Capa JL em capas

Uma rosa para Anita

Com uma videoconferência, na sexta-feira, 2, nas dependências do Museu Anita Garibaldi, ligando Laguna e Sogliano, na Itália, os prefeitos italianos da região de Emília Romagna e os de Laguna (Mauro Candemil), Tubarão (Joares Ponticelli) e de Imbituba (Rosenvaldo Júnior), além de Adilcio Cadorin e Léo Felipe, da CulturAnita fizeram um relato de suas respectivas cidades e muito especialmente da programação do bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, a ser comemorado em 2021, tudo dentro do projeto “Due Mundi e uma rosa per Anita”. Presentes também, a presidente Ana Lúcia Coutinho, da Fundação Catarinense de Cultura, que disse defender o estreitamento cultural com a Itália e a consequente preservação da memória. Sabe-se que já foram criadas comissões para desenvolver as ações em Laguna, Tubarão, Imbituba, Lages, Curitibanos e Anita Garibaldi. O prefeito Mauro Candemil, na oportunidade, lembrou aos italianos da importância histórica de Laguna e o orgulho de ser a terra natal da heroína de dois mundos. Quanto a rosa de Anita, a ser plantada aqui e em outras cidades da região, na verdade é um símbolo histórico e foi iniciativa do Museu e Biblioteca Renzi, de San Giovanni. É um híbrido de rosa desenvolvido pelo ex-combatente Giulio Pantoli, que deu o nome de Anita, doando-a ao Instituto Técnico Garibaldi – Da Vinci, cuja muda será plantada junto a Casa de Anita, às 17h do próximo dia 30.

Reunião da Fundação Catarinense de Cultura

Na tarde de terça-feira, 6, membros da Comissão Estadual comemorativa ao bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi se reuniram na Fundação Catarinense de Cultura, na capital com o historiador Adílcio Cadorin, diretor executivo do Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) apresentando ao grupo, nomeado em julho, o projeto institucional para a realização de eventos relativos à data, que será celebrada em 2021, no Brasil, no Uruguai, em San Marino e na Itália. A presidente da Fundação Lagunense de Cultura, Mirella Honorato, também participou do encontro.

Intitulada “Uma rosa para Anita em seu bicentenário”, a iniciativa tem como objetivo divulgar e promover a imagem, a saga e os fatos protagonizados por Ana Maria de Jesus Ribeiro (1821-1849), mais conhecida como Anita Garibaldi, internacionalizando eventos que deverão acontecer em todas as cidades afins com a história da heroína lagunense que aderirem ao projeto.

A ação pretende promover, ainda, o turismo internacional, de caráter histórico, cívico e cultural, compondo um roteiro para realização de eventos em comemoração ao bicentenário. A ação foi idealizada pelo CulturAnita e pelo Museu e Biblioteca Renzi, e será coordenada pelo Governo do Estado de Santa Catarina.

No fim de agosto, uma comitiva formada por representantes do Museu Renzi e autoridades italianas virá a Santa Catarina para conhecer os municípios envolvidos no projeto e participar de atividades relacionadas ao 198º aniversário de nascimento, comemorado em 2019, e 170º aniversário de morte de Anita Garibaldi.

 

Câmara aprova redução do ISS

Com a presença dos presidentes Pedro Davi, da ACIL- Associação Empresarial de Laguna e Natanael Wisintainer, do Sindilojas, entre outros representantes da classe empresarial e prestadores de serviços, na tarde de 3ª feira,6, o presidente da Câmara de Vereadores, Cleosmar Fernandes anunciou a promulgação, após aprovação por unanimidade, da lei complementar 410/2019, que reduz o ISS-Imposto Sobre Serviços, de 5 para 2,5%.

Para o presidente Pedro Davi, “não podemos perder a oportunidade de ter esse incentivo fiscal, até porque é a tendência da maioria das cidades”, disse.

“Esperamos há muito tempo por esta lei; não podemos mais perder tempo. Tem empresas saindo de Laguna por conta da carga tributária. A redução do ISS vai fazer que empresas voltem a olhar para Laguna e venham a se instalar aqui”, disse o presidente Wisintainer, do Sindilojas.

No importante encontro ficou acordado que o presidente Cleosmar, juntamente com as entidades, marcaria uma audiência com o prefeito Mauro Candemil, para que sustente a promulgação da lei, o que acabou acontecendo na tarde ontem.

Com o prefeito

Ontem, 8, no início da tarde, o prefeito Mauro Candemil recebeu em gabinete as lideranças empresariais da cidade, acompanhadas do presidente da Câmara, vereador Cleosmar Fernandes, ocasião em que foram discutidas ações para efetivação da redução, já que o alcaide, mesmo concordando, defende que a medida seja precedida de maiores estudos já que, segundo ele, implantada, vai provocar renúncia de receita. De qualquer forma, nada sabemos sobre o resultado da reunião de ontem à tarde, já que a nossa edição foi fechada ao meio-dia. Fechada antes de sua conclusão.

Deixe seu comentário