Contraponto

Edições especiais

Edições especiais

Como os nossos leitores devem ter observado, na semana passada o JL circulou com edição especial, nas datas de 24 e 25 de dezembro, o que está sendo repetido hoje, com datas de 31 de dezembro de 2020 e 1º de janeiro de 2021. Voltaremos a circulação habitual das sextas-feiras, no próximo dia 8.

 

Valores da balsa

Aos visitantes que reclamam dos valores cobrados na balsa, entre o Magalhães e a Ilha, é bom que saibam que ali não existe qualquer subsídio, logo o empresário investe e precisa ganhar, sim senhor! A saber ainda que essa gente que vem pra cá, precisa e deve pagar todos os serviços prestados com qualidade, como os da balsa. Quando se vai lá fora, paga-se até para pensar. Logo…

 

UTI: O melhor de 2020

Diante do ano insano que foi 2020, ainda assim, tem como se tirar algo bom e positivo, qual seja a tão sonhada UTI do nosso Hospital de Caridade.

 

Felipe Estevão e a ação de Natal

Como já faz mais de cinco anos, o agora deputado estadual Felipe Estevão, aproveitou a sexta-feira, 25, em que se celebrou o Natal, para distribuir presentes/brinquedos para crianças carentes nas mais diversas localidades lagunenses.

 

Ainda os cães….

Está dando o que falar, o problema de cães soltos em ruas e especialmente na praia do Mar Grosso, com um deles chegando a morder um banhista, conforme registro nas edições passadas.

Aberto a todas as opiniões, hoje registramos texto enviado pela professora aposentada Maristela Villa de Moraes:” Boa tarde Márcio. Tomo a liberdade  de entrar em contato contigo ou mais precisamente com o veículo de informação Jornal de Laguna. Tendo por várias vezes visto em teu jornal os comentários de pessoas que se dizem cidadãos ou turistas de nossa cidade à respeito dos cães de rua de nosso município, hoje véspera de Natal resolvi fazer um relato do que penso e do que faço como voluntária da Solpra ou mais precisamente da causa  animal. Sou professora aposentada e desde então faço uma cruzada voluntária em defesa da vida, quer seja no Asilo Santa Isabel, Casa de Recuperação de dependência química, ou na confecção de enxovais de bebês para mães  em situação de risco e finalmente, minha última paixão,a vida dos animais de rua, que ali estão sem ser por sua opção.

O descaso do poder público é histórico há mais de 14 anos que nada foi feito de forma eficaz para solucionar o problema. Nesta última gestão foi criada uma gerência de bem estar animal e destinado orçamento para algumas ações. Cavalos foram escolhidos, castrações de cães e gatos foram realizadas, não no volume necessário. Reconhecemos que o  meu trabalho de formiguinha é limitado mas tenho encaminhado anualmente quase uma centena de cães e gatos para adoção e castração. Tudo às minhas custas e com ajuda de alguns voluntários  mas, sou obrigada a reconhecer que é  pouco diante da demanda.

Em tempo gostaria de lembrar que no final da temporada de verão, este número de animais aumenta barbaramente e não quero crer mas parece que alguns turistas trazem seus animais e no retorno a suas cidades  esquecem eles por aqui. Somos poucas mas munidas de um amor tão grande, conseguimos suprir em muitos casos as necessidades básicas destes animais. Comida, água, vacinas, castrações e encaminhamento para adoção.  Somos e precisamos de muitos mais engajados na causa animal. E não precisa ser muito letrado para perceber que estas criaturas,  criadas por  Deus, estão cada vez mais sendo protegidas por lei e que sua contribuição terapêutica reconhecida mundialmente. O cão quando ataca  é porque se sente ameaçado. Falem com os cães. São extremamente inteligentes e entendem tudo, exatamente tudo que dizemos para eles. Animal não é brinquedo, sente fome,sede, medo de maus tratos e abandono. Eu converso com eles e te asseguro, cães de rua são de uma raça indiscutivelmente capaz de nos entender e até decifrar nossas intenções, boas ou más.

Talvez  pudéssemos ser parceiros, através do teu e nosso jornal, de uma grande campanha de adoção e uma postura educativa contra o abandono de animais. Bom Natal e que o que ano que vai iniciar seja de muita luz.

Pra todos nós”, conclui.

Da redação: o JL está aberto para apoiar campanhas do gênero, mas também defende que os animais precisam e devem ser recolhidos.

Deixe seu comentário