Happy Hour

Happy Hour 11/11

Qual o sentido da vida? Eu te digo!

Talvez esta seja uma das grandes questões da humanidade. Uma pergunta que todos vêm tentando responder, cientificamente ou com base na fé. E até hoje nem a ciência nem a fé chegaram perto de responder com extrema exatidão esta questão. Então você não imagina que eu teria a jactância de querer responder e assinar como definitiva a minha opinião, não é mesmo? Realmente, não tenho essa intenção. No entanto, acredito que, se um grande pensador ou cientista não previu esta resposta, deveria analisá-la, pois imagino estar no caminho para responder esta tão enigmática questão.
Você, neste momento, deve estar tal qual um um cão em frente a uma máquina de assar frango. Onde o frango é a resposta que você espera que eu lhe entregue. Mas pare de babar e aguente firme. Preciso também criar um pequeno suspense.
Mas já entrando, de fato, em nosso assunto. Você já se perguntou por que você está aqui? O que faz na terra? Já foi mais longe e perguntou o que cada ser vivo presente neste planeta e, quiçá, no universo faz? O que todos nós, seres vivos, temos em comum?
Talvez algumas pessoas se percam na busca por esta resposta, pois tentem analisá-la apenas do ponto de vista do ser humano. É como imaginar o universo levando em conta apenas o sistema solar. É algo simplista e parvo.
Mas da mesma forma que um dia pensamos que o universo era somente alguns planetas, luas e cometas nas redondezas, talvez cometamos os mesmos erros ao buscar o sentido da vida. Talvez não estejamos conseguindo enxergar o que há além do nosso ‘’sistema solar’’. Por isso te convido a ir comigo para além do universo conhecido e pensar adiante.
Então se precisamos buscar um ‘’sentido para a vida’’, de tudo que se conhece como ‘’vida’’, temos que pensar em outros animais, seres e substâncias. Tudo que tem vida tem um sentido.
Aqui, faço um parênteses para esclarecer que o tal ‘’sentido da vida’’ que me refiro, é algo presente em todos, querendo ou não. Não é como uma missão ou um objetivo de vida, como por exemplo: ter sucesso, ganhar um prêmio, fazer um trabalho reconhecido. Não. O sentido da vida é aquilo para o qual já nascemos destinados e não mudará nunca. Ficou difícil captar? Aguenta firme! Tudo irá se clarear!
Quando você nasce, qual sua certeza? Que vai crescer e em determinado ponto morrer, correto? Todos os seres vivos se assemelham nisso. Um vírus que nasce tem como objetivo viver o máximo de tempo possível e se replicar. Ele nasce, cresce, se multiplica. O DNA de um vírus vai evoluindo e sofrendo mutações. O objetivo dele a cada ciclo é ficar mais forte e lutar para que continue vivo.
Desde as primeiras células que nasceram em nosso planeta, todas tem um objetivo: Se multiplicar e evoluir. Foi assim que um punhado de átomos virou uma substância, que formou células, que geraram um ser mais complexo, que passou a ter um DNA, que logo se tornou um ser vivo e, mais adiante, um animal.
Talvez você já tenha captado a essência. Se já pegou, parabéns! Talvez eu não seja o único maluco a devanear sobre isso.
No entanto, aquilo que você está querendo saber ao longo de tantas linhas, em uma resposta simples, rápida e objetiva está aqui: Qual o sentido da vida? Posso até estar errado. Mas tendo essas e algumas outras ideias em mente, só consigo imaginar que o sentido da vida de cada ser vivo é: aprender!
Aprender pra sempre, sempre mais, até não haver mais nada pra aprender. Aí teremos chegado ao fim dos fins. Talvez, aí tudo resete e volte de novo ao zero. Mas a busca incessante de todo ser é pelo aprendizado e evolução. Foi aprendendo que uma pequena célula virou um ser vivo. E foi aprendendo que este ser vivo conseguiu sobreviver, procriar e evoluir. Aprendemos com o tempo, com as experiências, com as frustrações. Aprendemos a entender o mundo e o universo ao nosso redor. Aprendemos a viver mais, a aprender mais rápido e mais coisas. Aprendemos a evoluir. Talvez estejamos na frente do processo de aprendizado e evolução, se comparados a outras espécies. Talvez logo consigamos tanto aprendizado que teremos entendido tudo sobre o universo e sobre a vida. Assim, depois de aprender tudo que podemos sobre todos os assuntos, talvez sejamos imortais. Já vamos ter aprendido todos os segredos do nosso organismo, dos vírus, das doenças, da vida e da morte.
Então quando tivermos aprendido tudo, o que restará? Nada, provavelmente. Não há sentido em viver, senão para aprender, evoluir e buscar sempre ser melhor.
Então, se este é o sentido da vida, é simples entender nossa missão: Não podemos nunca parar de aprender e evoluir. Em tudo que fazemos. Sempre há algo para aprender e melhorar. E se você já aprendeu tudo sobre algo, provavelmente aquilo perdeu todo o sentido. Quando sabemos de tudo, este tudo vira nada!
Talvez o sentido da vida seja realmente sempre aprender e evoluir, porém nunca estar completo. O que está completo, está finalizado. O que está finalizado, acabou. E eu ainda não acabei. Você acabou?

Deixe seu comentário