Aquicultura e Pesca

Volta ao mundo em mesa farta

(*Interino)

Muitas vezes, a maneira como cada país e as regiões do Brasil preparam o peixe e os frutos do mar conta mais sobre os povos do que ensaios acadêmicos. Seja na mesa da casa de amigos ou em restaurantes locais, a tradição e a criatividade assumem o forno e o fogão para conquistar pelo sabor, pelas histórias sobre o modo de preparo e pelas características da iguaria que se funde com a cultura. Descubra, a seguir, como os peixes estão presentes nas mesas do mundo e deste Brasil cheio de segredos e maravilhas.

Salmão: apreciado nos quatro cantos do mundo

O salmão é um peixe de grande porte, que integra a mesma família da truta. Seus maiores mercados consumidores são os Estados Unidos, os países da Europa em geral e o Japão. No Brasil, o consumo cresceu na última década. É encontrado tanto em mares como em rios. “Sua carne rosada é muito saborosa e uma das campeãs em ômega 3, assim como o atum, a sardinha e a truta”, diz o ginecologista Hélvio Bertolozzi Soares. O sabor delicado do salmão combina bem com molhos leves, arroz, purês e vegetais, preparado cru, assado, cozido ou defumado.

Japão é apaixonado pelo atum

Grande conhecido de cardápios brasileiros e internacionais, o atum é o peixe mais consumido no Japão, país que é o maior consumidor de peixes do mundo. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a ingestão anual por pessoa é de 60 quilos, 43 quilos acima da média mundial, que é de 17 quilos por pessoa. Embora possa ser preparado grelhado e cozido, a preferência dos japoneses é pelo atum in natura, em pratos como o sashimi e o sushi.

Escandinávia é fã do arenque desde antes de Cristo

O arenque é usado na alimentação desde o ano 3.000 a.C. É muito popular na Europa – especialmente em países escandinavos como a Noruega, Suécia e Dinamarca –, no Japão e em muitos pratos da culinária judaica. Pode ser servido cru, fermentado, em conserva ou desidratado, mas geralmente é consumido assado, acompanhado de salada ou pão preto, torradas, batatas e legumes. Na Escandinávia, é um prato típico do Natal.

Bacalhau: tradição portuguesa que vem dos nórdicos

Descoberto pelos vikings, o bacalhau é outro peixe de tradição milenar. Vive nas águas frias dos mares da Noruega, da Rússia, da Islândia, do Canadá e do Alasca. Seu principal consumidor é Portugal, que tem mais de uma centena de receitas baseadas nesse peixe, apontado como ótima fonte de cálcio e ômega 3 e que pode ser preparado ao forno, na brasa, cozido, frito ou empanado. Para não anular os efeitos positivos da gordura saudável do peixe, prefira consumi-lo assado ou cozido, “principalmente na dieta de crianças”, recomenda a pediatra Fernanda Luisa Ceragioli Oliveira.

Fonte: http://www.terra.com.br/culinaria/infograficos/peixe-e-saude/index.htm

Deixe seu comentário