Letícia Zanini

Evite a ressaca comportamental!

Passamos pelo Carnaval e por tradição sabemos que em nosso país esta era uma das festas mais esperadas pelos brasileiros antes da pandemia. Bem, este ano foi diferente, mas a reflexão acerca da ressaca ainda é válida. E obviamente, não me refiro àquela dor de cabeça, desconfortos, náuseas, de quem bebeu excessivamente – essa é óbvia. Mas sim, a ressaca moral, provocada por comportamentos indesejados.
A ressaca química é ocasionada por efeitos provocados pelo álcool dentro de cada um de nós. Mas aqui, me refiro à moral. Conhece? Já teve? Já ouviu algo sobre? Ah, já sei, você tem um amigo próximo que já teve a tal ressaca moral que nada mais é do que aquela sensação de tristeza e irritabilidade por comportamentos inadequados.
Atribuímos a expressão a alguns comportamentos dos quais nos arrependemos. Na atualidade, podem ser representados por alguma exposição nas redes sociais, assim, imagine a seguinte cena, você no calor da emoção já participou de discussões extremistas ou conflituosas nas redes? Ou de alguma forma expôs seu trabalho, empresa, colegas e depois se sentiu mal ou se arrependeu? O que eu tenho para lhe dizer é: cuidado, a ressaca do carnaval vai passar, mas os comportamentos que lhe geram ressaca moral podem comprometer sua imagem pessoal e profissional.
Essa sensação psicológica ruim, é consequência de um momento ou de uma situação desagradável que se tenha vivido. Essa sensação desagradável é um alerta interno que sinaliza que você tem consciência que agiu contrariando seus valores e, como consequência, sente-se mal, culpado.
Porém, há um ditado que diz que não adianta chorar pelo leite derramado, de fato, não adianta chorar, mas vale à pena refletir. Assumir que você fez algo que não foi legal é o primeiro passo, sem se vitimizar, já que isso não resolve nada.
O bacana é refletir acerca do seu possível aprendizado diante do acontecido, não apenas pós ressaca moral, mas no cotidiano, fazer autogestão, e pensar sobre o que provocou comportamentos como tratar alguém com indiferença, forçar elogios, não atingir resultados e não ter tempo para você. Lembre-se: se não quer sentir ressaca moral, pare de agir no automatismo. Reflita antes de agir!

Por Letícia Zanini – Psicóloga Mestra em Desenvolvimento Socioeconômico Educadora Executiva

Deixe seu comentário