Política

Entrevista com vereadores eleitos – Kleber Kek, Roberto Alves e Rodrigo Moraes

Continuamos esta semana com a série de entrevistas com os 13 vereadores eleitos em Laguna.

Seguimos com os vereadores eleitos Kleber R. Lopes da Rosa (PP), Roberto Alves (PP) e Rodrigo Moraes (PR).

 

 

Kléber Roberto Lopes da Rosa (PP) – 708 votos

Currículo

Filho de dona Neuza (Lopes) e de Nazareno da Rosa, Kléber Roberto Lopes da Rosa nasceu em 19/01/1966. Com Ensino Médio completo, é casado com Maria José, com quem tem os filhos Gabriela, que lhe deu a neta Izadora, Klebinho e Lucas.

 

Qual sua avaliação sobre o resultado das urnas? O que representa esta renovação na Câmara de Vereadores?

Muito boa, mostrou que o meu partido é “a bola da vez”. Com 5.700 votos e três vereadores o PP está em alta. Minha eleição ficou dentro do que planejei e sempre falei que iria me eleger. Sempre disse que iria fazer 700 votos, fiz 708 e mostrei que o PP é o partido que mais cresceu e deu a vitória para o Everaldo. Não fiz propostas porque já vi muitos políticos fazerem e não cumprirem. Kléber da kek vai ser o vereador que vai levantar a autoestima de todos os lagunenses. Vou ser diferente na Câmara de Vereadores. Vou levar a população para a casa do povo. Eles terão vez. Agradeço aos meus pais, minha sogra, Dona Maria, aos drs. Erickson e Jaison Silveira de Souza, Preto Aguiar e a todos os amigos.

 

Em seu ponto de vista, quais os grandes problemas da cidade? De que forma seria possível solucioná-los?

Acredito que vamos fazer um trabalho muito bom pelo nosso município. Eu vou dar um novo ânimo à nossa população; vou estar ao lado do prefeito e juntos vamos fazer a diferença. Quero uma nova cara para Laguna; levar boas propostas e ter orgulho de ser lagunense.

 

Quais são as suas principais preocupações para o início de mandato?

Nossa cidade é turística e precisamos entrar com tudo em janeiro, para levantar de novo a autoestima de todos, fazendo com que Laguna volte a ser a cidade que merece ser. Com muito carinho vamos mudar a cara desta cidade. Precisamos tratar bem o turista, ele é o nosso maior patrimônio. O primeiro dia vai ser complicado. Laguna vai ficar lotada, com um grande fluxo de pessoas. A prefeitura vai ter muito trabalho com o Mar Grosso. Um deles é o esgoto da praia; o som de carros virado para o mar; os vendedores ambulantes. Esses traillers que ficam na beira-mar, em cima da faixa de pedestres, vamos ter que resolver isto no primeiro dia. Não dá mais para deixar isso acontecer na nossa praia. Temos que ter mais respeito com nossos turistas, só assim vamos ter um novo momento em Laguna.

 

Plano Diretor: Politicamente há chance de fazer esta negociação até o fim de 2013?

Vou estudar mais o Plano Diretor. Vou conversar bastante com os vereadores eleitos Andrey Farias e Eduardo Carneiro e juntos vamos fazer sempre o que é melhor para a nossa cidade. Laguna em primeiro lugar.

 

 

 

Roberto Alves (PP) – 1473 votos

Currículo

Nascido em 03.08.1973, filho de Eorli (Candido) e de Aleir Alves. É engenheiro civil. Elegeu-se defendendo uma melhor infra-estrutura, investimentos para a pesca e a profissionalização e qualificação do turismo.

 

Qual sua avaliação sobre o resultado das urnas? O que representa esta renovação na Câmara de Vereadores?

Penso que o resultado das urnas, especialmente para prefeito, mostrou que a população quer mudanças, indicando uma nova oxigenação na política lagunense. Quanto a renovação para a Câmara de Vereadores, é de se destacar a eleição de jovens, praticamente ingressando agora na política partidária e pelo próprio espírito de renovação, é de se pensar e esperar que o Poder Legislativo tenha independência do Poder Executivo, porque acredito, que só assim, haveremos de ter transparência.

 

Em seu ponto de vista, quais os grandes problemas da cidade? De que forma seria possível solucioná-los?

Até mesmo como engenheiro, acho que o principal problema da cidade é a inexistência de infra-estrutura, mobilidade e acessibilidade. Para solucionar, acredito que bastará ter vontade de resolver com muito trabalho, até para que as ações aconteçam. Penso que, quando a cidade dispor de uma infraestrutura descente, ela estará preparada para receber os turistas.

 

Quais são as suas principais preocupações para o início de mandato?

A minha maior preocupação com o início é ter a certeza de que o prefeito eleito poderá fazer um governo com tranqüilidade e sabedoria para buscar dias melhores para nossa cidade.Da minha parte não faltará empenho para que isso aconteça.

 

Plano Diretor: Politicamente há chance de fazer esta negociação até o fim de 2013?

Em relação ao Plano Diretor, acredito e até tudo farei  para que ao final de 2013 ele esteja pronto, após ampla discussão. Com certeza a Câmara terá sabedoria e dedicação suficiente para aprovar o que for bom para Laguna e nossa  gente.

 

 

 

Rodrigo Luz de Moraes (PR) – 921 votos

Currículo

Nascido em Laguna, em 02/12/1967. Filho do Economista José Paulo Wendhausen Moraes (Zé Moraes) e da Professora Claudete da Luz Moraes (Casa Rural). É casado com a Assistente Social Giovana Prudêncio Abraham Netto Moraes. Pai de Germano e Ignácio. Formado em Direito pela UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina -1992; Pós-Graduação pela Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina e Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB, Turma de 1993; Delegado da 3ª Conferência Nacional de Aquicultura e Pesca – Brasília-DF 2009; Procurador Geral Adjunto do Município de Laguna 2009/2012; Advogado militante na Comarca de Laguna e Produtor Rural pela COOPERSANTO.

 

Qual sua avaliação sobre o resultado das urnas? O que representa esta renovação na Câmara de Vereadores?

Em minha avaliação achei ótimo meu desempenho nas urnas e com reflexos positivos para meu Partido, o PR, que conseguiu dobrar o seu número de representantes no Legislativo lagunense. Fui o mais votado em nossa coligação e meu colega de partido o segundo mais votado. Isso demonstra que nosso partido se encaixa dentro das aspirações de mudanças manifestadas pelos eleitores. Temos crescido a cada ano e de forma contínua, consistente e orgânica. Os resultados das urnas deixam claro o desejo dos lagunenses de renovação, de novas propostas políticas. Há uma busca por uma política participativa, capaz de atender às demandas mais urgentes da nossa sociedade. O resultado geral das eleições retrata um sentimento de momento e por isso mesmo é que saí fortalecido das urnas, com a certeza de que todo político que possui aspirações futuras precisa passar por provações desta natureza.

 

Em seu ponto de vista, quais os grandes problemas da cidade? De que forma seria possível solucioná-los?

As pessoas estão preocupadas com a falta de qualidade de vida, com a destruição do meio ambiente, com a violência e com a pobreza. Hoje, com a internet, muitas delas têm acesso às novas idéias que circulam com grande velocidade pelas redes sociais e em outros meios de comunicação. Novas lideranças, como é o meu caso, foram eleitas reforçando este desejo de mudar. O município de Laguna tem potencial para o turismo profissional, para pesca profissional e para indústria em geral, sua situação geográfica e seus recursos e belezas naturais assim o qualificam, mas faltam estruturas de suporte necessárias. Pensando nestas estruturas de suporte e na população fixa é que podemos dizer que mais ações positivas na saúde, educação, segurança pública, transporte coletivo terrestre e marítimo, além de investimentos significativos nas estradas do município farão a diferença para satisfazer as necessidades básicas e os anseios da sociedade. Para tanto, a captação de recursos e a formação de equipe técnica capacitada para melhor executar as ações é condição essencial para o êxito da administração pública.

 

Quais são as suas principais preocupações para o início de mandato?

O mandato do vereador inicia no auge da temporada de verão, ou seja, com a “casa cheia”. Laguna tem aumento significativo na população flutuante nos meses de janeiro e fevereiro. As minhas principais preocupações no início do mandato são com “saúde” e segurança pública. Pretendo atuar logo de início de mandato nestes dois segmentos e fiscalizar as ações que deverão ser executadas neste sentido pelo novo mandatário do município já no início de 2013.

 

Plano Diretor: Politicamente há chance de fazer esta negociação até o fim de 2013?

O Plano Diretor, assim como a educação, faz parte de meus projetos de atuação no legislativo. O Plano Diretor, cuja elaboração foi realizada por empresa especializada e custeado como forma de aplicação de medida mitigatória pelos impactos causados pela duplicação da BR-101, incidentes nas respectivas cidades que não tinham Plano Diretor ou não o tinha atualizado, já foi objeto de inúmeras audiências públicas para debates antes mesmo de ser levado ao Legislativo municipal. Inexplicavelmente, pouca evolução aconteceu na Câmara Municipal para aprovação do projeto de lei que define o novo Plano Diretor do Município de Laguna. Vou colocar a disposição do novo presidente da Câmara à partir de 1º de janeiro, todo meu conhecimento e capacidade técnica para que ocorra fluxo de trabalho referente ao Plano Diretor, sendo que ocorrendo uma seção exclusiva por mês e outras três audiências públicas, tenho certeza que  até final de 2013 o novo Plano Diretor estará aprovado e apto para aplicação já no início de 2014.

Deixe seu comentário