Contraponto

Laguna plantando pitaya

Gente de fora: Prefeito diz que é pensar pequeno

Ao participar do já habitual “Café com o Prefeito”, nas segundas-feiras, dentro do programa Rádio Revista, com Batista Cruz, pela Difusora, ao ser questionado sobre nota que saiu aqui, relatando opiniões de leitores que questionam a vinda de gente de fora para ocupar cargos comissionados na atual administração, o prefeito Samir respondeu que “ganhou as eleições” e ponto final. Disse ainda que isso é pensar pequeno, provincianismo e o que interessa é o resultado. A saber de como pensa o prefeito, se o seu pensamento vale também para comprar em comércio de fora, em vez de prestigiar os estabelecidos em Laguna.

Diferentemente do que pensa o alcaide, numa cidade bem próxima da nossa, convidar alguém de Laguna para ocupar cargo de primeira escalão, sem chance.

De qualquer forma, continuaremos ouvindo e registrando pensamentos dos que divergem do prefeito, certamente, sempre com o intuito de construir…..

Lembrando que o registro da história obrigatoriamente passa pelo JL.

 

30 mil doses

Passando pela Câmara, e nem poderia ser diferente, o projeto de lei 009/2021, que ratifica protocolo de intenções, firmado entre municípios brasileiros, aí incluída Laguna, com a finalidade de adquirir vacinas para combate a pandemia do coronavírus. A registrar que a prefeitura da cidade juliana anunciou a aquisição de 30 mil doses da Sputinick.

De acordo com informações da FECAM-Federação Catarinense de Municípios, que comanda o grande consórcio, os russos devem confirmar a compra ainda hoje,26 que a partir daí, terão de 15 a 20 dias úteis para colocar o imunizante no Aeroporto Hercílio Luz. Ação das mais positivas do prefeito Samir e que certamente conta com o apoio da gente lagunense.

 

Cobertura de esgoto

Indicadores diversos de abastecimento de água e de coleta e tratamento de esgoto, colocam Laguna numa situação muito boa na Amurel, cobrindo 97% com o fornecimento de água e 65% na coleta e tratamento de esgoto. Em nossa região, apenas São Ludgero tem índices melhores.

Rompimento

Quanto a falta de água no sábado à tarde, especialmente no Mar Grosso, segundo o gerente local da Casan, engenheiro Diego de Souza, foi em função do rompimento de rede na rua José Calazans, mas resolvido no mesmo dia.

 

Vacina, sim!!

A secretaria de Saúde de Laguna, iniciou esta semana a vacinação contra coronavírus para os idosos com mais de 70 anos. Devidamente agendada por telefone a ação está descentralizada nas comunidades com sala específica para este fim, conforme cronograma.

Hoje, 26, das 17h às 20h estarão atendendo nas Salas de vacina do ESFs Campo de Fora (idosos cadastrados nesta unidade), Progresso (idosos cadastrados nos ESFs do Progresso e Esperança), do Mar Grosso (idosos cadastrados nesta unidade), do Magalhães (idosos cadastrados nos ESFs Magalhães e Vila Vitória), do Portinho (idosos cadastrados nesta unidade) de Cabeçuda (idosos cadastrados nos ESF de Barranceira e Cabeçuda).

Antes, também hoje, 26, mas das 8h às 16h, nos ESFs de Ribeirão Pequeno e de Caputera, envolvendo as respectivas regiões.

 

Laguna plantando pitaya

A exemplo de Turvo, Sombrio e Forquilhinha, também em Laguna ganhando área, a plantação de Pitaya, fruta dos países asiáticos Indonésia e Vietnan e cujo preço chegou a R$ 30 e hoje uma unidade a R$ 3.

O advogado e historiador Adilcio Cadorin, é quem está à frente dessa nova atividade na cidade.

 

JORGE LUIZ CARDOSO

Com pesar, ainda que um pouco tarde, registramos o falecimento de Jorge Luiz Cardoso, 64 anos, que por muito tempo comandou a partir de Imbituba, os jornais O Liberal e Nosso Povo. Deixou a esposa, Cida, os filhos Felipe e Victor e um neto.

Deixe seu comentário