Letícia Zanini

É preciso se desligar!

Esclarecer por que é importante ter tempo para lazer e descanso é um tema pertinente e produtivo, mesmo quem ama trabalhar e sente dificuldade de se afastar do que faz, precisa de tempo para aquietar a mente. Excesso de atividades podem causar danos à saúde e, em alguns casos, trazer doenças como estresse, ansiedade e depressão.

As pessoas que se dedicam muito ao trabalho precisam tomar cuidado – me incluo nesta categoria. Para esses, é importante perceber o que faz provocar tanta dedicação.  A maioria age assim pela cobrança que exerce sobre si ou que a empresa em que trabalha acaba exercendo.  Bacana observar a qualidade das metas que você está impondo para você. São possíveis? Tangíveis e Saudáveis?  Talvez você esteja exagerando na dose. E, aí, o risco da saúde física e psicológica ser atingida, só aumenta.

Sabe qual o risco disso tudo? Você ser obrigado a parar porque ficou doente e, nesse caso, não haverá opção. Forçadamente terá que parar. Os prejuízos são inúmeros, já que doenças como depressão e estresse estão associadas a excesso deste tipo.

As pessoas precisam se tornar mais conscientes de seus limites, já as empresas, precisam rever alguns processos e estilos de gestão nos quais considere mais a opinião dos funcionários.

Será que podemos fazer algo para melhorar esta situação? Eu acredito que sim!

A dica é, faça uma lista das tarefas diárias e se esforce para resolvê-las durante seu horário de trabalho. A ideia é que você não leve atividades do trabalho para sua casa.  Separar CPF do CNPJ é fundamental para sua qualidade de vida.

Além disso não esqueça de praticar atividades físicas, alimentar-se bem, reservar momentos para seu lazer e saber ouvir o que as pessoas que amam você falam sobre sua relação com sua atividade profissional. Às vezes incomoda, mas talvez elas estejam vendo coisas que você não percebe, pare para pensar!

Deixe seu comentário