a Emergências de Laguna, entrega de viatura e de medalhas.

  

Aviãozinho

Visando coibir práticas de pesca em locais proibidos em função do período do Defeso do Camarão, a Polícia Ambiental promoveu uma operação, culminando na apreensão de 84 redes denominadas “aviãozinho”, em Santa Marta, em nossa cidade e no Camacho e Garopaba do Sul, em Jaguaruna. A PA promete intensificar a fiscalização.

 

Danyr Ulysséa

Aos 87 anos (faria 88 agora em dezembro) faleceu aqui na última segunda-feira (25), o conhecido odontólogo, dr. Danyr Ulysséa.

Formado na primeira turma da Universidade Federal de Santa Catarina, iniciou a atividade em Araranguá, indo depois para Tubarão, Criciúma e Laguna.

Tendo brilhado no futsal local, atuou no futebol profissional pelo Figueirense, de nossa capital (aliás, sendo campeão citadino em 17 de dezembro de 1954, vencendo ao Guarani por 3 a zero, gols marcados pelo lagunense, que também foi o artilheiro do campeonato com nove gols) e Britânia e Coritiba, de Curitiba.

Ainda na área do futebol, também foi presidente do Hercílio Luz, de Tubarão.

Viúvo de dona Irene (Góes), deixou quatro filhos João Batista (desembargador do TJ/SC), Luiz Fernando (Promotor Público de Justiça, em Criciúma), Adriana e Janine, sete netos, um bisneto (está chegando) e uma irmã, Nilda, de 100 anos.

Deixe seu comentário