Capa Carnaval JL em capas Laguna

Cidade respira carnaval

A entrega das chaves da cidade ao rei Momo, primeiro e único, pelo prefeito Everaldo dos Santos, a eleição da “Musa”e da “Boneca”do Bloco da Pracinha, o concurso de marchinhas, todos seguidos pelo baile público, igualmente na Praça Sousa França, no Magalhães, ontem (7) abriram oficialmente o carnaval lagunense de 2013, que de forma organizada pela prefeitura municipal, através da secretaria de Turismo e Lazer e Fundação Lagunense de Cultura, promete ser o melhor de todos os tempos, oferecendo opções para todos os gostos e certamente atraindo um grande número de visitantes. Buscando atender os anseios dos moradores do Mar Grosso e até a profissionalização de toda a folia, o secretário João Carlos Moraes e demais integrantes da pasta e da Fundação Lagunense de Cultura definiram por promover a festa na praia do Mar Grosso, junto à praça Seival, nos Molhes, modificação que veio ao agrado de todos.
O resumo da festa
No Mar Grosso
Na arena montada junto aos Molhes, a partir de hoje e todas as noites, até terça-feira (12) bailes públicos com as bandas PH7, Prakatá e Jeito Louco que se revezarão no palco ali montado. O evento deverá atrair um grande numero de turistas, que certamente recuperarão as energias com um delicioso banho de mar.
Desfile oficial de amanhã (9)
Vila Isabel, Mocidade, Xavante, Brinca Quem Pode e Os Democratas prometem esquentar a passarela do samba no Sambódromo do Centro de Multiuso Hidemburgo Moreira. Mais de 5 mil pessoas são aguardadas na grande estrutura que comporta arquibancadas, mesas de pista, atendimentos de emergência e segurança reforçada. Tudo com muita segurança. Quanto aos ingressos, até ontem (7) foram trocados por alimentos não perecíveis a serem distribuídos para entidades carentes da cidade, já a partir de hoje serão disponibilizados a R$10,00.
A vez dos blocos
Além da escolas de samba amanhã (9), Laguna trará à passarela, hoje, amanhã, domingo, segunda e terça-feira a apresentação dos blocos carnavalescos, que prometem agitar com um desfile de variados temas, com fantasias, algumas de destaque e outras nem tanto. Uma festa que lembra a simplicidade do famoso bloco Zé Pereira (1910), que deu início a toda fama da cidade. São noites muito importantes porque boa parte da população e visitantes podem sambar em qualquer lugar.
Festa em todos os cantos
Merecem destaque os bailes nos clubes tradicionais da cidade, como o 3 de Maio, hoje (8), no Magalhães e o Clube Congresso amanhã (9), no Centro. Nos outros bairros a festa também será das mais animadas, como em Parobé, por exemplo. A alegria também é contagiante para os moradores da rua Urussanga, do Mar Grosso, que é fechada para garantir a segurança da brincadeira.
Bloko Rosa
Um grupo de amigos, tendo à frente Renato Braz, fundou o bloco em 1998, então com um automóvel pintado de rosa. Logo outros fizeram o mesmo, inclusive com um ônibus. De lá pra cá houve um acentuado crescimento e até a sua profissionalização, chegando a comercializar 4.000 abadás no carnaval passado, e já comercializados para o carnaval deste ano, nada menos que 5.000, esgotando a oferta. A grande festa do Bloko Rosa, com a presença dos atores Bruno Gissoni, José Loreto e a musa do brasileirão do ano passado, Martina Spier, acontece amanhã (9) a partir das 14h na Arena do Iró.
O maior bloco do Sul do Mundo
No domingo (10), a grande festa fica por conta do Bloco da Pracinha, famoso por reunir todos os anos, mais de 100 mil pessoas ao longo das avenidas João Pessoa, Getúlio Vargas, e este ano pela São Joaquim/Adérson Remor e Maurílio Kfouri/Rio Grande do Sul. Atrás dos trios elétricos, todo o tipo de fantasia é permitido. Carros temáticos, homens vestidos de mulher, monstros ou bruxas estão sempre presentes. Este é o bloco que reúne mais gente em todo o Brasil, pois não se tem notícia de que outra cidade tenha um bloco com mais de cem mil pessoas. Paulistas, gaúchos, paranaenses, catarinenses de todas as cidades e ultimamente até argentinos, uruguaios, paraguaios e chilenos, nesse período e muito especialmente no Bloco da Pracinha, promovem um verdadeiro encontro.
Pangaré Elétrico
Cerca de três mil pessoas vão fazer parte do bloco “Pangaré Elétrico”, que sai na segunda-feira (11), depois das 14h. Há 17 anos desfila no carnaval de Laguna com um trio elétrico, esse ano animado por PH7, além do Grupo Jeito Louco, Sambaí e DJ Guto. A concentração acontece na Arena do Iró.
Segurança
Foi apresentada terça-feira (5) na coletiva de imprensa realizada no Laguna Tourist Hotel, como funcionará a estrutura de segurança, trânsito, saúde e toda a logística do carnaval.
Nesta edição um completo roteiro da folia de Momo em Laguna.

 

 

Deixe seu comentário