Variedades

Natal feliz no Asilo Santa Isabel

Quantas não são as pessoas que após trabalharem por anos dando o seu melhor para a sociedade e para a família, quando envelhecem, se sentem postas de lado e, mesmo internadas em asilos, recebendo cuidados e atenção dos funcionários, sofrem a dor do abandono?
Pensando nisso, no dia 25 de outubro, Talita Santos acompanhada de outros amigos viveu uma das experiências mais incríveis de sua vida: “Logicamente já havia visitado o Asilo, mas sempre fazendo festas, nunca para saber o que realmente desejavam. Dois dias antes dessa data, vi uma postagem nessa arma maravilhosa chamada Rede social, de uma cidade em Minas Gerais que fez uma ação de adoção dos velhinhos no asilo da sua cidade. Foi então que com meu grupo cogitamos a ideia de fazermos o mesmo em Laguna”, recorda.
Foi então que Talita, acompanhada de Beatriz Souza, a fotografa Ingrid Leonardo e a Tuliany Izidoro, naquela tarde de outubro deram início ao projeto: “Em suma era bem simples. Batemos as fotos e conseguimos os padrinhos. E assim fizemos”, adiantou.
Talita relata um pouco do que viveu: “Um lugar bonito, espaçoso, idosos bem cuidados, mas ainda assim carentes e sofrendo por se sentirem esquecidos. Chegamos por volta das 14h30 e fomos muito bem recebidas, estava na hora do café, e começamos a conversar e conhecer cada um. Foi a primeira interação com os senhores e senhoras que moram no Asilo, a fim de colocar em prática nosso projeto e atender às necessidades de cada um, pois alguns possuem limitações motoras e outros, de comunicação. Tínhamos que conversar com cada um deles para saber de seus desejos”. E disse ainda: “No mesmo momento que fiquei muito feliz por estar lá e tentar proporcionar com a ajuda de cada um de meus amigos e amigos dos meus amigos, um dia especial para aquelas vidas, não pude deixar de perceber a grande tristeza que pairava em cada olhar. Aquelas pessoas que estão lá, mesmo sendo muito bem tratadas, e, são mesmo, são vidas que tem histórias, algumas nada felizes. A limpeza do local, a atenção de cada funcionário para a vida daqueles velhinhos realmente me surpreendeu! Ficamos cerca de três horas para fazer as fotos que logo foram disponibilizadas na página do projeto Natal Feliz no Asilo Santa Isabel”.
A mentora confidencia o quanto sua vida mudou desde aquele dia: “Uma coisa posso afirmar, não é fácil. É um dom cuidar de cada uma daquelas vidas, algumas muito debilitadas, não os reconhecem mais, outros muito lúcidos, mas com um rancor imenso por lá estarem e resolveram simplesmente ficar de mal com o mundo. Compreendo aquela dor, mas no Asilo também tem vaidade como é possível perceber. No Asilo tem sorrisos. A visita ao Asilo me mostrou o quanto as pessoas precisam de carinho e atenção. Quando damos um sorriso para elas, algo tão simples, mas feito com amor, é de extremo significado. Foi um tarde maravilhosa ao lado desses idosos fantásticos, cheios de histórias para nos contar. Recebemos deles o que tinham de maior valor, mas pudemos lhes passar o que temos de mais precioso: O amor que Cristo nos ensinou”, declara.
Na página do Facebook, que tem a diagramação de Fabricio Idalino, constam informações sobre a adoção e demais doações para a festa que está sendo organizada para o dia 18 de dezembro é possível acessar através do link: https://www.facebook.com/natalfelizasilolaguna, sendo que além da adoção dos velhinhos é possível realizar a entrega de kits de primeira necessidade.

Deixe seu comentário