Contraponto

Acesso ao Farol

Acesso ao Farol

Estrada Farol (1) Estrada Farol (2)

O secretário de Infraestrutura Luiz Fernando Vampiro, em companhia do agente de Desenvolvimento Regional Luiz Felipe Remor e do engenheiro Jaimir Freccia, responsável pela fiscalização, na segunda-feira (3), esteve visitando as obras de pavimentação do acesso ao Farol de Santa Marta, e já anunciando a sua conclusão para o final de novembro. Serão executados, no trecho de 2,442 km, trabalhos de terraplanagem, pavimentação, drenagem, obras de arte correntes, sinalização, obras complementares e de artes especiais, serviços diversos e meio ambiente.

Acesso Norte

Em horário a ser definido ainda hoje, acompanhado de técnicos, o secretário Luiz Fernando voltará a Laguna na próxima segunda-feira, para discutir a obra do acesso norte via Barbacena, com 5kms.

 

ADRs e regiões metropolitanas ou mirando as eleições

Curioso (e nem tanto) registrar que, os mesmos deputados que “jogando para a torcida” se pronunciam a favor da extinção das antigas secretarias hoje agências regionais, não falam nada sobre as regiões metropolitanas, a maioria delas distantes apenas 50 quilômetros uma das outras. Como diz o deputado Mauro de Nadal (PMDB), “as críticas são apenas por ideologias políticas. Quem vive na prática sabe que elas representaram muito desenvolvimento. Defendemos o aprimoramento das ADRs”, concluiu. Lembrando que os deputados Dóia Guglielmi(PSDB), de Içara e Ana Paula Lima (PT), de Blumenau, apresentaram projetos para extinção das ADRs, aliás, considerados inconstitucionais.

 

UTI

Para conclusão da nossa UTI, estão faltando tão somente R$ 350 mil, reivindicados há mais de seis meses junto ao Governo do Estado, e destinados para implantação do novo sistema elétrico do Hospital de Caridade, com a casa de força já estando pronta. Lembrando que em Ibirama, os 10 leitos da UTI do Hospital Waldomiro Colautti estão prontos, a espera do credenciamento no SUS. Enquanto isso o governo do Estado deve bancar os R$ 800 mil mensais necessários para mantê-la. Por justiça, registre-se que o governador Raimundo Colombo e o vice, Eduardo Moreira, têm contribuído e muito, com o nosso Hospital. Mas certamente, não se furtarão em mais essa ação.

 

Biometria em Laguna

Desde 2ª feira (3), a exemplo das demais cidades catarinenses, também em Laguna está sendo feito o cadastro biométrico dos eleitores, já servindo para o futuro registro do documento único de identificação civil, que reunirá RG, CPF e carteira de motorista e deve começar a ser emitido em 2021. Para fazer a biometria, é necessário que o eleitor leve documento de identificação com foto, comprovante de residência recente e comprovante de alistamento militar – para os homens maiores de 18 anos e que vão fazer o primeiro título. Para facilitar o atendimento, o TRE recomenda que o eleitor agende um horário pelo site do tribunal (www.tre-sc.jus.br). De qualquer forma o agendamento é opcional. A biometria é um método tecnológico que permite reconhecer, verificar e identificar uma pessoa por meio de suas impressões digitais, que são únicas. Na Justiça Eleitoral, o cadastro biométrico é utilizado para tornar as eleições mais seguras e prevenir fraudes.

Revisão em Pescaria Brava

Outra informação do setor, é que todos os eleitores de Pescaria Brava devem promover a revisão, aproveitando para a biometria, igualmente, comparecendo ao Cartório Eleitoral da 20ª Zona, junto ao Centro Executivo Milenium, ali ao lado da Lavolks.

 

Joelson da Silva

Com pesar, registramos o falecimento na última sexta-feira(30), em nossa capital, onde residia, de Joelson da Silva, 69 anos. Funcionário aposentado do Banco do Brasil, trabalhou nas agências de Rio do Sul, Laguna e do bairro Trindade, em Florianópolis. Além da esposa, deixou os filhos Stvinson, Peterson, Elzi, Denise e Joana e os netos Mariah, Maria Júlia, Augusto, Valentina e Helena. Filho do saudoso Ramildo, um dos primeiros veranistas da praia do Mar Grosso, deixou também a mãe, dona Clarice, hoje com 100 anos e os irmãos Renato, Roberto, Vanderlei, Valma e Doralice. A lembrar que, como craque da bola, atuou em times amadores de nossa cidade, como o da TEP. Brincalhão, nas festas da AABB costumava   dizer que seu nome artístico era “nosleoj avlis”. Grande figura e amigo, vai deixar saudade.

Deixe seu comentário