Gabriela Pedroso

Quem são os seus cavalos?

O que grandes empreendedores como Steve Jobs (Apple), Bill Gates (Microsoft), Mark Zuckerberg (Facebook) e Larry Page (Google) têm em comum? Bom, primeiramente pode vir à sua cabeça que todos eles passaram muitas horas em frente a um computador… e isso não deixa de ser verdade. Porém, existe outra coisa em comum a todos eles que passa despercebida para a maioria das pessoas: Todos eles tiveram ajuda para construir suas empresas. Steve Wosniak, Paul Allen, Eduardo Saverin e Sergey Brin, respectivamente, foram cofundadores das empresas mencionadas, além de peças-chave na construção desses impérios.
Cooperação. Parceria. Networking. Para que qualquer empreendimento cresça e se torne relevante o primeiro passo é entender que não é possível concentrar tudo em uma pessoa só. Talvez você esteja sozinho hoje, fazendo o possível e o impossível para alavancar o seu negócio, e quem sabe até pense: “Quando minha empresa crescer um pouco e lucrar mais eu vou chamar alguém para me ajudar”. Vamos dividir essa afirmação em duas partes, ok? Primeira – já pensou que talvez você não esteja crescendo exatamente porque ainda não chamou alguém? Segunda – quem seria o contato ou o parceiro ideal para complementar o que você faz ou quem sabe abrir portas para você e, assim, possibilitar esse crescimento?
O autor Al Ries, no livro The Horse Sense (O Senso do Cavalo), utiliza a metáfora de um joquei e afirma que, para ter sucesso, é necessária a combinação de dois fatores: O primeiro deles é a competência. Você precisa ser competente e desenvolver as habilidades necessárias para chegar aonde quer. A segunda, tão importante quanto a primeira, são os seus cavalos. Mas afinal, o que são cavalos? São aquelas pessoas que podem ajudar você a construir a ponte entre seus sonhos e a realidade. Os cavalos são os amigos, parceiros, sócios, mentores, líderes e liderados que, de alguma forma, levarão você ao seu destino. A grande questão aqui é: você pode ser super competente, mas sem os cavalos… ficará preso na linha de partida.
Minha pergunta para você: Quem são essas pessoas hoje na sua vida? Quem é aquela pessoa que tem as habilidades que complementam as suas e que pode te ajudar a chegar ao próximo nível? Quem é a pessoa que já chegou aonde você quer estar e que talvez possa te dar algumas dicas ou abrir algumas portas? E o principal: de que forma você pode, igualmente, ajudar essas pessoas a realizarem o que elas desejam? Que tal formar uma rede colaborativa de pessoas que estão dispostas a crescer juntas e fazer a diferença? Essa é a minha dica para você que vive atolado de atividades e não confia em ninguém para fazer parte do seu trabalho: sempre tem alguém melhor do que você. Encontre essa pessoa e faça com que ela queira co. E quando você estiver pelo menos dez níveis acima de onde você está, pode me procurar e agradecer.

Gabriela Besen Pedroso – www.gabrielapedroso.com.br

Deixe seu comentário