Contraponto

Colégio Militar de Laguna

Temporada

Rede hoteleira da cidade, está preocupada com o movimento de janeiro. Inclusive um experiente diretor de hotel chegou a dizer que, tem tudo para esta, ser a pior temporada dos últimos anos. É torcer para que a previsão esteja errada. Ou torcer para que parte dos argentinos que desde sexta-feira, 4, dispõem de 28 vôos fretados entre janeiro e fevereiro (cinco vezes por semana) decidam vir para cá. São operações charters da Decolar – maior agência de viagens online do Brasil e América Latina.

 

 

Restauração do Clube Blondin

Marcada para às 10h da próxima quarta-feira, 16, a abertura dos envelopes de empresas que se habilitarem a promover as obras de restauração do Clube Blondin, dentro do PAC das Cidades Históricas, do governo federal, através do IPHAN. A importância do programa e do próprio Iphan para Laguna, se robustece cada vez mais.

 

 

Locação de espaços públicos

Derrubado por unanimidade o veto do prefeito Candemil, o projeto que estabelece normas para a locação de espaços públicos, como a Praça Seival, na praia do Mar Grosso, até a próxima semana, aguarda a sanção do alcaide. Em não acontecendo, o presidente Cleosmar Fernandes (MDB), certamente promoverá a sua promulgação.

 

 

Reajuste do IPTU

Aumento do IPTU-Imposto Predial e Territorial Urbano de Laguna, com vencimentos em 2019, apresenta reajuste de 3,5%, logo acontecendo pelo valor da inflação de 2018. O orçamento da prefeitura lagunense, devidamente aprovado pela Câmara de Vereadores, prevê um total de R$ 156.154.746,49.

 

 

Colégio Militar de Laguna

O sistema de ensino militar já existe em Santa Catarina desde 1984, quando foi criado o Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires, na capital.Mas, desde então, ainda não havia sido regulamentado. Um projeto de lei complementar aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo então governador Eduardo Pinho Moreira no fim do ano passado, normatizou o funcionamento do ensino militar em SC. A proposta atende à legislação federal que obriga a regulamentação de colégios militares por meio de lei específica. Agora, além dos sistemas público e privado, o estado passa a contar também com o sistema militar de ensino. Pelo texto aprovado e sancionado por Moreira, metade das vagas nas escolas militares do estado serão reservadas para filhos de militares e a outra metade para o público em geral. Por meio de decreto o governo também criou a rede de colégios policiais militares de Santa Catarina, que será integrada pelas unidades de Florianópolis, Joinville, Blumenau, Lages e Laguna. (Com a colaboração de Daniela Legas/Rádio AL).

 

 

Ponticelli na FECAM

Com chapa única, logo de consenso, o prefeito Joares Carlos Ponticelli, da vizinha Tubarão, na próxima terça-feira, 15, a partir das 13h30, será eleito novo presidente da FECAM-Federação Catarinense de Municípios. “Sempre fui um defensor do associativismo. Estou muito motivado para esse novo desafio”, disse. Ex-presidente da Assembleia Legislativa, Ponticelli vem se destacando à frente da prefeitura da cidade azul.

Entre as melhores do Brasil

O Ranking das Melhores Cidades para Fazer Negócios, da revista Exame, apresenta Tubarão e outros três municípios catarinenses entre os 50 melhores municípios para investimento no Brasil, considerando índices de desenvolvimento econômico, capital humano, desenvolvimento social e infraestrutura. TB aparece em 50º, Itajaí em 36º, Balneário Camboriú em 35º e Florianópolis em 24º.

 

 

Ângela Eugênia de Oliveira Floriano

Rotariana das mais participativas, faleceu aqui na última terça-feira, 8, aos 63 anos, Ângela Eugênia de Oliveira Floriano, deixando os filhos Felipe, Cintia e Francine e netos.

 

 

Esgoto clandestino

A Fundação Lagunense de Meio Ambiente-FLAMA, com a participação da Vigilância Sanitária e Casan, desde o dia 3 vem promovendo na praia do Mar Grosso, ações para colocar um fim das ligações clandestinas junto a rede pluvial, inclusive com a emissão de multas aos infratores, como a de R$ 700 mil a um deles, na avenida beira-mar.

Deixe seu comentário