Variedades

Energia Eólica: Laguna deve ganhar investimentos de 2 BI

Os inimigos da cidade quando em tom sarcástico diziam que a saída econômica para Laguna seria “vender vento encanado”, (em face dos nossos fortes ventos) não imaginavam que estavam próximos de uma verdade, quase absoluta, com o advento e a expansão da energia eólica, que precisa de muito vento para a sua produção e que logo garantirá altos investimentos, na ordem de mais de dois bilhões de reais, isso se só considerados dois (Consult e RDS) projetos que surgiram com força e estrutura. Aliás, a Consult, com todas as licenças ambientais em mãos, aguarda tão somente o leilão da Aneel. Mais do que nunca, os ventos estão favoráveis a Laguna. A Consult Engenharia, do Grupo Open, de Porto Alegre (RS), especializada em engenharias de energias renováveis conta com projetos para instalação de cinco parques eólicos em Laguna, aliás já denominado de Complexo Eólico Nova Laguna, já aguarda o leilão da ANEEL, marcado para o dia 13 de novembro. O investimento previsto é em torno de R$ 2 bilhões, com potencial de 700 MW por ano, o que corresponde a uma cidade com 1,2 milhão de pessoas. A obra, com instalação de 65 aero geradores com hélices de 55 metros, está prevista para três anos, gerando 700 empregos diretos. Após a conclusão em 2018, 100 funcionários diretos serão mantidos no complexo. A RDS Energias Renováveis, por sua vez, também já planeja a construção do Complexo Eólico Lagunar, com 568 MW de potência. A intenção é construir 249 turbinas eólicas em uma área de 5 mil hectares.
Sobre a Consult
Os detalhes desta imponente estrutura foram recentemente repassados ao prefeito da Cidade Juliana, Everaldo dos Santos, que deve mediar encontros com prefeitos de Tubarão, Capivari de Baixo e Jaguaruna, já que a usina eólica está planejada para ser instalada no bairro Madre, um ponto estratégico próximo à divisa desses quatro municípios. “Precisamos discutir a questão, já que serão necessários abrirmos 20 quilômetros de vias, incluindo aí a construção de uma ponte com injeção financeira do Grupo Open. Isto resultaria em um grande desenvolvimento econômico na região do complexo”, observa o representante da empresa, Leo Riffel. A empresa já possui as licenças ambientais para o empreendimento. Agora, a empresa prepara outros detalhes, mas tendo a documentação em dia já está cadastrada para o leilão da Aneel, que vai ocorrer em novembro. “Depois do leilão, a empresa tem três anos para a conclusão das obras”, informa Everaldo. O prefeito está empolgado com o dinamismo do empreendimento. “A região receberá um impulso econômico”, prevê. Laguna apresenta um dos melhores potenciais eólicos de Santa Catarina. O estudo a respeito deste projeto já está pronto. A equipe técnica da Amurel pode ser acionada para auxiliar nesta questão infraestrutural. São quase quatro mil hectares de terras já adquiridos pelo grupo em Laguna. A criação dessas estradas será necessária para o tráfego de maquinário, caminhões e materiais para a instalação do Complexo Eólico. “Já estamos em tratativas há cerca de dois anos. Esta será, sem dúvida, uma das maiores obras de engenharia em nossa região. Resultará em um salto no desenvolvimento econômico de Laguna e cidades vizinhas. A natureza também ganha muito, pois a geração de energia ocorrerá de uma forma totalmente sustentável”, resume o prefeito. As direções do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), governo do estado e Secretaria de Desenvolvimento Regional, além de outras autoridades devem ser acionadas para ingressar parceria ao projeto. Após habilitar o leilão, a obra será iniciada de imediato. Santa Catarina já tem duas usinas eólicas, em Água Doce e em Bom Jardim da Serra. O projeto do complexo de Laguna prevê a instalação de 65 aerogeradores com hélices de 55 metros, o que resultará em cerca de 150 megawatts, o suficiente para abastecer 68 mil residências.
Com os prefeitos
Em encontro marcado para às 10h de hoje (11), na sede da Amurel, em Tubarão com os prefeitos Everaldo dos Santos, de Laguna, Moacir Rabelo, de Capivari de Baixo, Luiz Arnaldo Napoli, de Jaguaruna e Olavo Falchetti, da cidade azul, o empresário Leo Riffel falará sobre os detalhes do estudo de viabilidade de construção do complexo. No meio de semana Riffel lembrava que a obra estará em um ponto estratégico próximo a divisão dos três municípios, antecipando que “Precisamos discutir a questão, ja que sera necessário abrirmos 20km de estradas, além da construção de uma ponte com injeção financeira do nosso grupo” observou.
As principais vantagens da energia eólica
-Para a sociedade
É inesgotável; Não emite gases poluentes nem gera resíduos; Reduz a emissão de gases de efeito de estufa (GEE).
-Vantagens para as comunidades onde se inserem os Parques Eólicos
Os parque eólicos são compatíveis com outros usos e utilizações do terreno como a agricultura e a criação de gado; Criação de emprego; Geração de investimento em zonas desfavorecidas; Benefícios financeiros (proprietários e zonas camarárias).
-Vantagens para o estado
Reduz a elevada dependência energética do exterior, nomeadamente a dependência em combustíveis fósseis;
Poupança devido à menor aquisição de direitos de emissão de CO2 por cumprir o protocolo de Quioto e diretivas comunitárias e menores penalizações por não cumprir;
Possível contribuição de cota de GEE para outros sectores da atividade econômica;
É uma das fontes mais baratas de energia podendo competir em termos de rentabilidade com as fontes de energia tradicionais.

Deixe seu comentário