Letícia Zanini

Natal e ensinamentos para vida e carreira

Nessa época do ano há um clima especial e diferente no ar, votos de felicidade, mãos estendidas, confraternizações e brilhos estão por todos os lados! Nas ruas, casas e lojas, por onde quer que andemos, as luzes piscam entre cores e formas, convidando-nos à celebração. É claro que o Natal tem a ver com nascimento, Jesus veio ao mundo e com ele toda uma história de empatia, resiliência e amor ao próximo. E para deixar esse momento cheio de fantasia temos também a figura do Papai Noel, o bom velhinho.
Toda essa movimentação externa mexe com o nosso mundo interior, ficamos mais reflexivos, reavaliando o ano que passou, o que fizemos com tudo que nos aconteceu, o que queremos fazer diferente, quem são aqueles com quem queremos nutrir relações e vários outros pontos que avaliamos.
E é claro que todo essa vontade de olhar para dentro muda também a forma como nos relacionamos com o trabalho, Natal é nascimento. O que precisa nascer, competências, relacionamentos, oportunidades? Já parou para pensar nisso? Além destas reflexões, o que mais podemos aprender na época de Natal? Se olharmos para nosso personagem Papai Noel, podemos levantar alguns aprendizados:
1 – Experiência do Cliente
Papai Noel presta atenção aos detalhes que fazem toda a diferença e cria uma ótima experiência para seus clientes. Não é à toa que eles esperam o ano inteiro pela sua chegada.
2 – Conhece seus clientes
O mundo inteiro é o mercado do Papai Noel. Como é possível agradar a todos? Conhecendo cada um de seus clientes, saber do que cada um gosta e conseguir realizar os desejos respeitando cada um na sua individualidade, com isso vem como consequência a fidelização do público.
3 – Impactar pela emoção
Passam anos e o Noel continua sendo lembrado por todos, por que? Ela gera felicidade em crianças e até mesmo adultos e, além disso, inspira a serem melhores, só ganha presente quem se comporta.
A pergunta é: como se tornar o Noel do seu mercado?
Existem várias outras lições que poderíamos aproveitar, avalie e reflita qual faz mais sentido para você, sua vida e sua carreira. É fato que o bom velhinho criou um ‘negócio’ cheio de inspiração e propósito que, com certeza, garante a sustentabilidade.
E você, também pode fazer isso? Não tenho dúvida que sim… coloque amor e entrega no que faz e torne-se necessário na vida dos seus, seja clientes, familiares, amigos, sempre com a intenção de deixar a vida deles melhor.
Um 2020 abençoado e cheio de tudo o que lhe faça bem.

Letícia Zanini – Master Coach, Psicóloga e Educadora Comportamental

Deixe seu comentário