Letícia Zanini

Organização financeira

Equilibrar os gastos com as necessidades é uma ação saudável e que ajuda a manter as contas em dia e, principalmente, sua saúde psicológica.

A desorganização financeira impacta em outras áreas da vida como nossos relacionamentos e nossa capacidade produtiva. Como se concentrar no trabalho se sua energia está direcionada para a preocupação?

A vantagem é que a solução para alguns desequilíbrios financeiros não necessariamente precisa ser complexa, mas vai lhe exigir disciplina e planejamento.

Um bom orçamento familiar é o primeiro passo no processo da educação financeira. Possibilita tirar proveito do momento econômico e político, gerar a satisfação pessoal, promover equilíbrio e controle, enfim, ajuda a assumir um projeto de vida.

Segue algumas dicas para servir de ajuda para iniciar um novo movimento em sua rotina financeira:

  1. Organizar um dia de sua agenda para dedicar aos cuidados com seu dinheiro, o que significa alinhar as entradas e saídas e ter uma noção real de como está seu saldo final;
  2. Não foque apenas em ganhar dinheiro, mas em como utilizá-lo, tenha controle;
  3. Estabeleça prioridades, tudo é importante mas nem tudo será essencial para seu momento financeiro, saiba dizer não;
  4. Estabeleça metas financeiras, isso vai lhe ajudar a ter objetivos e, principalmente, a distender sua capacidade de organização e, consequentemente, alcance de objetivos.

Deixe seu comentário