Profissional em destaque

Ynnis Zin

O universo infantil sempre foi a base na trajetória profissional da lagunense Ynnis Zin. Formada em Pedagogia, atualmente atuando como conselheira tutelar em nossa cidade, a profissional passa seus dias na defesa incessante pelos direitos de crianças e adolescentes.
Focada no atendimento ao público alvo para o qual trabalha, esclarecendo dúvidas e ajudando nas necessidades, seja prestando orientações ou em uma simples conversa, Ynnis procura atuar dando sempre o seu melhor: “A esfera do Conselho Tutelar é o trabalho e a luta pela garantia dos direitos, somados a necessidade de funcionalidade das redes das diversas áreas, para que possam prestar os acolhimentos necessários”, explica.
Mãe de João, de quatro anos, a focalizada relata como é sua rotina: “Nossa missão é receber, estudar e encaminhar para a rede de atenção direta, casos de crianças e adolescentes violadas ou ameaçadas de seus direitos à integridade física, psicológica e moral e ao acesso aos serviços sociais básicos. Através de denúncia recebida, damos sequencia a um procedimento efetivo, que visa o atendimento do menor e seus responsáveis, dentro da nossa sede, fazendo os encaminhamentos quando necessários”.
Ainda que atue na área social, Ynnis garante ter muito amor pela profissão na qual é formada: “Exerci a função de professora, inclusive, à qual muito me identifico. Há cerca de um ano, soube da abertura do edital do concurso oferecido pelo nosso município, me interessei em fazer uma leitura mais detalhada do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) tendo em vista, as atribuições da função. A escolha e identificação foi imediata. Foquei no objetivo de passar na prova e nas etapas seguintes para poder exercer o papel o qual desempenho hoje”.
Quando questionada sobre o que mais lhe agrada na atividade que desenvolve, ela avalia: “Ouvir o público em geral, que com suas dúvidas e necessidades precisam de uma orientação, às vezes um simples conselho, ajudando-os desta forma com esclarecimentos e deixando-os mais seguros de suas ações”.
Nas horas de folga, é na companhia do marido e do filho que ela procura descansar e fazer planos para o futuro: “Minha meta é dar continuidade a minha vida profissional, seja na área social ou na de minha formação que é Pedagogia”, finaliza.

Deixe seu comentário