Happy Hour

Coisas que você provavelmente não sabia sobre o Oscar

Nesse final de semana acontece mais uma edição do Oscar, a maior premiação do cinema mundial. Os filmes e atores indicados você já deve saber. O que talvez não saiba é algumas dessas curiosidades que trago aqui.
Anote algumas e solte enquanto estiver vendo o Oscar com os amigos. Assim você vai parecer muito mais ‘’cult’’ e especialista na sétima arte.

Não se sabe ao certo, mas acredita-se que o apelido da estatueta, Oscar, foi dado por Margaret Herrick (bibliotecária acadêmica e as vezes diretora executiva) quando ao ver a estatueta mencionou que ela parecia seu tio Oscar. O nome só foi adotado, oficialmente, em 1939, mas em 1934 ficou conhecido de forma extensa, pois o colunista Sidney Skolsky usou o termo ao se referir ao premio que Katharine Hepburn recebeu de Melhor Atriz. O design original foi criado por Cedric Gibbons. Ele imaginou a imagem de um cavaleiro segurando uma espada. A Academia então contratou o escultor: George Stanley para criar a peça.

O primeiro ator a receber uma estatueta foi Emil Jannings, nomeado Melhor Ator por sua performance em “The Last Command” e “The Way of All Flesh“. Premiação no banquete em 16 de Maio de 1929.

As estatuetas novas são moldadas, polidas e pintadas todo mês de janeiro por RS Owens & Company, a empresa responsável e escolhida pela Academia desde 1982.

O Oscar tem 35 centímetros de altura e pesa 3.5kg

O rolo de filme significa os cinco ramos, originalmente, premiados pela Academia: atores, diretores, produtores, técnicos e roteiristas. Apesar de permanecer fiel ao seu design original, o tamanho da base variou até 1945, quando o tamanho atual foi determinado.

As estatuetas presenteadas nas cerimonias iniciais eram de bronze sólido e banhadas a ouro. Após alguns anos os bronze foi deixado de lado, e começaram a usar metal Britannia, um metal similar ao estanho que é então banhado em cobre, níquel, prata e finalmente em ouro 24 quilates.
Devido a escassez de metal durante a Segunda Guerra Mundial, o Oscar foi feito de gesso por três anos. Após a guerra, a Academia convidou os ganhadores a trocar as estatuetas de gesso por estatuetas de ouro e metal.

O discurso certamente é um dos momentos mais emocionantes para os vencedores do Oscar, e talvez essa seja a explicação para a atriz Gwyneth Paltrow ter dito “obrigada” 11 vezes e ter chorado diante da plateia depois de ter ganhado a estatueta de ouro de Melhor Atriz por “Shakespeare Apaixonado” em 1999.

O discurso mais longo do Oscar foi da atriz Greer Garson, que levou sete minutos para agradecer a todos pelo prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante de 1934.

Na festa que ocorre após a premiação – que recebe o nome de Governors Ball –, são servidas 1,2 mil garrafas de champagne, mil lagostas, 1,2 mil ostras e 18 quilos de caviar.

Na 61ª edição da premiação, que aconteceu em 1989, a Academia decidiu alterar a expressão “E o vencedor é …” pela frase “E o Oscar vai para …”.

Além de dar entrevistas e tirar centenas de fotos, todos os vencedores do Oscar precisam assinar um termo para levar a estátua para casa. Com isso, eles se comprometem a nunca vender a estatueta sem antes oferecê-la de volta a Academia pela bagatela de um dólar! Se um artista perder o prêmio, ele pode ser substituído por uma estatueta nova.
Esse acordo vale somente para os prêmios entregues depois de 1950. Um exemplo disso foi o ator Harold Russell que vendeu em 1992 o Oscar conquistado em 1947 por sua atuação em “Os Melhores Anos de Nossa Vida” (1946). Ele arrecadou 60,5 mil dólares para cobrir as despesas médicas de sua esposa.

A eleição dos melhores do ano é feita em duas partes: primeiramente os membros da Academia votam de acordo com sua especialidade, escolhendo cinco opções em ordem, além de eleger aquele que consideram o melhor filme do ano. Na segunda etapa, os participantes votam em todas as categorias a partir de cédulas que são enviadas pelo correio.

Deixe seu comentário