Letícia Zanini

Parabéns, você fracassou!

Vivemos em uma realidade onde cada vez mais se cultiva o sucesso, como se ele ele viesse isolado de fracassos. Me parece que as pessoas não se interessam por histórias de fracasso, só olham para o resultado final, o sucesso, aquilo que as pessoas mostram e evidenciam.
Nas empresas do nosso país, o fracasso é uma palavra não muito bem vinda, pois representa incompetência. Quando falamos que alguém fracassou, seja por uma demissão, por não conseguir alcançar objetivos financeiros, isso gera de certa forma, o julgamento. E para quem vive a situação, o “fracassado”, sente medo e vergonha pela situação que considerou como fracasso.Quando se sente medo, o que acontece? As pessoas se tornam paralisadas, entram num estado defensivo. E para não passar novamente por essa sensação, não faz mais nada! Assim, deixa de inovar e experimentar novos aprendizados.
Em outros países, é comum falar sobre os fracassos com os outros. Compartilhar as experiências no sentido de troca. As pessoas relatam os fracassos sem vergonha, mas com orgulho, já que foi algo superado.
Por isso, é fundamental que as empresas criem um espaço para que as pessoas possam testar e falhar. Para isso é preciso praticar ideias e intenções. Isso é necessário para que haja inovação. Portanto, é preciso estar disposto a fracassar, é necessário cultivar a cultura do fracasso. Só assim os profissionais sentirão que podem e devem ser autônomos, criando e vivendo experiências diferentes para encontrar soluções para os negócios, entendendo que nem sempre as experiências só terão vitórias, mas todas devem gerar aprendizados.
Então, se você é um líder, tem um negócio ou ainda quer abrir um, mas sente medo ou insegurança, saiba que isso é natural diante de incertezas, seja para gerir um time ou saber se seu negócio vai prover finanças para você. Mas você só saberá se fizer, e quem faz é exatamente quem está disposto a aprender com as tentativas de insucesso.
Fracasse até acertar. Fracasse até compreender que se ainda não obteve êxito, é porque você ainda tem o que aprender. Fracasse sim, mas com foco no destino final, o sucesso! É isso que as pessoas que você admira hoje, pelos resultados atuais, fizeram, persistiram. E aí, vamos aceitar que somos vulneráveis? Mas sem se conformar com aquilo que você ainda não conquistou.

Por Letícia Zanini – Master Coach, Psicóloga e Educadora Comportamental

Deixe seu comentário