Contraponto

Moreira com a juventude

Moreira com a juventude

Sempre ativo e recebendo com a habitual atenção, em Florianópolis, o nosso sempre governador Eduardo Pinho Moreira, na segunda-feira, 1º, teve um encontro com juventude de Içara, Max Mello e Eduardo Sorato, e Urussanga, Leonardo Felipe, além do Vereador Filipe Schmidtz, de Antônio Carlos.

 

Reforma Tributária

Com o tema “Impactos da nova Reforma Tributária nos municípios catarinenses”, a FECAM-Federação Catarinense de Municípios iniciou ontem, 4, por Chapecó, encontros em todas as regiões do Estado, com o presidente da entidade, prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, mobilizando os gestores a acompanharem a movimentação. Na Amurel, o encontro será realizado em Tubarão, às 14h do próximo dia 19.

 

Conselho Tutelar

Marcada para 6 de outubro, das 8h às 17h, a eleição dos novos conselheiros tutelares do Estado, aí incluída Laguna. Ao todo, 1,5 mil profissionais serão eleitos em SC, dos quais, cinco em nossa cidade, com mandato de duração de quatro anos, com início em 10 de janeiro de 2020 até 9 de janeiro de 2024. Aqui, dos inscritos, três foram indeferidos, permanecendo aptos 32.

 

Som do Anjinho

Adriano Lopes Cardoso, o conhecido Anjinho, de Anjo Som, com um trio elétrico de dar inveja aos grandes centros, está prestando seus serviços a evento paralelo a Copa América em Porto Alegre, na arena instalada  próxima ao Beira-Rio, estádio do Sport Club Internacional. Lembrando que ele, seguido, tem sido contratado para eventos na famosa e poderosa avenida Paulista, em São Paulo.

 

PSL

250 integrantes do PSL – Partido Social Liberal, de várias cidades da região, no sábado, 29, participaram em nossa cidade, de encontro regional na Sociedade Recreativa 3 de Maio, inclusive com novas filiações. Tendo à frente o deputado estadual lagunense Felipe Estevão, o evento tratou das eleições do próximo ano e possíveis mudanças no diretório estadual, saindo da presidência, Lucas Esmeraldino e entrando o deputado federal Fábio Schiochet. Na Comissão Provisória em Laguna, assumiu Antônio Estevão, tendo na vice Pastor Marcos Geraldino. Para a cidade, de positivo, também, foi o anúncio de que em 20 dias (hoje já seriam 14) para o nosso Terminal Pesqueiro ser encampado pela SC Par. Ah! Também falaram em ponte do Pontal. Bom, aí já é muita conversa….

Pesca extrativista

Durante a sessão de 3ª feira, 2, da Assembleia Legislativa, o deputado estadual lagunense, Felipe Estevão (PSL), defendeu a pesca extrativista como instrumento para o desenvolvimento econômico de Santa Catarina. Para ele, a proibição da pesca da tainha neste ano foi feita com base em achismos e compromete a pesca em todo o Estado. “É uma luta árdua a que enfrentamos para fomentar a pesca extrativista”, disse. “Ela esbarra na falta de gestão, em portarias ultrapassadas”.

 

Resultados do IGM

Balneário Camboriú, é a 5ª melhor cidade do país no Indice de Governança Municipal (IGM), entre municípios com mais de 100 mil habitantes e PIB per capita acima de R$ 28,9 mil. É a melhor colocada de Santa Catarina, entre as grandes cidades com nota 8,42. Também no grupos das cidades com mais de 100 mil, a vizinha Tubarão estã em 108 lugar, com nota 6,77. O IGM considera dados públicos nas áreas de saúde, educação, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, transparência e segurança. Devidamente separadas por grupos, com população maior ou menor, trazendo as informações para a “nossa paróquia”, Laguna aparece em 475º lugar, com nota 5,8, Imbituba em 469º, com nota 5,86, Capivari de Baixo, em 393º e nota 6,64, sendo destaque neste grupo, Garopaba, que aparece no confortável 15º lugar, com nota 8,28 e em grupos praticamente iguais, Pescaria Brava em 1244º, com nota 5,89 e Imarui em 1063º, com nota 6,76. À nível de estado, Joaçaba é a 2ª no país entre as cidades de 20 mil a 50 mil habitantes e Concórdia, também em 2º, mas entre as cidades de 50 mil a 100 mil habitantes. É isso…

Deixe seu comentário