Letícia Zanini

Frio, quente ou morno?

Quem já teve a sensação de ser metade daquilo que pode ser? De se entregar menos do que deveria? Se você se identificou, não pare, continue a leitura. Com certeza a reflexão será válida. E, para acrescentar mais em nossa reflexão, trago um trecho da Bíblia que diz o seguinte: “porque tu és morno, e não és frio e nem quente, hei de vomitar-te” (Apocalipse 3,16).

Esse trecho nos faz refletir sobre o quão em cima do muro ficamos em determinados momentos de nossas vidas. Assim é a arte de escolher, estar sempre entre dois caminhos. Por exemplo, você é católico? Então você pensa: “Sou, mas não praticante” Então você está em cima do muro. Para Deus, isso não existe. Ou você é 100% ou você não é.

Escolher ser morno é escolher ser mais ou menos competente, religioso, profissional, amigo, etc. É preciso ter coragem para ser quente ou frio. Isso significa que você precisa ter e, principalmente, bancar seus posicionamentos. Porque quem é morno não opina, não questiona, não luta pois está sempre esperando que alguém faça algo a respeito de uma determinada situação.

É preciso ter coragem para deixar de ser expectador e virar protagonista. É preciso querer fazer o melhor com os recursos que você tem e não apenas o possível. Mário Cortella, diz que uma vida medíocre é uma vida em que se escolhe fazer apenas o possível quando se pode fazer o melhor. E o melhor, não é o melhor do mundo mas o melhor com os recursos que você tem. As pessoas mornas são medíocres, geralmente fazem o possível e não o melhor. Economizam atitudes, afeto e conhecimento. E esses ingredientes quem os guarda, perde.

Quem é quente ou frio define a sua essência com clareza. Sabe que para escolher determinada situação deverá renunciar outras e ponto final. São pessoas que definem suas decisões e sabem que todas elas terão consequências, mas desta forma, encontram resultados. Enquanto pessoas mornas aguardam o resultado.

E aí, quer ser morno, quente ou frio?

A escolha é sua.

Por Letícia Zanini – Master Coach, Psicóloga e Diretora da Perfil Dois Coaching e Assessoria.

Deixe seu comentário