Cultura Variedades

Exibição de documentários: Festival Planeta.Doc em Laguna

Com apoio da Udesc, a segunda edição do Festival Internacional de Cinema Socioambiental (Planeta.Doc), que começou segunda-feira (26), em nossa capital, também incluiu Laguna (no Cine Teatro Mussi) que, junto com Ibirama, terá a exibição de 80 filmes nacionais e internacionais, a partir do próximo dia 9 até o dia 13. De acordo com Mônica Linhares, produtora cultural e diretora do evento, o Planeta.Doc busca sensibilizar a sociedade para as questões ambientais e promover a reflexão sobre as alternativas que estão sendo geradas para melhorar a qualidade de vida em todos os continentes. “Procuramos revelar e debater com a sétima arte qual a dimensão do impacto ambiental em todos os continentes, evidenciando as inovações em áreas como energias renováveis, produção de alimentos, reciclagem, construções sustentáveis, saúde e políticas públicas”, explica. Entre as produções internacionais estão ‘Planetary’, de Guy Reid (seleção oficial do Washington DC Film Festival), ‘Love Thy Nature’, de Sylvie Rokab (ganhador do Cosmic Angel 2015), ‘Transgenic Wars’, de Paul Moreira (vencedor do FICA 2015), ‘O Sal da Terra’, de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado (ganhador do César de melhor documentário). Dos brasileiros, ‘O Menino e o Mundo’, vencedor do Prêmio Cristal no 38º Festival de Cinema de Animação de Annecy, na França, considerado o maior prêmio mundial da categoria, e ‘O Veneno Está na Mesa II’, novo documentário de Silvio Tendler.
Programação
Além da mostra ao grande público estão previstas exposições fotográficas, peças teatrais, palestras e debates com diretores e cineastas de todo o mundo. “Não se trata somente de um festival sobre o planeta, mas sobre nós mesmos e sobre nossa forma de ver o mundo”, acrescenta. O festival também terá a Mostra de Diretores Prestigiados, como Beto Brant, com seu filme ‘Eu receberia as piores notícias dos seus tristes lábios’, estrelado por Camila Pitanga, o peruano Javier Corcuera, entre outros. A programação contará ainda com a Mostra de Filmes da Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e do Institut Français, composta por oito filmes, entre eles, ‘Planet Glace’, ‘Clevelent contre Wall Street’, ‘Five Broken Cameras’ (selecionado no Sundence Festival). A Mostra do FICA – Festival Internacional de Cinema Ambiental – também está na programação, com a exibição dos filmes vencedores, entre eles, ‘Transgenic Wars’, ganhador da última edição. Realizado desde 1999 em Goiás, o FICA é o mais antigo festival socioambiental do Brasil e membro-fundador da Green Film Network, rede mundial de festivais de cinema ambiental.
Premiação Planeta.Doc
Também estão abertas as inscrições para a premiação internacional que escolherá os melhores filmes de documentário e animação de curta, média e longa metragem nas categorias Planeta.Doc Internacional (10 filmes vencedores) e Planeta.doc Brasil (5 filmes vencedores). Mais de 500 obras de 66 países já estão inscritas e os interessados têm até o dia 1º de dezembro para enviar o material pela plataforma https://filmfreeway.com/festival/PlanetaDoc. O júri internacional fará a escolha dos vencedores em janeiro e fevereiro, com entrega dos prêmios em março de 2016.
Cine Teatro Mussi
Segunda-feira (9)
10h30 – O Menino e o Mundo
15h – Lançamento do livro “O Pescador Braz” de Thales de Oliveira.
15h30 – O Último Oceano / 19h – A Guerra dos Transgênicos / 21h – Planetário.
Terça-feira (10)
10h30 – O Menino e o Mundo / 15h30 – A Lei da Água / 19h – Thule Tuvalu / 21h – A Última Chamada.
Quarta-feira (11)
10h30 – O Menino e o Mundo / 15h30 – Amazônio Desconhecida / 19h – Snake Dance / 21h – Todo o Tempo do Mundo.
Quinta-feira (12)
10h30 – O Menino e o Mundo / 15h30 – Bidder 70 / 19h – Gelo Negro / 21h – A Escala Humana.
Sexta-feira (13)
10h30 – O Menino e o Mundo / 15h30 – Como Mudar o Mundo / 19h – Ame a Natureza / 21h – O Sal da Terra.

Deixe seu comentário