Contraponto

Lembranças

MDB com nova executiva

Com eleição de seu diretório e executiva, no sábado,19, o MDB teve mais uma de suas movimentadas convenções, tudo com muita discussão. Ao final foi eleito novo presidente, o advogado Antônio Luiz dos Reis, 1º vice Silvania Cappua Barbosa, 2º vice Célio José de Medeiros, secretário Renato de Oliveira, adjunto Antonio Michel Laureano, tesoureiro Walmor Packer e vogais Deise Cardoso e André da Rosa.

 

 

Os Füchter em novos caminhos

Uma família que, tendo atuado  por 60 anos no comércio automotivo, aliás liderando, inicialmente a venda de carros da Volkswagen em Tubarão e Laguna, e depois, da Citröen, com lojas em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, agora ingressa no ramo tecnológico, na StarFact, The Startup Factory, nova empresa com atuação no Brasil e nos Estados Unidos. Enquanto um dos irmãos, Rodrigo, reside em Miami, onde acontece o desenvolvimento tecnológico dos aplicativos que serão lançados no mercado.

Sabe-se que o primeiro produto da nova empresa, com sede em nossa capital, é o Carprix, um aplicativo destinado a concessionárias e lojistas independentes.

 

 

Lembranças

Caro Marcio Carneiro,

Muito boa matéria referente ao médico Abelardo Calil Bulos, que conheci pessoalmente; uma vez foi candidato de Laguna, a época do Paulo Carneiro, creio na eleição do Alberto Crippa, PSD, ganhou do Silvio Moreira, tio do Eduardo, que correu pela UDN; se não foi nesta, em outra disputou, e a querida Naná e Xaxá que foi cliente do BB, à época que fui Diretor Geral de Credito, quando lamentavelmente não pude atender pedido do Armando Calil Bulos, irmão do Abelardo, nos idos de 1986.

Lembro do Xaxá, filho do Abelardo, irmão da Naná, gostava de lutar box com os colegas, regulava com minha idade.

A querida Naná tem um filho, que a última vez que fui a procissão de Santo Antônio, o mesmo vestido de Pai de Santo no altar participava do culto.

O Armando grande amigo, deputado pelo PSD, de 1947-50, não reeleito porque não se preocupou muito com a campanha, acompanhei sua vida até o fim, filho do velho Paulo Calil, da Loja Paraiso e do Hotel Mar Grosso, a época das grandes trovoadas de Laguna que espantava o pessoal do Mar Grosso, nos idos de 1950. Quando garoto morei em Laguna, meu pai Diretor do Cobrasil de 1937-1942, quando se iniciou o primeiro porto carvoeiro de Laguna, e o meu pai retornou depois para instalação do guindaste em 1946-51, quando mudou para Florianópolis.

Armando Calil, nascido em 1910, formou-se em Curitiba e sua esposa Nair, morava no Saint Lair, 283, creio, foi considerado o primeiro orador universitário em 1940, e depois não reeleito deputado, foi assessor da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, quando criado cargo em 1950, mais tarde conselheiro do Tribunal de Contas, hoje seu nome vai na principal avenida da entrada da praia dos Ingleses, morou no Hotel Majestic, em Florianópolis, até mudar para apartamento nos fundos de uma rua atrás da Praça Getúlio Vargas, faleceu por volta de 1990, sempre lúcido e querido amigo. Tinha cacoete quando ficava nervoso, mascava miolo de pão.

Sua irmã, Odete, no Rio, várias vezes lhe foi útil em assuntos financeiros e na campanha de 1950, quando buscou a reeleição, teve um fato histórico que poucos conhecem; tinha recebido apoio da Odete para campanha, mas passou em Santos e parece que deixou no Cassino.

Tive a liberdade de levá-lo a Laguna em um carnaval no Clube Blondin, quando saímos daqui de táxi, eu, ele e um amigo, as estradas cheias de buracos, e ele declarou: “a vida é um buraco e assim são as estradas de Santa Catarina”, a época do seu adversário Irineu, ex-Governador pela UDN, Senador e pai de 3 grandes figuras, PKB e JKB cidadãos da republica e Roberto, grande banqueiro, todos vivos para nossa satisfação. O Jorge foi Governador, Senador, Ministro e um dos maiores articuladores políticos do Brasil, mora no mesmo prédio que eu, e na Praia Brava também tem apartamento no mesmo condomínio que eu, para minha satisfação.

Você faz muito bem em recordar as figuras antigas da Laguna.

Lembro do Jornal O Albor, um dos mais antigos, se não o mais antigo, o Correio do Sul, do João de Oliveira, pai do Volney Colaço de Oliveira, procurador da república, advogado, ex-presidente da Assembleia Legislativa, gravemente enfermo, residindo na praia de Jurerê, e da irmã Ligia que foi professora no ginásio de Laguna, o Vamiré e Vanio, médicos e Vinicius, promotor público em Blumenau por muitos anos, e do Jornal Sul do Estado, creio eu este nome, mais ligado ao PSD.

Carlos Mussi, casado com a irmã do Abelardo, Helena Mussi, pais do Amir Mussi, grande advogado, meu colega em Curitiba, grande orador, do Mengálvio e do Carlinhos. Carlos Mussi era irmão do João Dib Mussi e Mussi Dib Mussi, cunhados da Joana Mussi, proprietária do palacete no Mar Grosso, à época que se passava na rua nova, antes das chácaras do Bertholdo e do Giocondo Tasso, que perdeu os dedos em 08/05/1945. Comemorando o término da guerra, era filho do Torquato Tasso, prefeito do PSD, no tempo do Nereu, pai do Jacopo, recentemente falecido, do Norton meu colega, General de Brigada em Campo Grande, e do Nori.

Graças a Deus a memória me favorece.

Agradeço a publicação da foto da minha nora e meu filho Marcello, em almoço na casa deles, ele como presidente da Acaert em um projeto Momento Brasil, que já trouxe o nosso Vice-presidente Mourão, General 4 Estrelas, grande conhecedor do mundo, o grande Ministro Sergio Moro, que mudou a história do judiciário brasileiro, hoje cidadão mais querido do país, pelas suas ações, Rodrigo Maia, presidente da Câmara Federal e o Secretário de Segurança Nacional e membro da equipe do Ministro Sergio Moro, o General Theophilo.

Esta mensagem ditando rapidamente a minha secretaria executiva, sem rever.

Abraços,

Mario José Gonzaga Petrelli | Fundador e Presidente Emérito do Grupo RIC PR SC

Deixe seu comentário