Especial Geral

Endorfina ao ar livre

O Coronavírus ainda está entre nós, mas nada impede a prática de exercícios, desde que se mantenha a distância devida e seja tomado os devidos cuidados. Laguna oferece diversos cenários paradisíacos propícios para a prática de esportes. Confira algumas sugestões relacionadas pelo JL:

Caminhada

A extensa faixa do calçadão da praia do Mar Grosso é ideal para quem pensa em se exercitar, mas já pensou em inovar o trajeto? Que tal fazer a travessia nos Molhes e seguir rumo ao Gravatá para aproveitar uma manhã de sol especial? A natureza composta por Mata Atlântica, é intocada e não há nenhum tipo de construção no local. Para quem gosta de sossego e uma bela paisagem, é o lugar ideal. O único acesso é feito por trilhas, a pé, através da comunidade da Ponta da Barra. A trilha de acesso à praia tem cerca de 800 metros de extensão. Caminhando, dura cerca de 20 minutos, atravessando dunas e uma vegetação repleta de plantas nativas. Ao chegar no começo da trilha, deve-se seguir reto até uma porteira de arame farpado, entrando à esquerda em direção à praia.

A enseada tem 700 metros de extensão, protegida por costões rochosos. Gravatá é o nome de uma flor típica do local, pertencente a vários gêneros da família das bromeliáceas, epífitas e terrestres. São encontradas em tons amarelo e vermelho. Do alto dos rochedos da praia, ao sul dá para avistar a praia da Galheta, e ao norte, a praia do Tamborete.

 

Corrida

Ainda que o calor seja presença constante no decorrer do dia, o início da manhã ou o final de tarde reservam um cenário perfeito para praticar exercícios na praia do Mar Grosso. A sugestão é aproveitar momentos em que a temperatura esteja mais amena, usar um bom tênis de corrida que absorva o impacto, passar um protetor solar e aproveitar a orla. Com o movimento reduzido significativamente com o começo das aulas, os dias de semana estão praticamente com o espaço livre para iniciar a “maratona”. Vale lembrar que os benefícios de correr na praia incluem a melhora da capacidade respiratória e do condicionamento cardíaco, além de auxiliar no emagrecimento, melhorar o equilíbrio, com menor sobrecarga nas articulações, fortalecimento do sistema imune, deixando o corpo forte contra os micro-organismos e melhora no humor, porque libera endorfinas na corrente sanguínea e o contato com a natureza diminui o estresse.

 

Pedalada

Entre os roteiros que caíram no gosto dos adeptos do pedal é o Farol de Santa Marta. Após pegar a balsa, seguindo em estrada asfaltada, o que facilita o trajeto, é possível apreciar ainda mais as paisagens, parar em lugares que despertem a curiosidade, tudo de acordo com o  ritmo e preparo de cada um. A chegada na comunidade do Farol, pede um descanso e até mesmo saborear de um almoço da farta gastronomia local.

Deixe seu comentário