Saúde

Catarata

O termo catarata é utilizado para descrever a perda de transparência do cristalino, que é uma lente natural e transparente que todos nós temos dentro dos olhos, desde a nossa formação durante a gestação.
As cataratas têm classificação de acordo com a sua origem e estágio de desenvolvimento. Elas podem estar presentes ao nascer, sendo chamadas de cataratas congênitas. As cataratas congênitas quando são discretas e não impedem a passagem da luz, por exemplo nas cataratas polar anterior e posterior, muitas vezes não necessitam tratamento. Já as cataratas que deixam a “menina dos olhos” ou pupilas visivelmente branquinhas, necessitam tratamento cirúrgico o mais precocemente possível, para que o resultado visual seja o melhor possível, uma vez que o impedimento da passagem de luz produz uma baixa importante e irreversível na visão.
Outras classificações são a catarata senil do idoso, a catarata metabólica que ocorre em algumas enfermidades como o diabetes mellitus, a galactosemia e outras. Existem ainda as cataratas secundárias a traumatismos oculares, cataratas tóxicas pelo uso indiscriminado de alguns medicamentos como a cortisona em comprimidos ou injetáveis ou administrado sob a forma de colírios, alguns anti-inflamatórios usados nos casos de artroses, colírios mióticos e diversos outros fármacos.
O tratamento da catarata é decidido de acordo com cada indivíduo e está diretamente relacionado com a qualidade de vida de cada indivíduo. Se o portador da catarata tiver as suas funções pessoais, quer sejam profissionais quer sejam no desempenho de funções, como por exemplo, na visão mínima para dirigir automóveis ou outros veículos automotores, prejudicadas pela catarata, o tratamento é cirúrgico, onde a catarata é removida e substituída por uma lente intraocular. Pessoas idosas que, apesar da catarata ainda desempenham as suas atividades do dia a dia sem dificuldades ou limitações, nem sempre requerem o tratamento cirúrgico, uma vez que muitas vezes a evolução é lenta e nem sempre levam à cegueira. O importante lembrar que, quando a catarata leva à perda total da visão, se não houver outras doenças associadas como o glaucoma, as retinopatias diabéticas severas ou o descolamento total da retina, a visão pode ser recuperada com a cirurgia.
Em resumo, as indicações cirúrgicas estão indicadas de acordo com a necessidade individual de cada pessoa, visando o restabelecimento da qualidade de vida daquela pessoa. Nem todas as cataratas necessitam de tratamento cirúrgico, apenas aquelas que impeçam a pessoa de ter a sua qualidade de vida prejudicada. Com a evolução dos equipamentos oftalmológicos os resultados cirúrgicos estão cada vez mais seguros e confiáveis, possibilitando a recuperação da visão muitas vezes sem a necessidade do uso de óculos para melhorar a visão para longe e perto, com o implante de lentes intraoculares denominadas premium, especialmente desenvolvidas para este fim.
*Dr. Vladimir Castilha – Oftalmologista

Deixe seu comentário