Geral

Lagunense tem série na Netflix

“Num universo onde o som não existe, jovens surdos enfrentam os desafios de uma sociedade desenhada apenas para ouvintes.” Esta é a sinopse de Crisálida, a primeira série de ficção, em Libras e Português, realizada no país, que estreou na Netflix (Brasil e Portugal), no dia 1º de maio.

Ao retratar situações familiares, sociais e psicológicas vividas por surdos, Crisálida cruza narrativas e personagens, e evidencia como o contato com a língua de sinais é o agente transformador dos envolvidos num universo visual. Pioneira ao empregar uma linguagem bilíngue no conteúdo ficcional de entretenimento, a produção catarinense promete modificar a tradicional percepção sobre os surdos, que segundo o IBGE (2010), somam cerca de 9,7 milhões no nosso país.

Fruto do Prêmio Catarinense de Cinema, Crisálida é realizada numa parceria entre a Arapy Produções, a Raça Livre Produções e a TVi Televisão e Cinema. Trailer oficial: https://vimeo.com/195934331

Promo Netflix: https://vimeo.com/412455114

Saiba Mais

O projeto da Série Crisálida foi criado em 2014, pela lagunense Alessandra da Rosa Pinho, aluna de Letras Libras na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). No mesmo ano, foi vencedor do Edital do Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis para a produção do episódio piloto. Dirigido por Serginho Melo e com fotografia de Edison Fattori, estreou no Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM) e teve excelente aderência junto ao público, recebendo convites para festivais e eventos da comunidade surda.

Por conta desse sucesso, o episódio piloto foi reeditado resultando no curta-metragem Crisálida. Exibido em festivais, o filme recebeu prêmios. Entre eles, o Prêmio Exibição do Festival Internacional de Cinema Infantil; Melhor Montagem na Mostra SESC de Cinema; e Menção Honrosa do Festival de Cinema Infantil. Atualmente, o curta está licenciado para a TV Brasil e disponível nas plataformas on line: Videocamp, Filmes que Voam e Kinobox.

Paralelo à divulgação do curta, o projeto da Série Crisálida foi ampliado para o público adulto e desenvolvido com a parceria de três produtoras: A Arapy Produções, do jornalista Paulo Markun; a Raça Livre Produções, da autora e produtora Alessandra da Rosa Pinho; e a TVi Televisão e Cinema, da jornalista Laine Milan.

Em 2016, o projeto foi contemplado no Prêmio Catarinense de Cinema para a produção de 4 episódios de 30 minutos. A pré-estreia da Série Crisálida, foi em dezembro de 2018, na mostra Surdocine, do Festival Internacional 7º Curta Brasília. Após a exibição, houve um produtivo debate com a plateia que ficou super empolgada com o que assistiu na telona. Em 26 de setembro de 2019, estreou na TV Cultura, e teve uma excelente repercussão junto ao público e à imprensa. A partir disso, um novo produto foi criado, originando o longa-metragem “Crisálida – O Filme”, destinado a mostras e festivais.

Recentemente, o projeto da Série Crisálida foi contemplado no Prêmio Catarinense de Cinema 2019, para a produção da segunda temporada. A previsão é ser realizada no ano de 2021.

Ficha Técnica

Ficção. Drama.

Classificação Indicativa: 14 anos.

Elenco (ordem alfabética): Alexandre Bet da Rosa Cardoso, Angela Eiko Okumura, Chico Caprário, Cleiton César Ribeiro Antunes, Harry Adams, Joanna Bruna Tiepo, Leandro Batz, Marco Stroisch, Milena Moraes, Miriam Royer e Thiago Teles.

Foram produzidos até o momento: 4 episódios de 30 minutos.

Produção: Arapy Produções, Raça Livre Produções e TVi Televisão e Cinema.

Autoria: Alessandra da Rosa Pinho.

Direção: Serginho Melo.

Produção Executiva: Alessandra da Rosa Pinho, Leila Chagas e Laine Milan.

Fotografia: Edison Fattori.

Trilha Original: TumdumMC, Binho Manenti e Junior Antonini.

Distribuidora: Encripta Brasil.

Direção de Arte: Gabriel Garcia.

Direção de Produção: Nora Carús.Consultoria Criativa: João Gabriel Duarte Ferreira, Felipe Mucci e Paulo Markun.

Montagem: Luis Felipe Lacerda Franco e Serginho Melo.

Artista Digital: Alessandro Silvas.

Color Grading: Alan Porciuncula.

Mais informações em: www.seriecrisalida.com.br

Deixe seu comentário