Profissional em destaque

“Com toda a estrutura o gasto da prefeitura é zero”

O secretário João Carlos Fagundes de Moraes, do Turismo, ao iniciar sua entrevista para o Rádio Revista, ontem pela manhã, solicitou fazer um retorno ao tempo para comentar sua chegada ao cargo, atendendo convite do prefeito Everaldo para comandar a secretaria de Turismo da Laguna. “Nossa primeira preocupação era não termos nenhuma experiência na área pública, que tem toda uma engenharia de ações sincronizadas que, nós da iniciativa privada, temos dificuldades em entender. E nós tivemos que aprender ao longo deste 2013. A nossa equipe que compõe a pasta e que não tem vivência na área pública, é formada pela Letícia, Antônio Quirino, David e agora o Elton e eu. Somos francos, neste 2013 aprendemos muito”. E continuou : “De pronto já pegamos o Carnaval 2013. Esse fato nos deixou muito preocupados porque tínhamos que contar com verbas públicas. Eu não sei trabalhar sem planejamento. Mostramos o plano de ação ao prefeito Everaldo. Quando fechamos o carnaval 2013, ficamos assustados, porque um município com dimensões de 42.000 habitantes com restrições de várias ordens, com recursos federais cada vez menores e também estadual com fortes investimentos na área de infra-estrutura com muito pouco ou quase zero na área de investimentos, não tínhamos o que fazer. A minha vida sempre foi na iniciativa privada” – continuou – “Agora eu vou associar esta minha experiência junto a área pública. Foi aí que surgiu via governo federal um movimento muito forte, que hoje é determinante para muitos municípios do Brasil que são as PPP-PARCERIAS PUBLICO PRIVADAS. Num estudo detectamos que os grandes municípios hoje trabalham com captação de recursos mas, através de empresas especializadas. Após uma varredura, nós chegamos a um modelo de buscar como fazer isso e, tomamos como base um município que faz isto muito bem, que é Florianópolis. E é o que se faz em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e outras grandes cidades. É a captação de recursos. Abrimos, então, um edital de credenciamentos. Surgiram várias empresas e uma delas se habilitou com todos os pré-requisitos. Esse processo amadureceu de final de março até novembro. Em novembro credenciamos uma empresa para buscar captação. Se numa cidade de 300 mil habitantes como Floripa já não é fácil de você conseguir captar, imagine uma AMBEV, que é patrocinadora do nosso verão, digo Réveillon e carnaval, imagine quantos municípios brasileiros e de potencialidades enormes gostariam de ter uma bandeira dessas por traz! E nós muito silenciosamente , porque não precisamos e não temos direcionamento político … estamos ali para ser parceiros do nosso mandatário e assim culminou com este credenciamento. Agora estamos trabalhando para a conquista de mais dois patrocinadores. Definimos três eventos como objetivo: réveillon, carnaval e um festival gastronômico”.
RÉVEILLON – O ato da assinatura com a empresa credenciada aconteceu em novembro. Estas grandes empresas só trabalham em cima de números. E o que temos são de 2011, 2012 e 2013. E queremos e temos de convencer esses mega patrocinadores de estarem investindo em Laguna. Num ato de parceria a AMBEV aceitou fazer o Réveillon 2014. Conseguimos convence-la que o nosso Réveillon expontaneamente reúne um público estimado entre 250 mil e 500 mil pessoas.
ARENA – Toda a arena que as pessoas já podem ver na Praça Seival, que é uma área especialmente para eventos, está com a chancela da AMBEV. O município não está tendo custo algum nesta estrutura. E ali vamos ter dia 28 (amanhã) o show com Armandinho e Michel Teló, dia 31 o Art Popular, dia 04 Sorriso Maroto, dia l7 Lulu Santos, dia 18 Gabriel Valin e já está fechado a data de 1º de fevereiro com outra atração nacional do segmento sertanejo universitário. É uma dupla famosa, só que neste momento eu não posso revelar. Repito: Com toda esta estrutura de que vai dispor, o município não entra com um único real. Gasto zero.
Estamos ainda necessitando de mais duas cotas, sendo que uma é o Skol Folia, que abrange todo o Brasil, cujo foco é o carnaval de rua. A Skol vai montar aqui, um centro de distribuição especialmente para o período. É deste resultado que depende o patrocínio para 2015”.
Escolas de Samba – “As escolas de samba hoje estão sob o gerenciamento da Fundação Lagunense de Cultura, através do presidente Leonardo, isto em razão da dotação orçamentária estar na Fundação. Se tiver dinheiro vai estar na Fundação. O Estado tem os projetos. E a Liga está aguardando a liberação. O prefeito Everaldo está desenvolvendo fortes ações junto ao Vice Governador Eduardo Moreira para que se consiga até o dia 30”, finalizou.

Deixe seu comentário