Carnaval Laguna

Carnaval – A segurança e as estratégias

Estratégias de segurança, transporte, atendimento médico, fiscalização, estacionamento e policiamento foram discutidas pelas autoridades envolvidas no carnaval 2015. A festa de Momo iniciada ontem (12) segue até a próxima terça-feira (17), com expectativa de público para os cinco dias na ordem de 350 mil pessoas. A reunião foi realizada na Guarnição da Polícia Militar de Laguna com a participação do Corpo de Bombeiros, Secretarias de Turismo e de Saúde, além de representantes da empresa de transporte público e fiscalização e segurança privada, contratada pelo município através de pregão.
Saúde
Durante os cinco dias de carnaval, a Secretaria de Saúde atenderá o público num posto de emergência e primeiros socorros, montado na Praça do Vila, praia do Mar Grosso. Enfermeiros e técnicos de enfermagem estarão se revezando no atendimento. Além de dois veículos, uma ambulância estará disponível para transporte de pessoas, quando necessário. No local também serão distribuídos preservativos e material informativo. Na primeira noite hoje (13), o posto funcionará das 19h às 7h de amanhã (14). Já a partir do segundo dia (14), o atendimento será das 14h às 7h do dia seguinte. O Hospital Senhor Bom Jesus dos Passos funcionará 24 horas com dois médicos e enfermeiros plantonistas, além da equipe auxiliar. O Corpo de Bombeiros terá uma viatura na Praça do Vila para emergências.
Transporte público
Os ônibus estarão funcionando 24 horas. No domingo de carnaval, a partir das 12h, dia da saída do Bloco da Pracinha, os veículos de transporte público irão realizar o trajeto Cabeçuda X Colégio Stella Maris, devido o grande número de pessoas já se locomovendo na avenida Getúlio Vargas e Prefeito Guimarães Cabral, no bairro Magalhães. Nas avenidas Senador Galotti e João Pinho, no Mar Grosso, o trânsito já irá sofrer alterações no início da tarde. O folião para se deslocar aos bairros e centro histórico, saindo do Mar Grosso, deverá utilizar a linha Ponto Final, passando pelo Laguna Internacional. “Assim que as avenidas no bairro Magalhães ficarem livres após a saída do bloco da Pracinha, vamos utilizar a rua Saul Ulysséa, no Mar Grosso, voltando ao percurso Praia X Cabeçuda”, disse a diretora da empresa de transporte coletivo, Claúdia Bonazza. Os ônibus não poderão utilizar as avenidas João Pinho e Senador Galotti, no Mar Grosso, local de passagem dos foliões e o trio elétrico, no dia 15, data do desfile dos bloco de sujos. O bloco deve sair ás 16h, da praça Souza França, no bairro Magalhães, chegando na avenida Beira-Mar, pela praça do Iró, por volta das 22h. Nos outros dias da folia, os foliões poderão utilizar normalmente as paradas de ônibus para o seu deslocamento.
Estacionamento
O coordenador da Guarda Municipal, Denei Deni, está orientando os moradores das avenidas Senador Galotti e João Pinho, no Mar Grosso, para não estacionar o veículo na via pública, principalmente no domingo de carnaval. Nesta data será proibido estacionar nesta região. “Uma forma de viabilizar o fluxo dos foliões e do trio elétrico”, ressalta Deni. O efetivo da Guarda Municipal estará na rua. O domingo, dia 15, é considerado pelas autoridades de segurança a data com maior número de pessoas circulando na cidade. A Secretaria de Turismo está entregando aos síndicos dos prédios com entrada de garagem na avenida do circuito dos blocos, adesivos para os veículos que irão facilitar a entrada e saída dos moradores. “Os prédios já estão cadastrados e estamos entregar em mãos para os responsáveis”, disse a secretária adjunta do Turismo, Letícia Carneiro. A Secretaria de Turismo estará com um quiosque na Praça do Vila para tirar as dúvidas dos moradores e turistas.
Fiscalização
Fiscais do município atuarão em regime de plantão com equipes de seis profissionais, vistoriando as atividades referentes ao Carnaval como ambulantes, alimentação, comércio, blocos, trios e também na balsa.
Segurança
A Polícia Militar terá um QG, na Praça do Vila, no Mar Grosso. O pelotão será reforçado com cavalaria, cães, helicóptero, batalhão de choque e elevados ao longo da avenida para melhor visualização.

Deixe seu comentário