Contraponto

Solução para o Terminal Pesqueiro

Solução para o Terminal Pesqueiro

Reunião Terminal Pesqueiro

“O Governo do Estado buscará alternativas para fazer um estudo de viabilidade econômica para o Terminal Pesqueiro de nossa cidade, hoje administrado pela Codesp. A decisão foi tomada 2ª feira (22), em reunião no gabinete do vice-governador Eduardo Moreira, com Luiz Felipe Remor, da ADR, diretores da SC Parcerias e o prefeito Mauro Candemil.

Santo Antônio

Convidado para a festa de Santo Antônio, Eduardo Moreira, na trezena do dia 10, falará da sua participação na festa, nos tempos de criança.

 

Árvore de Anita

Quando todos pensavam que a conhecida “árvore de Anita”, cultivada na quilha do Seival e trazida para o Jardim Calheiros da Graça, estava morta, eis que foi descoberta uma outra, plantada em frente a Casa Paroquial, também no Jardim Calheiros da Graça. É que há mais ou menos 60 anos, o então comerciante, hoje aposentado, Geraldo Amboni solicitou ao saudoso Capivara, que cuidava do local, pegasse uma muda e fizesse o plantio em outro local, o que acabou garantindo a preservação da árvore, verdadeiro símbolo da cidade.

 

R$3,5 milhões para escola na Roseta

O secretário Acélio Casagrande, de Articulação Nacional, confirmou esta semana a liberação pelo FNDE-Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, de recursos na ordem de R$ 3,5 milhões para construção de escola com 12 salas de aulas, na Roseta. A informação surgiu durante audiência com o prefeito Candemil e com o agente regional Luiz Felipe Remor, com Acélio esclarecendo que a conquista dos recursos contou com a participação do gabinete do vice-governador Eduardo Moreira.

 

Curso de Gestão Pública

O IFSC-Instituto Federal de Santa Catarina, está com inscrições abertas em Laguna, até 11 de junho, para o curso gratuito de graduação de Gestão Pública, à distância, com as aulas começando no segundo semestre. Para se inscrever é preciso ter concluído o ensino médio (ou curso equivalente) na data da matrícula. As inscrições devem ser feitas no Sistema de Ingresso do IFSC pelo site www.ifsc.edu.br. Informações detalhadas estão nos editais disponíveis no site da entidade. Além de Laguna, única do sul do Estado, outras 12 cidades catarinense também ganharão os cursos.

 

✝Nauro Guimarães Collaço

A cidade soube, com tristeza, do falecimento no último domingo (21), na capital, aos 89 anos, do desembargador Nauro Luiz Guimarães Collaço. Ele também foi presidente da AMC-Associação dos Magistrados Catarinenses. Mesmo tendo nascido em Tubarão, considerava-se lagunense, onde viveu grande parte de sua juventude, aliás aqui fazendo o ginasial e depois, voltando como juiz, atuando por um largo período, indo depois para a capital. Era filho da lagunense Maria Conceição (Guimarães) e do tubaronense João Luiz Collaço.

 

Carteira para pescadores

Pescadores de Laguna e de toda a região, não estão conseguindo a emissão de licenças de pesca amadora e profissional, aliás, desde 2015. De qualquer forma, fala-se que em dois meses as carteiras devem voltar a ser expedidas.

 

106 anos do Stella Maris

Dos mais festejados, os 106 anos do Colégio Stella Maris continuam desenvolvendo uma intensa programação, realizando amanhã (27) a esperada festa da família, das 9h às 16h, com muitas atividades, reunindo, como sempre, a família e o Stella. Já nos dias 29,30 e 31, sempre às 16h acontecerá atividade religiosa aberta ao público para reconhecer o amor de Maria que, através do seu sim, trouxe ao mundo o Filho de Deus, para libertar o homem do pecado e ensinar lições de amor.

 

Dom Raymundo em Tubarão

Durante missa solene a ser celebrada hoje (26), na Catedral Diocesana em Tubarão, com a presença do Bispo Diocesano, Dom João Francisco Salm e padres da região, como os de Laguna, Lenoir Steiner Becker, Itamar Nunes e Carlos Henrique, o Arcebispo Emérito de Aparecida, Dom   Raymundo Damasceno Assis, (hoje dando continuidade aos trabalhos religiosos em Brasília (DF)), fará a entrega da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Além de comandar o Santuário por 12 anos, no mesmo período, ele também exerceu a presidência da CNBB, participou do conclave que elegeu o Papa Francisco, de quatro Sínodos no Vaticano e foi nomeado cardeal pelo Papa Bento XVI.

A lembrar que os fatos mais marcantes de sua atividade religiosa em Aparecida, foram as visitas de dois pontífices.

“Esses eventos ficaram marcados na minha memória, primeiro a visita do Papa Bento 16. Em um segundo momento, a visita do Papa Francisco em 2013, que veio para a Jornada Mundial da Juventude e fez questão de vir a Aparecida, para mostrar sua devoção à Santa. São momentos inesquecíveis, de grande experiência espiritual para mim”, disse Damasceno.

Deixe seu comentário