Cultura

Museu ganha telas de Martinho de Haro

Esta semana novas doações foram recebidas pelo Museu Anita Garibaldi. São duas telas, uma pintada pelo artista de fama internacional, Martinho de Haro e outra por Zuleika Maria Duarte Varella, artista e viúva do saudoso desembargador João Eduardo Souza Varella. A entrega das obras foi realizada na tarde de terça-feira (2), no gabinete do prefeito Everaldo dos Santos e contou com a presença do secretário de Turismo, Lazer e Comunicação, Iberê Aguiar Jacques e do jornalista Marcio Carneiro.
A tela pintada há mais de 70 anos por Martinho de Haro é o retrato de dona Itamar de Souza Varella, mãe do desembargador João Eduardo. A outra obra é uma pintura do antigo casarão dos pais, Itamar (de Souza) e Antonio Nunes Varella, e dos avós do desembargador, Aurora (Bortoluzzi) e João Tomaz de Souza. Lembrando que em 1968 a residência foi demolida para a construção da agência atual do Banco do Brasil.
Zuleika, explica que após a perda do marido, em 2014 saiu da casa onde moravam para um espaço menor. “Nossa casa em Florianópolis era muito grande. Optei por um apartamento menor e fiquei sem espaço para essas e tantas outras peças. Como fazem parte da história do município, meu primo Edison Piccoli, sugeriu que ambas fossem doadas ao Museu de Laguna. Fiquei muito satisfeita com a ideia”, relatou.
O quadro do antigo casarão da família do desembargador ficava no gabinete dele, no Tribunal de Justiça de Santa Catarina e foi pintado por Zuleika a partir de relatos e uma foto em preto e branco. “Ele era apaixonado por essa cidade. Sei que muito ficaram tristes quando a casa foi derrubada. Pintei essa tela para presentear ele. Quando estava quase acabando, recebi a foto. Fiz quase tudo com base de pesquisa e relatos de quem conheceu o lugar”, revelou.
O prefeito Everaldo dos Santos elogiou a doação ao Museu. “O desembargador João Varella era uma pessoa muito querida. Essas obras que contam um pedaço da história dele e de Laguna são um grande presente. Ficamos muito felizes com essa doação”, pontuou.
O secretário Iberê Jacques, de Turismo e Comunicação também agradeceu a confiança da família em deixar o Museu responsável pelas obras. “Mais uma vez mostra que as pessoas valorizam a cultura da nossa cidade. A obra de um famoso artista, retratando a figura de uma importante família do município e outra uma casa que, hoje, teria um valor histórico inestimável, com toda a certeza vão valorizar o nosso acervo”, avalia.
Quem foi João Eduardo Souza Varella
Natural de Joaçaba, ex-presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), João Eduardo de Souza Varella e presidiu a entidade entre fevereiro de 2009 e de 2010, e que como tal assumiu o cargo de governador do Estado entre 21 de janeiro e 1º de fevereiro de 2010. Varella também foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), na de 2008 a 2009. Ele faleceu aos 74 anos, em 9 de fevereiro de 2014.
Martinho de Haro, um artista catarinense de renome mundial
Martinho de Haro nasceu em São Joaquim no ano de 1907 e faleceu em Florianópolis em 1985. É conhecido por pinturas de paisagem, costumes regionais, a figura e a natureza-morta. Em sua grande maioria retratam Florianópolis. Aprendeu técnicas de pintura com grandes nomes brasileiros e em uma viagem à França foi companheiro de artistas como Di Cavalcanti, Noêmia Mourão e por algum tempo, Orlando Teruz.

Deixe seu comentário