Letícia Zanini

Qual o sentido do trabalho?

Já parou para pensar nisso? Por qual razão você sai de casa todos os dias? Será que é pela mesma razão que você volta? Parar para fazer estas reflexões são fundamentais para que possamos continuar ou não alimentando sonhos.
Alguns fogem desta pergunta porque sabem que se pararem para responder, irão aparecer em suas mentes inúmeros pontos de interrogação e, naturalmente, isso provoca medo e como consequência bloqueios, inclusive de pensamento. Mas não se engane, em algum momento isso será preciso, por necessidade, pela dor ou pelo amor.
Começar pensando sobre o que significa trabalho para você pode ser um start. Quando você responde a essa pergunta, respostas como o meio que me faz sobreviver, a ação que me realiza, a única opção que tive, enfim, inúmeras respostas podem aparecer…mas a resposta que aparece é a que alimenta seus valores? A resposta que você trouxe é coerente com a pessoa que você é hoje? Se não, sugiro que você pare e redefina seu conceito atual. Parece simples, mas lhe garanto que é um exercício intenso de consciência e coerência de vida. Sem contar que aquele sentimento de odiar reuniões, se sentir fora de um grupo, ou sentir que suas tarefas não lhe adicionam nada ou parecem não ser desafiadoras podem ser explicados sobre o significado que você dá ao trabalho.
Muitos devem estar se questionando, será que tudo isso mesmo pode aparecer apenas por causa de uma pergunta? Eu lhe desafio, faça e perceba por si só. Quando você para e entende que é necessário fazer pausas produtivas para que seu cérebro lhe ajude a criar insights coerentes com o que pensa e sente, verá que seu trabalho, assim como você, possuem vida.
Se você não cuidar, regar, ele ficará seco, sem sentido, sem fundamento. Logo, a vida que você tem é a consequência das ações que você executa que dependem da qualidade de seus pensamentos. Por isso, pare, pense e repense, a (re)construção só depende de você.
Até semana que vem.

Por Letícia Zanini- Master Coach, Psicóloga e Educadora Comportamental

Deixe seu comentário