Geral

Semana da Pátria em Laguna

Cidade terá desfile cívico e homenagens a Independência do Brasil

Dia 3
Às 8h, homenagem cívica na praça República Juliana.
Dia 4
Às 8h, homenagem cívica na praça República Juliana.
Dia 5
Às 8h, homenagem cívica na praça República Juliana.
Dia 6
Às 8h, homenagem cívica na praça República Juliana.
Dia 7
Às 7h30, homenagem cívica na praça República Juliana.
Às 8h30h desfile cívico na Avenida Colombo Machado Salles, Centro.
Concentração: E.E.M.A.L. Escola de Ensino Médio Almirante Lamego
Início do desfile: 08h30, no Memorial Tordesilhas
Dispersão: Nas proximidades rótula em frente ao Cine Mussi
Ordem do desfile
1. Marinha do Brasil – Delegacia da Capitania dos Portos em Laguna com Sociedade Musical Carlos Gomes;
2. Sociedade Musical União dos Artistas;
3. Batalhão da Polícia Militar – 28ª Região de Polícia Militar com Sociedade Musical União dos Artistas;
4. Polícia Ambiental;
5. Protetores Ambientais;
6. 2º Pelotão de Bombeiros Militar – Corpo de Bombeiros de Laguna;
7. Guarda Municipal de Laguna;
8. 138º Grupo Escoteiros do Mar Garibaldi;
9. Lions Clube de Laguna;
10. Escola Especial Solar da Ternura – APAE;
11. Sociedade Musical Carlos Gomes;
12. Rede Feminina de Combate ao Câncer;
13. Rede Municipal de Ensino;
14. C.E.I.s Padre Augustinho, Pequeno Cisne, Progresso, Laureni Vieira, Irmã Vera, Pequeno Príncipe e Peixinho Dourado, Es.E.B. Dr. Armando Calil Bullos, Marilza Lory de Barros, Chiquinha Gomes de Carvalho, Profª Iracy Virginia Rodrigues, Nininha Guedes dos Reis e Vereador Jurandir Pereira dos Santos;
15. E.E.B. Custódio Floriano de Córdova – Passagem da Barra;
16. E.E.B. Franscico Zezuíno Vieira – Ponta da Barra (acompanhada pela banda da E.E.B. Custódio Floriano de Córdova);
17. E.E.B. Elizabeth Ulysséa Arantes;
18.EJA BILINGUE;
19. E. E. B. P. Profª Adélia Cabral Varejão – Fundação Bradesco;
20. Colégio Stella Maris;
21. E.E.B. Profª Ana Gondin;
22.E.E.B. Comendador Rocha;
23. E.E.M. Almirante Lamego;
24.E.E.B. Renato Ramos da Silva;
25. FUCAP/UNIASSELVI;
26. E.E.B. Saul Ulyssea;
27. Grito dos Excluídos;
28. Moto Clube Laguna;
29. Unidos Moto Clube;
30. Bola de Fogo Moto Clube;
31. Malucos por Trilha;
32. Cavalaria.

Um pouco da história de alguns participantes

Colégio Stella Maris

Com o nome Colégio Stella Maris, a Congregação das irmãs da Divina Providência fundou em nossa cidade, no ano de 1911, um estabelecimento de ensino primário misto, dentro dos padrões estaduais da época. Em 1895, por solicitação do Padre (Monsenhor) Francisco Topp, a congregação enviou para o Brasil seis irmãs, mais especificamente para Tubarão e Blumenau. Em 1911, por desejo de autoridades políticas e religiosas, aqui chegaram as três fundadoras do Colégio: Irmãs Cupertine, Benvenuta e Heraldina, com a missão de trabalhar na educação e na catequese. No dia 3 de maio iniciaram as aulas, em prédio localizado no centro da cidade, colocado à disposição pela prefeitura. Ali, permaneceram até 1926, quando a escola foi transferida para a atual propriedade adquirida pelas irmãs.

Galeria de Ex-Diretoras

1011 a 1916 – Irmã Benvenuta (Elizabeth Roling), 1916 a 1918 – Irmã Walburges (Sophia Luttigmann), 1919 a 1921 – Irmã Raymunda (Ana Ficher), 1922 a 1925 – Irmã Tabitha (Gertrud Möller), 1926 a 1931 – Irmã Gunthilda (Christina Thormann), 1931 a 1933 – Irmã Cupertine (Luiza Bella Cruz), 1934 a 1939 – Irmã Egydia (TheresaOssenkemper), 1940 a 1944 – Irmã Ismália (Johanna Hauschmidt), 1945 a 1950 – Irmã Theresinha (Aurelina Bastos), 1951 a 1956 – Irmã Theônia, 1957 a 1962 – Irmã Beneditine (Martha Kock), 1963 – Irmã Cleonice (Liberata Stinghen), 1964 a 1966 – Irmã Cléofa (Anastácia Hoepers), 1967 – Irmã Dácia (Francisca Guilhermina Heck), 1968 – Irmã Gertrude (Teresinha Matilde Marques), 1969 a 1975 – Irmã Auriléa (Rainilde Anália Schmitt), 1975 a 1987 – Irmã Inês Hemkeimeier, 1988 a 1990 – Irmã Maria Elisa da Brida, 1991 – Irmã Maria Alves dos Santos, 1992 a 1997 – Irmã Elizete Ferreira de Jesus, 1998 a 2005 – Irmã Rainilde Anália Schmitt, 2006 a 2008 – Irmã Adelaide Marcelino Pereira e 2008 até hoje – Irmã Bernadete Rech.

Escola de Educação Básica Ana Gondin

Localizada a Travessa Zeferino de Castro, no bairro Magalhães, iniciou suas atividades a 19 de abril de 1935, como Grupo Escolar atendendo, na época, 130 alunos aproximadamente, de 1ª a 4ª série. A Escola recebeu este nome em homenagem a Ana do Amaral Gondin, eminente professora, que residia no bairro. Com o aumento de clientela, tornou-se necessário expandir o oferecimento de vagas para as crianças e jovens da comunidade.

Assim, em 1972, o Grupo foi transformado em Escola básica, atendendo, 700 alunos de 1ª a 8ª série. Em 1985, foi criado o Pré-Escola e com o aumento de matrículas, o corpo discente da escola era formado por 800 alunos anualmente. Em 1992, foi criado o Curso de Educação Geral de 2º Grau e a escola passou a denominar-se Colégio Estadual Ana Gondin. Em 1996, foi criado o Curso Técnico em Processamento de Dados em parceria com a School Basic.

Em 2004 ela sofreu uma nova alteração, voltando a funcionar de Pré-escolar ao Ensino Médio. Em 2010, aderiu ao Programa Escola Aberta, que incentivava e apoiava a abertura, nos finais de semana, de unidades escolares públicas localizadas em territórios de vulnerabilidade social. A estratégia potencializa a parceria entre escola e comunidade. A partir de 2012, a escola foi contemplada com o Programa Mais Educação. A escola funciona nos três turnos, do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Em 2014, passou a funcionar no Salão Paroquial Nossa Senhora dos Navegantes, do bairro Magalhães, já que um prédio novo está sendo construido, inclusive com um ginásio de esportes. Hoje a escola é dirigida por Lilian dos Reis Santos Silva, com assessoria de Elenita Boa Hora Goulart e Carla Flores.

Escola de Ensino Médio Almirante Lamego

Tem suas raízes no antigo Ginásio Lagunense, inaugurado em 16 de abril de 1932. Em 1950, conseguiu do Governo do Estado, autorização para criar no estabelecimento, o Ensino Normal. O curso ginasial, convertido em curso colegial, passou a determinar-se Colégio Secundário José Fernandes Martins, o curso Nornal Colégio Normal Brito Peixoto e o curso Técnico em Contabilidade, Colégio Comercial Lagunense. O Conjunto Educacional Almirante Lamego, transferiu-se para o novo prédio, especialmente construído pelo Governo do Estado, sendo inaugurado pelo governador Celso Ramos, no dia 20/09/64. Frente às mudanças do ensino e reordenamento, a unidade escolar passou a denominar-se Escola de Ensino Médio Almirante Lamego. A faixa etária dos educandos é variável de 14 a 18 anos. A escola atualmente tem como diretor geral o professor Danilo Prudencio da Costa e assessoras Elisangela Claudino da Rosa e Sayonara Machado Feuser.

Escola de Educação Básica Elizabeth Ulysséa Arantes

Foi criada pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes da Prefeitura Municipal de Laguna, pela Lei nº 0456 de 30 de dezembro de 1995. Recebe esse nome em homenagem a professora Elizabeth Ulysséa Arantes, popularmente conhecida como D. Betinha, a qual lecionava Arte e Música aos jovens lagunenses, além de ser um exemplo de vida e de valores éticos e morais, sendo até hoje inspiração dentro da rotina escolar.

Atualmente, na gestão da Diretora Juliana Fagundes de Carvalho, atende 165 alunos do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Atendimento Educacional Especializado, contudo, com atendimento em contraturno com várias atividades esportivas, culturais e pedagógicas.

A escola tem como objetivo pedagógico articular práticas escolares ao desenvolvimento de projetos, no ano de 2016 consagrou-se mais uma vez destaque estadual na modalidade de Tênis de Mesa, tornando-se referência como a melhor escola na formação de atletas dessa modalidade na região, a partir do trabalho do voluntário do Professor Rodrigo Cereja com o Projeto Ponguinho.

Através de parcerias oferece aos alunos aulas de capoeira, através do Grupo Capoeira Brasil e seu instrutor voluntário Anderson Dão, como também aulas de Libras para toda a comunidade interessada, ministradas pela voluntária Crisiane Nunes, presidente da Associação Lagunense de Pais e Amigos dos Surdos – Alpas, que integrou o desfile junto a escola e consolidou mais uma vez a proposta de educação inclusiva.

A escola através de um projeto da Secretaria de Educação e Esportes de Laguna e a Fundação Hermon, também oferece aulas de futsal para todos os alunos, fruto do trabalho dos treinadores Guilherme Rita e Luis Gustavo Cereja.

Centro de Educação Infantil Padre Augustinho

A idéia da criação da Creche “Padre Augustinho”, hoje Centro de Educação Infantil Padre Augustinho, surgiu de um grupo de jovens idealistas liderados pelo padre Luís Augustinho Zoocker Saccon.

Preocupados com o nível de vida da população menos favorecida dos bairros Portinho e Progresso, sonhando em minimizar o problema do desemprego e da Educação Infantil, a primeira idéia que surgiu foi reunir a comunidade, para conhecer suas aspirações e seus anseios mais imediatos.

Com a trágica morte do padre Augustinho, com a tristeza pela perda de seu líder maior, o espírito empreendedor daquela gente jovem, ficou fortalecido pelo desejo de homenageá-lo através de uma Ação Social, que perpetuasse a sua memória.

Os trabalhos foram iniciados através de uma diretoria escolhida pelos jovens e por lideranças das comunidades: Portinho e Progresso. A aquisição do terreno foi o primeiro passo, seguido de intenso trabalho nos finais de semana, feriados, fins de tarde, para o lançamento da Pedra Fundamental. Muitas doaçõers foram feitas como telhas pedras, janelas, pregos, madeiras, etc.. Com o prédio inacabado, a creche, embora precariamente, começava a funcionar. A necessidade de ter um lugar para deixar os filhos pequenos para trabalhar era tão grande que algumas mães voluntárias e a diretoria se revezavam e se dispunham a cuidar das crianças.

Em janeiro de 2009 o Centro de Educação Infantil Padre Augustinho foi municipalizado. Atualmente, tem como diretora Marcia Adriana Feltrin.

Escola de Educação Básica Comendador Rocha

A comunidade escolar do bairro Progresso e adjacências é unanime quando o assunto é a boa fase que a Escola de Educação Básica Comendador Rocha vivencia. Tendo à frente de sua gestão, Norberto Pedro de Amorim e assessoria de Joel dos Reis, a satisfação por parte dos alunos, pais e colaboradores é notória. A organização e limpeza de todo ambiente podem ser vistas em uma breve caminhada pelos corredores, salas de aula e demais setores do educandário.

História

Conforme relatos de pessoas da comunidade,foi por volta de 1909, em uma pequena sala, onde as crianças do bairro, então chamado “Roseta”, atualmente Progresso, aprendiam a ler e escrever, através dos ensinamentos passados pela professora Ondina Pinho. Anos depois, a iniciativa ganhou maior dimensão, passando a ser Escola Isolada, localizada no bairro Campo de Fora, com instalações próprias. Somente em 1926, na gestão do então Prefeito João Guimarães Cabral, foi construído outro prédio doado pelo ilustre Comendador José Ignácio da Rocha, onde funcionou como Escola Reunida Comendador Rocha, cujo prédio ainda existe no bairro Campo de Fora. O Estabelecimento escolar foi criado pelo Decreto nº 241 de 14/05/1954. Em janeiro de 1956, na Gestão do Governador Irineu Bornhausen, foi transformado em Grupo Escolar “Comendador Rocha”. Em 1974, conforme Decreto nº 148/SEE passou a funcionar como Escola Básica “Comendador Rocha”, na gestão do Governador Colombo Machado Salles, sendo que a partir de 1956 conforme Parecer nº 259/75 de 17/07/1975 foi criado e autorizado o funcionamento da 5ª série do 1º Grau. A partir da Portaria 0017/2000/SED, teve sua nomenclatura alterada para Escola de Educação Básica Comendador Rocha. Em 2004, mais precisamente no dia 8 de maio, foi realizada a inauguração do novo prédio escolar, na gestão do saudoso Governador Luiz Henrique da Silveira.

Objetivos da escola

A Escola de Educação Básica Comendador Rocha objetiva sua ação educativa, fundamentada nos princípios da universalização de igualdade de acesso, permanência e sucesso, além da obrigatoriedade da Educação Básica e da gratuidade escolar. A proposta da unidade escolar é proporcionar ao educando uma escola de qualidade, democrática, participativa e comunitária, como espaço cultural de socialização e desenvolvimento de habilidades e competências, visando à intervenção ética positiva na sociedade, com argumentações conscientes (URBAN, 2008) preparando-o para o exercício e o cumprimento dos deveres, ou seja, o exercício da sua cidadania.

Perfil da clientela

Atualmente a escola abriga 980 alunos, distribuídos em 33 turmas, sendo 18 do 1º ao 5º ano e 15 do 6º ano a 9º ano, oriundos dos bairros Progresso, Esperança, Mar Grosso, Portinho, Mato Alto e das comunidades de Barranceira, Estreito, Nova Fazenda, Barbacena, Bentos, Figueira, Cabeçuda e Ponta das Laranjeiras. Sendo que os alunos dessas regiões são atendidos pelo Programa do Transporte Escolar, recebendo o passe através do convênio com o Governo do Estado. Salienta-se, que nos últimos anos vem crescendo a procura dos alunos de outras comunidades, principalmente daquelas em que só é oferecido o ensino fundamental, nas séries iniciais.

 

 

Deixe seu comentário