Contraponto

Projetos do PAC com o Iphan

Projetos do PAC com o Iphan

Em nota de esclarecimento dirigida a imprensa local, Vladimir Fernando Stello, chefe substituto do escritório técnico do IPHAN, em Laguna, informa que a prefeitura formalizou ao Iphan, o repasse de responsabilidade pelos quatro projetos (restauração do sobrado da Carlos Gomes, do casarão do Clube Congresso Lagunense, do Clube Blondin e da antiga subestação de energia) que a municipalidade havia desenvolvido, a serem executados no âmbito do programa PAC – Cidades Históricas, adiantando que há mais de um ano, o órgão aguardava a execução das complementações e correções necessária à aprovação e liberação de recursos, com o Iphan solicitando a prefeitura que se manifestasse quanto ao interesse de continuar ou não com a responsabilidade sobre os projetos. Em resposta, diz a nota, a prefeitura alegou que o quadro reduzido de técnicos impossibilitou o atendimento das solicitações, repassando a responsabilidade pela finalização dos projetos ao próprio IPHAN, que agora buscará resolver as pendências e assegurar sua contratação e execução. Procurada para fazer o contraponto, a secretária de Planejamento, Grazielle Sitônio, até reconhece que, em face da pouca estrutura da prefeitura, houve demora mas, disse também que os projetos, memorial e orçamentos, devidamente aprovados aqui, foram remetidos para Brasília, que os devolvia alegando pendências e que por mais de uma vez, resolvidas, acabavam voltando. Preocupada, a própria secretária, acompanhada de equipe técnica, chegou a procurar a superintendência estadual do IPHAN, na capital, para buscar uma solução conjunta e surpreendentemente não obtinha apoio. Nas entrelinhas, a secretária deixou a entender que, na verdade, acredita que a pendência seja a “dificuldade” de recursos em Brasília, que sabemos, estão prá lá de escassos.

 

Abono salarial

O novo prazo para sacar o Abono Salarial do PIS – Programa de Integração Social – ano base 2014, termina no próximo dia 31. Só em Santa Catarina, 51.792 trabalhadores celetistas (dos quais 224 em Laguna, 345 em Imbituba e 199 em Garopaba) que têm direito, ainda não retiraram o benefício. O ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, pede o apoio de empregadores e entidades sindicais para que ajudem a divulgar a informação entre os empregados e filiados. Têm direito ao abono salarial os trabalhadores que tenham exercido atividade remunerada durante pelo menos 30 dias em 2014 e recebido até dois salários mínimos por mês nesse período. Além disso, é necessário estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos e ter tido seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

 

Coordenador do divino

Sebastião Fernandes Honorato, o dinâmico Tacko, ex-presidente da Associação Comercial e Industrial de Laguna, onde aliás fez um excelente trabalho, está coordenando as ações da tradicional festa do Divino Espírito Santo, no Magalhães, este ano marcada para os dias 3,4,5 e 6 de novembro. Que todos colaborem e assim voltemos a ter um grande evento.

 

Pescaria Brava

No vizinho município, para concorrer a prefeito foram registradas as candidaturas de Antônio Honorato Filho, que buscará reeleição, pelo PSDB, Deyvison da Silva de Souza, pelo PMDB e Marciano Costa Firmiano, pelo PSD.

 

Rotary ouvindo os candidatos

Desde ontem (18) e nas próximas semanas, o Rotary Clube de Laguna está ouvindo os candidatos a prefeito, querendo conhecer mais e mais as propostas de cada um deles. O primeiro a ser ouvido foi o candidato do PP/PSDB Samir Ahmad.

 

Ranking de antenas

Pra quem gosta de números: em levantamento, baseado em dados da Anatel, e montado pela Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), formada por empresa do setor, Laguna conta com 21 equipamentos instalados por diferentes operadoras de telefonia, sendo 8 da TIM, 6 da VIVO, 4 da OI e 3 da CLARO. Na região, Imbituba conta com 14, Garopaba 11, Paulo Lopes 6 e Imarui 4. Em Santa Catarina a liderança fica com Florianópolis, onde estão em operação 400 antenas de celular, também segundo a Telebrasil. Blumenau tem 223 e Joinville 220. Em todo o Estado, são 2.998.

 

Nazil continua firme

Para o presidente Vilsinho Elias Vieira, do PSDB local, não passa de especulação “a conversa” que anda na cidade, segundo o qual o candidato a vice, Nazil Bento Junior, estaria saindo fora. Vilsinho garantiu que isso não existe e que ele, Nazil, estará no primeiro comício da coligação, na próxima quinta-feira (25), na Escola de Samba Xavante.

Deixe seu comentário