Contraponto

O que vai pela Câmara

Paciência

“Enquanto todo mundo/espera a cura do mal; E a loucura finge que/isso tudo é normal; Eu finjo ter paciência; O mundo vai girando cada vez mais veloz”, A vida não para. É o que diz a música do Lenine.

 

Clesio na Imbituba

Ganhando destaque na vizinha Imbituba, o vereador lagunense Antônio Clésio Costa, que aliás preside o Legislativo. O Clésio “do Marcão” (restaurante da avenida Beira Mar imbitubense) é dos mais conceituados. Ele merece.

 

Rádio SC

Desde quarta-feira, 27,a Rádio Santa Catarina, de Tubarão, até então AM, migrou para FM 88.5 e com a programação da Nativa. Fundada em 1962 por João Augusto Kuerten, em 1974 foi adquirida pelo grupo da Rádio Canoinhas, de Florianópolis, depois por Estener Soratto da Silva, dali para Clóvis Rogério e Arilton Barreiros e desde janeiro deste ano para o empresário Irineu Machado, ele que também tem emissoras em Itajaí e Joinville Machado já presidiu o Joinville EC. O jornalista Arilton Barreiros continua produzindo e apresentando o seu Jornal da Nativa, de segunda a sexta-feira, das 6h às 8h.

 

Gripe Espanhola e a Covid-19

Há 100 anos, a gripe espanhola castigava o mundo e segundo alguns historiadores, matando em torno de 50 milhões de pessoas. Dizem que em Santa Catarina teria chegado inicialmente em Florianópolis, trazida em 6 de outubro de 1918 à bordo do navio Itajubá, com 38 doentes contaminados pelo vírus, como escreve o promotor de Justiça aposentado, João José Leal, que complementa: “Não se sabe se no mesmo navio, a gripe também desembarcou em São Francisco do Sul, Itajaí e Laguna. Depois teria viajado  em carroças montadas a cavalo para cidades próximas do litoral”. Além de recordar, diz Leal, o texto serve para “lembrar” a comunidade que já vivemos epidemias maiores do que a Covid-19.

 

O que vai pela Câmara

Em sua sessão desta semana, a Câmara de Vereadores de Laguna, entre outros projetos, teve em sua pauta, um que extingue o cargo de assessor jurídico da Flama-Fundação Lagunense do Meio Ambiente e cria o cargo de advogado geral fundacional. Outros dois projetos apresentados e encaminhados para as comissões, foram os que prevêem a concessão do título de cidadão lagunense ao prefeito Mauro Candemil, que nasceu em Criciúma e a ex-secretária de Educação, Karmensita da Rocha Cardoso, nascida em Tubarão.

Na sessão teve também requerimentos do Vereador Rogério Medeiros (MDB), que pede para a prefeitura instalar tubulações próximas ao campo do Baixada e outro, para “demolir” a parada de ônibus da rua Marciano Duarte, ambos em Caputera.

 

Desemprego

Todos os setores econômicos registraram saldo negativo de empregos em abril, mês inteiramente afetado pela pandemia do novo coronavírus, conforme dados divulgados pelo CAGED-Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho.

Só para se ter uma ideia dos números, na Amurel, Tubarão teve 1.042 dispensas a mais, assim como Braço do Norte com 626, Imbituba com 300 e fechando o quadro negativo, Laguna 141.

 

Alberto Botega

A região e muito especialmente Tubarão, perderam no domingo o empresário Alberto Botega, 79 anos. Durante muitos anos ele comandou a famosa Casa Tigre, com matriz na cidade azul e filiais em Florianópolis e em nossa cidade, onde ele tinha casa de veraneio, exatamente na praia do Mar Grosso.Sem esquecer que era um desportista nato, sempre presente nos estádios de futebol, especialmente do Esporte Clube Ferroviário. Deixou esposa, filhos e neto.

Deixe seu comentário