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Ponte Anita Garibaldi: “e teve gente dizendo que não ia sair, não é??”

Para desafogar o trânsito, aumentar a segurança e promover o turismo e a economia de Laguna e do Sul do Estado, a Ponte Anita Garibaldi agora já faz parte da realidade dos lagunenses e catarinenses. A presidente Dilma Rousseff, o governador Raimundo Colombo, o vice Eduardo Pinho Moreira e mais os ministros dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues e do Trabalho Manoel Dias, participaram da cerimônia de inauguração em Laguna na manhã de quarta-feira (15). A obra é mais um importante passo da duplicação do trecho Sul do BR-101, promovendo qualidade de vida e ganho em competitividade logística ao Estado. “Essa ponte é um exemplo de superação de obstáculos, uma referência e um símbolo para todo o país. O Brasil que queremos é um Brasil que de fato trabalha, que constrói, que enfrenta as dificuldades e que supera os desafios”, discursou Dilma. A presidente fez referência também a todos os trabalhadores envolvidos na construção, que definiu com “um desafio de engenharia”. Fez, ainda, uma homenagem à lagunense Anita Garibaldi, que batiza a ponte e foi citada por Dilma como “um exemplo da corajosa mulher brasileira”. Lideranças políticas e comunitárias e moradores da região acompanharam o evento, realizado em estrutura montada na cabeceira norte da nova ponte. Antes da cerimônia, a presidente Dilma, o governador Colombo e comitiva encontraram alguns dos operários que trabalharam na construção da estrutura. “Hoje é um dia de alegria para os catarinenses, um dia de demonstrar um dos sentimentos mais nobres, que é a gratidão. Um dos melhores momentos da vida de um gestor público é entregar obras que melhoram as vidas das pessoas. E a Ponte Anita Garibaldi é um exemplo disso, uma das mais belas obras rodoviárias do Brasil. É uma obra que foi mais forte do que a burocracia e que durante estes três anos seguiu com ritmo forte e eficiente”, destacou Colombo em seu discurso. O governador ressaltou a importância da obra para complementar outras ações que estão impulsionando ainda mais o desenvolvimento do Sul do Estado, como a inauguração do Aeroporto de Jaguaruna e as melhorias no Porto de Imbituba. “A nova ponte de Laguna, além de bela e representativa, é uma grande conquista para toda a região Sul do país, que tanto recebe turistas nacionais e internacionais”, acrescentou o ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, que também aproveitou o evento para reconfirmar o compromisso do governo federal com obras em outras rodovias federais que cortam Santa Catarina.
Recursos do PAC
A estrutura de Laguna é a maior ponte estaiada (suspensa por cabos) em curva do Brasil, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). São 2.830 metros de comprimento. O vão central tem 400 metros e é suspenso por cabos de aço presos em dois mastros (cada mastro com 63 metros de altura). A largura total é de 25,3 metros, com pista dupla nos dois sentidos e acostamento. Foram investidos cerca de R$ 775 milhões na obra por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. A ponte, que começou a ser construída em junho de 2012, é uma das principais reivindicações de moradores e motoristas e irá solucionar o problema do trânsito em um dos piores pontos da BR-101 em Santa Catarina. A rodovia, recentemente duplicada, apresentava tráfego lento com afunilamento porque a travessia neste trecho era feita em pista simples, insuficiente para suportar o tráfego de cerca de 25 mil veículos por dia, e que, no verão, pode chegar em até 40 mil veículos diários. Para a execução do projeto, foi formado o consórcio integrado pelas empresas Camargo Corrêa-Aterpa/M.Martins-Construbase. No auge da obra, 1,8 mil trabalhadores estiveram envolvidos. Foram utilizadas 20 mil toneladas de aço, 100 mil m³ de concreto e 251,5 mil m² de forma. A ponte foi construída sobre a Lagoa Santo Antônio dos Anjos. Com tecnologias inovadoras, a logística foi planejada com um rigoroso controle da operação de forma a minimizar o impacto sobre a fauna, flora, o patrimônio arqueológico e os recursos hídricos da região. Para o prefeito de Laguna, Everaldo dos Santos, a cidade passa a contar também com um novo cartão-postal. Ele acredita, ainda, em um incremento na economia local, com atração de novas empresas, maior procura por imóveis na cidade e reflexos positivos para setores como comércio e serviços. A iluminação da Ponte Anita Garibaldi foi pensada de modo a gerar o menor custo de energia e valorizar a dimensão da obra. Foram instalados postes metálicos com luminárias de tecnologia LED, sistema que permite maior eficiência energética e economia. Além da iluminação das pistas, a cargo do consórcio Sadenco/Quantum, foram colocadas luminárias especiais no trecho estaiado, com iluminação decorativa nas torres de sustentação e estais. A ponte foi liberada para o trânsito após retirada a estrutura montada para a cerimônia.
Presenças
Na comitiva presidencial, também estiveram aqui o senador Dario Berger, os deputados federais Edinho Bez, Ronaldo Benedet, Décio Lima, Celso Maldaner, Jorginho Mello e Pedro Uczai.
Tela de Anita
Ainda no início, o prefeito Everaldo fez a entrega à presidente, de uma tela de João Rodrigues Junior, destacando Anita Garibaldi, além de um belo estojo com suco de butiá.
As falas
Prefeito Everaldo dos SantosDo prefeito Everaldo dos Santos
“Presidenta: ‘e teve gente dizendo que não ia sair, não é ? Pois é! Hoje é um dia muito especial para todos nós lagunenses, catarinenses e certamente, brasileiros. Estamos felizes. Como Anita Garibaldi, exemplo de força e de idealismo, a senhora presidenta, hoje aqui consagra um momento extraordinário, um marco para o desenvolvimento de todo o sul do Brasil, certamente com o compromisso de continuar crescendo. Nosso sonho hoje, é uma realidade. Receba a saudação, o abraço, o carinho e admiração de todos nós. Senhora presidenta, como é bom lembrar: “Dilma é mãe do PAC”, programa que vem rendendo para todo o brasil e no nosso caso, para Laguna, muito particularmente, alcançou cifras superiores a 30 milhões, especialmente para obras do novo Mercado Público, o cabeamento subterrâneo do Centro Histórico, o Cine Teatro Mussi e recuperação do nosso casario. Todos, frutos deste novo alento de progresso para Laguna e região. A magnífica ponte, hoje pronta, representa um marco na engenharia no país e logo será fonte de estudos para as novas gerações de engenheiros e arquitetos no Brasil e fora dele. Deixamos aqui a nossa eterna gratidão. Que Deus a Ilumine. Sempre. Muito Obrigado”.
Presidente Dilma RoussefDa Presidente da República
“Bom dia a todos vocês. Eu queria, primeiro, aproveitando a informação que o prefeito aqui de Laguna acaba de me dar, desejar parabéns para todos os lagunenses, para Laguna, que fará 339 anos no próximo dia 29. Não poderia ter um presente melhor, tenho certeza disso. E queria também saudar o Caio de Souza, o trabalhador mais antigo dessa obra e, em nome do Caio, eu cumprimento a todos aqueles que, com as suas mãos, com seus cérebros, com seu empenho, seu trabalho, empresários, trabalhadores e todos os funcionários dos governos que construíram aqui essa ponte Anita Garibaldi. Cumprimento com muito carinho o governador Raimundo Colombo pela sua parceria nesses anos e por tudo o que conseguimos realizar aqui no estado de Santa Catarina. Queria também cumprimentar o vice-governador Eduardo Pinho Moreira. E, mais uma vez, agradecer pela belíssima pintura de Anita Garibaldi, ao prefeito Everaldo dos Santos, Queria cumprimentar dois ex-governadores de Santa Catarina, o ex-governador Casildo Maldaner e o ex-governador Paulo Afonso Evangelista. Cumprimentar o nosso querido senador Dário Berger. Cumprimentar os deputados federais Celso Maldaner, Décio Lima, Edinho Bez, Jorginho Mello, Pedro Uczai, Ronaldo Benedet. Cumprimentar o presidente da Câmara Municipal de Laguna, Roberto Carlos Alves, cumprimentar os senhores prefeitos de Pescaria Brava, Antônio Honorato Filho e de Tubarão, Olávio Falchetti, Queria cumprimentar a senhora Ivete Scopel, vice-prefeita de Laguna, cumprimentar aqui todos os integrantes do consórcio, todos os trabalhadores, todos os funcionários do DNIT, enfim, todos aqueles que contribuiram diretamente na construção dessa ponte, Queria cumprimentar os senhores jornalistas, os senhores fotógrafos e cinegrafistas. Eu estive aqui em maio de 2012 acompanhada do governador Colombo e com o Maldaner e também com o Luiz Henrique, o senador Luiz Henrique. Naquela oportunidade, com o senador Luiz Henrique, nós viemos aqui olhar onde seria construída essa ponte. E eu fico muito feliz de dizer para vocês que, sem sombra de dúvida, essa ponte é também uma homenagem a todos aqueles que acreditaram que nós poderíamos fazer uma obra com essa beleza, uma obra com esse desafio de engenharia e de arquitetura. É, de fato, uma obra muito bonita e, sem dúvida, vai virar um cartão postal de Santa Catarina, de Laguna, para o Brasil e para o mundo. Vai ser para o mundo, porque também por aqui trafegam todos aqueles que, vindos da Argentina, do Uruguai e em passeio por aqui, pelo Brasil, por essa região, vêm nos visitar e vão ver a maravilha dessa realização que, junto com as obras da natureza, têm agora uma ponte que adorna a beleza aqui do litoral catarinense. Hoje, então, depois de 38 meses, nós estamos aqui inaugurando. Eu agradeço a todos os que trabalharam para isso. E aí, o governador falou uma coisa muito correta. Nós conseguimos realizar essa ponte, por quê? Porque nós superamos todos os entraves que no Brasil há para se realizar obras de infraestrutura. Fizemos um grande esforço, utilizamos uma sistemática simplificada, o RDC, mas também usamos a colaboração, também a colaboração entre o governo federal e o governo estadual. Essa ponte, ela é uma homenagem a uma mulher. A uma mulher que lutou firmemente, tanto aqui no Brasil quanto lá na Itália. Ela é homenageada por dois povos, os brasileiros e os italianos. Sem sombra de dúvida, é um exemplo da mulher brasileira, que é guerreira e que é corajosa, que não se atemoriza e que enfrentou guerras, dificuldades e as superou. Essa obra vai permitir, aqui no estado de Santa Catarina, que se atravesse o estado e, numa rodovia de duas mãos. Numa rodovia em que nós teremos o orgulho de estar no estado desenvolvido, como é o estado de Santa Catarina, com uma infraestrutura que não deixa e não fará vergonha ao estado. Nós temos de ter no Brasil infraestrutura de qualidade para poder desenvolver indústrias, para poder garantir empregos e para poder garantir a segurança do tráfego para a população. Mas, aqui em Santa Catarina nós temos uma parceria que, em que pese a beleza dessa obra, ela não para aqui. Nós hoje temos um conjunto de obras em Santa Catarina que eu considero extremamente importante. A BR 470, a BR 470, que vai sair de Itajaí, vai chegar, vai passar por Blumenau, Campos Novos e se encontrar com a BR 153. Esta será uma das obras que nós estaremos fazendo naquilo que se convencionou chamar, o Plano de Investimento na Logística do país. Nós também iremos fazer todas as ligações cabíveis, aqui em Santa Catarina, na BR 280, saindo de São Francisco do Sul até Porto União, 307 km. Além disso, vamos fazer a ligação com a BR 476, a 282, a 480, ligando Paraná e Santa Catarina. Enfim, também trabalharemos na expansão das autopistas existentes, autopista que é a BR 101, que essa obra aqui faz parte dela, e a autopista do Planalto Sul, que é a BR 116, que também vai ser duplicada. Com isso, o que nós queremos é garantir aqui para o estado as condições para o crescimento sistemático. Santa Catarina é um dos estados que mais nos orgulham no Brasil. Nos orgulha, porque é um estado industrioso onde as pessoas valorizam o trabalho, onde as pessoas se dedicam e se empenham. O Brasil que nós queremos é o Brasil que, de fato, trabalha, o Brasil que constrói com a força da sua população, a força, constrói com a força da sua população, com a força de todos os brasileiros, um país melhor para todos nós. Hoje, nós estamos passando por dificuldades econômicas, mas eu quero dizer para vocês que tem gente, que diante da dificuldade, desiste, abaixa os braços, recua. Nós não somos esse tipo de gente, nós enfrentamos a dificuldade. Porque só enfrentando a dificuldade você é capaz de superar a dificuldade. E isso, é preciso duas coisas: é preciso humildade para reconhecer que se passa por dificuldades. Mas, também, é preciso coragem e dignidade para poder superar essas dificuldades. Essa ponte, essa ponte, ela é um exemplo disso. Porque o que é que é uma ponte? Uma ponte é, geralmente, e é algo que nós devemos nos inspirar, porque uma ponte é um símbolo muito forte. Pensem comigo, uma ponte, ela une, uma ponte fortalece, uma ponte junta energia, uma ponte permite que você supere obstáculos. O que nós queremos no Brasil, é que, entre nós, se construam pontes. Porque juntos nós somos capazes de superar todas as dificuldades. Nós temos, a mania, no Brasil, de não perceber a nossa própria força. Nós construímos, nos últimos 13 anos, um país muito mais forte e muito mais capaz de enfrentar crises do que em algum momento no passado. E essa ponte faz parte dessa construção, faz parte da nossa capacidade de reagir. Podem ter certeza, o Brasil irá voltar a crescer, gerar cada vez mais pontes como essa, gerar empregos, contar com a sua população trabalhadora. Quero encerrar dizendo o seguinte: viva Santa Catarina, viva Laguna. Mas, sobretudo, eu espero que hoje, ou até no máximo amanhã, nós possamos liberar aqui o trafego e aqui os caminhões e os carros vão passar. Quando os caminhões e os carros passarem, o que nós queremos e o que nós fizemos vai estar realizado. Por isso, é viva também a toda a população de Santa Catarina e de Laguna e de toda essa região do nosso querido Mercosul também, que vai usar essa ponte para melhorar sua vida e para construir um futuro melhor. Muito obrigada a vocês, muito obrigada pelo presente de Imaruí. Muito obrigada.”

Primeira ponte estaiada em curva do Brasil
Terceira maior ponte do Brasil, a obra transformou o sul do país com geração de empregos, indução de desenvolvimento e técnicas inovadoras de construção. No pico de mão de obra foram necessários cerca de 1.800 profissionais. Primeira ponte estaiada em curva suspensa por um plano de estais do Brasil, a Ponte Anita Garibaldi, (Ponte de Laguna). A obra tem 2,8 km de extensão (trecho estaiado de 400 metros e trecho corrente de 2,4 quilômetros) e largura de aproximadamente 25 metros. A ponte foi construída por um consórcio liderado pela Construtora Camargo Corrêa sobre o Canal Laranjeiras e terá impacto extremamente positivo sobre a BR-101, uma das principais rodovias do país, que é também rota do Mercosul. A edificação contou com técnicas inovadoras de construção, como a introdução de uma treliça lançadeira (BERD), trazida de Portugal, que permitiu a execução de cada aduela (vão) da ponte, prevista inicialmente para uma semana, em apenas quatro dias. A treliça lançadeira é capaz de erguer um vão com 48 metros de comprimento, pesando cerca de 1.211 toneladas, ou o equivalente a 1.279 Volkswagem Gol G6. No sistema convencional (já existente no Brasil), seriam necessários 10 equipamentos para executar no tempo igual à BERD. A Ponte de Laguna vai amenizar o intenso tráfego da região, facilitar o escoamento de mercadorias entre os estados do Sul e do Centro do país e proporcionar melhor integração comercial com os países do Mercosul. Iniciada em 2012, a obra atingiu pico de mão de obra em dois anos, com cerca de 1.800 profissionais. A área total do canteiro foi de aproximadamente 96 mil m², incluindo uma área de reserva de 11.793 m² e mais 3 áreas auxiliares. Foi montada uma estrutura com central de concreto, funcionando 24 horas por dia. E mais pátio de fabricação de pré-moldados, porto náutico, alojamentos, áreas de apoio e convivência, estação de tratamento de água, estação de tratamento de efluentes, refeitório e outros serviços de apoio. O planejamento previu a dragagem ao longo do canal, uma vez que a lagoa não possuía profundidade que permitisse navegação. “Temos um time que executou o projeto dentro de uma excelente gestão, com engajamento, muita responsabilidade e empenho”, celebra Luís Gustavo de Oliveira Zanin, gerente de obra, que ganhou pelo segundo ano consecutivo, o prêmio de Obra Padrão do Ano pela Construtora Camargo Corrêa. O Premio Padrão Camargo Corrêa, em sua quinta edição, é um importante registro do reconhecimento de profissionais comprometidos e de projetos que colocam em prática as crenças e valores da empresa.
Confira outras conquistas da Ponte de Laguna:
Selo Verde do Instituto Chico Mendes; Obra Padrão do Prêmio Padrão 2014 e 2015; Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9001:2008 e PBQP-H); Sistema de Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho (OHSAS 18001:2007); Sistema de Gestão Ambiental (ISO 14001:2004); Sistema de Gestão da Responsabilidade Social (NBR 16001:2012);
Ficha técnica – Ponte de Laguna (Ponte Anita Garibaldi)
Extensão: O comprimento total da ponte é de 2.830 metros, incluindo 3 vãos estaiados, sendo o vão principal com 200 metros e mais dois vãos secundários com 100 metros cada. A ponte tem duas pistas, sendo uma no sentido Sul e outra no sentido Norte. Cada pista é composta por duas faixas de rolamento com 3,6 metros/cada + uma faixa de acostamento com 3 metros + 1 faixa central de segurança com 1,10 metros. Tamanho do canteiro: a área total do canteiro é de aproximadamente 96 mil m², incluindo uma área de reserva de 11.793 m² e mais 3 áreas auxiliares.
Cliente: Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)
Construção: Consórcio Ponte de Laguna: Construtora Camargo Corrêa/ Aterpa M. Martins e Construbase
Principal equipamento: Treliça lançadora de aduelas BERD, fabricada em Portugal
– Aço: 20 mil toneladas
– Concreto: 100 mil m³
Número de funcionários: 1800

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