Geral

Preparativos para o Bicentenário de Anita Garibaldi

O bicentenário da “Heroína de Dois Mundos”, a nossa Anita Garibaldi, irá ocorrer neste ano. E para marcar esta data tão importante para a história da cidade juliana, as preparações para as comemorações já iniciaram.

Ainda nesta semana, a equipe da Fundação Irmã Vera realizou uma limpeza na Praça República Juliana, onde está o monumento em homenagem  a Aninha do Bentão, como parte de uma das ações que vão preparar as celebrações de 2021. “Pretendemos que todos os símbolos que remetem a nossa heroína estejam bem organizados e harmônicos”, disse Eurico  de Oliveira, presidente da Fundação Irmã Vera.

Segundo a presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Vanere Pires, da organização das comemorações, “estão previstas ações do bicentenário durante todo o ano, especialmente na Semana Cultural do municípo”.

Lembrando que já no mês de março ocorrerá uma cavalgada com chegada na praça.

Um pouco de história

Filha de Maria Antônia de Jesus Antônia e de Bento Ribeiro da Silva, o Bentão, Anita nasceu em Laguna no no dia 30 de agosto de 1821.

Em 1839 ela conheceu aqui o italiano Giuseppe Garibaldi, um revolucionário farroupilha, se apaixonou pela lagunense. No mesmo ano, partiram e viveram juntos por muitos anos, tendo cinco filhos. Anita morreu na Itália, em 1849.

Saiba mais sobre a heroína de dois mundos no https://www.laguna.sc.gov.br/hotsite/index/index/codMapaItem/113623

Deixe seu comentário