Perfil

Juliana Serafim Joaquim

Há 11 anos na área da educação, a tubaronense Juliana Serafim Joaquim responde atualmente como coordenadora de Nível do Colégio Stella Maris. Aos 34 anos, a filha de dona Marcia e de “seo” Jucemar conta aos leitores um pouco de sua trajetória profissional: “Antes de entrar na área da educação, trabalhei no segmento de design gráfico. Cresci em meio a gráfica do meu pai, então sempre estive envolvida neste ramo. Nunca deixei de nutrir uma paixão pela área das exatas, o que me fez ingressar no curso de Matemática. Quando vi já estava lecionando”, explica.
O fascínio por transmitir o conhecimento para outras pessoas, Juliana garante que traz consigo há muitos anos: “Já na infância amava brincar de professora. Quando estudava, sempre ajudava meus colegas nas atividades, principalmente na disciplina de Matemática. Através disso descobri que tinha vocação para ensinar”.
Casada com Antônio Laércio, mãe de Júlia, a focalizada ainda é pós-graduada em Educação Matemática e possuí graduação também em Pedagogia, além de estar cursando Psicopedagogia Clínica e Institucional: “Algumas noites da semana, após o trabalho, continuo estudando. Acredito que nós, profissionais da área da educação, devemos sempre estar nos aperfeiçoando”.
Quando questionada sobre os maiores desafios enfrentados por quem atua no ramo, avalia: ” Considero que hoje o maior desafio é a velocidade das mudanças e inovações, principalmente na área da tecnologia, onde cada professor tem o dever de se aperfeiçoar constantemente, para conseguir cativar seus alunos e trazer outras novidades para as suas práticas em sala de aula”.
Se pudesse voltar no tempo? Juliana garante que faria tudo da mesma maneira: “Sem dúvidas seguiria exatamente a mesma profissão, pois amo o que eu faço, adoro o convívio com os alunos e profissionais da educação, me identifico e não trocaria por nada”.
Nas horas de folga, ela procura conciliar seu tempo: “Durante a semana minha rotina é bem puxada. Nos dias de descanso, gosto de curtir a minha família, passear ao ar livre sem deixar de estar em constante pesquisa”.

Deixe seu comentário