Geral

Caos total

Se em condições normais a rede pluvial de Laguna, é quase inexistente, imaginem como ficou a cidade desde o final de tarde/noite da última sexta-feira, 24, quando teria registrado mais de 200 milímetros de chuvas em menos de 12 horas. De pronto o município teve decretado estado de emergência e até ontem contabilizava os prejuízos, esperando apoios da Defesa Civil do Estado e do País. Uma comissão da prefeitura, está fazendo um completo levantamento dos danos causados em todos os setores e deve ser concluido em 15 dias.

Os danos

Só para se ter uma ideia dos prejuízos estruturais, caíram postes de energia elétrica, lojas invadidas pelas águas, abertura de crateras dos mais diversos tamanhos, como nas ruas Júlia Nascimento, (que liga o Centro ao Mar Grosso), calçadão de toda a orla, Tenente Bessa, Voluntário Benevides, Morro da Glória, sem contar os bairros mais afetados como  Vila Vitória, Portinho, Roseta, Magalhães, Barbacena, Cabeçuda, Mato Alto, Bentos, região da Ilha, distrito de Ribeirão Pequeno (especialmente entre Bananal e Figueira, que teve trecho de 4,8 quilômetros asfaltado recentemente, logo com acesso prejudicado. Na verdade, todo o sistema viário de Laguna foi atingido.

Força Tarefa

Além de envolver na recuperação, toda a prefeitura, a partir da Defesa Civil, equipes da Marinha e até do Exército (63 BI de Tubarão), Polícia Militar e Ambiental, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, trabalham por toda a cidade.

Recursos do Governo do Estado

Acompanhados de deputados da bancada do Sul, Felipe Estevão (PSL), Volnei Webber (MDB) e Zé Milton (PP), os prefeitos de Laguna, Mauro Candemil e de outras cidades afetadas, na quarta-feira estiveram com o secretário estadual de Infraestrutura, Carlos Hassler e João Batista Cordeiro Junior, da Defesa Civil, claro, apresentando o roll de problemas causados pelas chuvas. O assunto seria levado ainda ontem  ao governador Carlos Moisés e hoje os prefeitos e deputados já seriam informados dos valores a serem liberados, especialmente para recuperação de estradas e obras emergenciais.

Deixe seu comentário