Contraponto

Diagnóstico no Mar Grosso

Lojas fechadas

Pesquisa da Fecomércio-Federação do Comércio do Estado de SC, dá conta que nos dois últimos anos foram fechadas 11 mil lojas a mais do que abriu, muitas delas em Laguna. Aqui, para conferir é só passar pelas duas principais ruas comerciais, Gustavo Richard e Raulino Horn. Há muitas placas de aluga-se.

 

Pregão para o Carnaval

A prefeitura de Laguna publicou edital, para processo de licitação, através de pregão presencial, dia 22, para contratação de trios elétricos, palcos e tendas, sonorização e iluminação, banheiros químicos e segurança desarmada, para o carnaval 2017, que começa no dia seguinte (23). Logo, quem ganhar terá de correr bastante para implantar toda a estrutura, que não é pouca.

 

Eduardo Moreira

Eduardo Pinho Moreira, vice governador e principal liderança do PMDB catarinense, vem reservando parte do seu tempo, para as seguidas reuniões do partido, visando mobilização partidária pensando nas eleições do ano que vem. A primeira foi em Joinville. Agora em março, haverá uma reunião com os 100 prefeitos e os 71 vice-prefeitos e aí sim serão promovidos seminários regionais.

 

Diagnóstico no Mar Grosso

A Casan – Companhia Catarinense de Águas e Saneamento está publicando edital de concorrência, para contratação de estudo para diagnóstico das condições do Sistema de Disposição Oceânica da praia do Mar Grosso-SES Bacia A, aqui em Laguna. Aviso de licitação está chamando para o dia 21 de março, em nossa capital.

 

Obras do PAC

Pauta de futura reportagem, as obras do PAC- Programa de Aceleração do Crescimento, das Cidades Históricas, em Laguna, até aqui envolveu apenas as do cabeamento subterrâneo, extraoficialmente com 70% concluidas, com um custo total de quase R$ 9 milhões, ficando como “sonho” as dos Clubes Congresso Lagunense, União Operária e Blondin, Sociedade Musical Carlos Gomes, Casa Candemil, Casa de Anita e antiga Estação Ferroviária e que custariam outros R$ 9 milhões. Os projetos de recuperação da Casa Candemil (atrás do Bradesco e onde funciona o Arquivo Público, não tem?), União Operária e Casa de Anita, projetos finalizados pelo IPHAN local, aguardam análise e respectiva liberação  em Brasília. Também na conta do IPHAN de Laguna, o projeto da Estação Ferroviária. Já os projetos a cargo do município, como Clubes Congresso e Blondin e Sociedade Musical Carlos Gomes, devem estar prontos até julho. Pra fechar, quanto as obras do Mercado Público, com mais de 70% concluídas, faltando o deck e todo o acabamento interno, dependem da liberação de recursos do BNDES que condiciona a prestação de contas do Memorial Tordesilhas e Museu Anita Garibaldi, o que já estaria sendo providenciado por Anselmo Moraes, da assessoria de Planejamento, da prefeitura e do presidente Marcio Rodrigues Filho, da Fundação Lagunense de Cultura.

 

Conselho de Desenvolvimento

Zé Antônio

Em chapa única e por aclamação, na terça-feira (14), o professor José Antônio da Silva (foto) foi eleito presidente, mais uma vez, do Conselho de Desenvolvimento de Laguna, tendo como vice o advogado Vilson Medeiros e secretária a arquiteta e secretária de Planejamento, Silvania Barbosa. Com mandato de dois anos, o novo conselho realiza reuniões a cada dois meses. Os integrantes das câmaras técnicas, serão responsáveis em levantar o diagnóstico e soluções sobre a situação da praia da Galheta, ocupação dos espaços públicos no município, projeto de passeio público na Praia do Iró, esgoto, estacionamento rotativo e mobilidade urbana, entre outros. Os grupos técnicos terão autonomia para promover reuniões e estudar os temas definidos. O trabalho deverá ser apresentado nas reuniões do Conselho Municipal.

Deixe seu comentário